Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20803
Tipo do documento: Tese
Título: Naturezas e culturas em (con)textos Xakriabá (MG): um estudo com educadores indígenas
Título(s) alternativo(s): Natures and Cultures in Xakriabá (MG) (con)texts: a study with indigenous educators
Autor: Loureiro, Adriana Maria 
Primeiro orientador: Branquinho, Fátima Teresa Braga
Primeiro membro da banca: Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de
Segundo membro da banca: Fernandez, Viviane
Terceiro membro da banca: Macedo, Joana Silva
Quarto membro da banca: Moraes, Edilaine Albertino de
Resumo: Os saberes indígenas e a Ciência são convergentes ou contraditórios? O questionamento sobre a possibilidade de que a ciência e os saberes tradicionais fertilizem um ao outro mobilizam meus estudos nesta tese, assim como a tentativa de superação da dicotomia ser humano/natureza, sujeito/objeto, ciência/saberes tradicionais. Para responder à pergunta inicial, este trabalho poderia dialogar com a decolonialidade, que trata diretamente de temas ligados à imposição hierárquica de saberes, mas houve a opção pela Teoria Ator-rede como referencial teórico-metodológico, pela possibilidade de buscar a superação das dualidades já apresentadas. Ao dialogar com os estudos da Antropologia das Ciências e das Técnicas e, a partir do entendimento de que há outras formas de produzir conhecimento, este estudo tem por objetivo descrever o que o povo Xakriabá, do Norte de Minas Gerais, pensa de si a partir das associações entre humanos e não-humanos reveladas por estudantes dessa etnia em trabalhos de conclusão de curso de graduação. A Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) é uma licenciatura oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais a estudantes de diferentes etnias. Com muitos temas que mergulham na questão ambiental, os TCC’s dos cursistas Xakriabá revelam pesquisas que produzem conhecimento tanto sobre os Xakriabá quanto sobre a nossa sociedade científica e técnica. É possível perceber, então, uma indissociabilidade entre o “social” e as “técnicas”. Na busca pela percepção de que conceitos formulados a partir de percursos diferentes dialogam entre si, construindo contextos de forma pouco linear, há o entendimento de que a superação da hierarquia entre os saberes é um outro caminho para construir conhecimento de uma forma diferente da proposta pela ciência moderna. Ancorada, principalmente, em Bruno Latour, esta tese está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, a opção pela Teoria ator-rede é descrita, assim como é justificado o porquê de se estudar comunidades tradicionais à luz desse referencial teórico-metodológico; o segundo propõe uma incursão no tema da educação escolar indígena, principalmente, no estado de Minas Gerais; o terceiro capítulo, ao tratar sobre a formação de professores indígenas, passa pelo processo da expansão universitária até chegar à FIEI; o quarto capítulo busca o diálogo entre saberes tradicionais e conhecimento científico na universidade e na realidade Xakriabá, relatando meus primeiros contatos com seus textos; e o último capítulo traz a rede sociotécnica apresentada por esses trabalhos, dentro da lógica de naturezas e culturas indissociadas. Por fim, com a opção intencional de não formular uma conclusão, deixo uma carta aos autores dos TCC’s. O relato escrito a partir deste estudo revela que a produção de conhecimento dos povos indígenas na universidade, sendo resistência, pode nos dar pistas sobre como escapar da crise que é, ao mesmo tempo, ambiental e epistemológica
Abstract: Are indigenous knowledge and science convergent or contradictory? The questioning about the possibility that science and traditional knowledge fertilize each other mobilize my studies in this thesis, as well as the attempt to overcome the dichotomy human being/nature, subject/object, science/traditional knowledge. In order to answer the initial question, this work could dialogue with decoloniality, which deals directly with issues related to the hierarchical imposition of knowledge, but there was the option for the Actor-network theory as a theoretical-methodological framework, due to the possibility of seeking to overcome dualities already presented. By dialoguing with the studies of Anthropology of Sciences and Techniques and, based on the understanding that there are other ways of producing knowledge, this study aims to describe what the Xakriabá people, from the North of Minas Gerais, think of themselves from the perspective of the associations between humans and non-humans revealed by students of this ethnic group in graduation course conclusion works. The Intercultural Formation for Indigenous Educators (IFIE) is a degree offered by the Federal University of Minas Gerais to students from different ethnicities. With many themes that delve into the environmental issue, the graduation course conclusion works of the Xakriabá participants reveal researches that produce knowledge both about the Xakriabá and about our scientific and technical society. It is possible to see, then, an inseparability between the “social” and the “technical”. In the search for the perception that concepts formulated from different paths dialogue among each other, building contexts in a non-linear way, there is the understanding that overcoming the hierarchy between knowledges is another way to build knowledge in a different way than the one proposed by modern science. Mainly anchored in Bruno Latour, this thesis is organized into five chapters. In the first chapter, the option for the actor-network theory is described, as well as the reason for studying traditional communities based on this theoretical-methodological framework; the second chapter proposes an incursion into the theme of indigenous school education, mainly in the state of Minas Gerais; the third chapter, dealing with the formation of indigenous teachers, goes through the process of university expansion until reaching the IFIE; the fourth chapter seeks the dialogue between traditional and scientific knowledge in the university and in the reality of Xakriabá, reporting my first contacts with their texts; and the last chapter brings the socio-technical network presented by these works, within the logic of inseparable natures and cultures. Finally, with the intentional option of not formulating a conclusion, I leave a letter to the authors of the TCC's. The report written from all this study reveals that the knowledge production of indigenous people at the university, being resistance, can give us clues on how to escape the environmental and epistemological crisis.
Palavras-chave: Xakriabá people
Actor-network theory
Educação indígena - Minas Gerais
Educação ambiental
Teoria ator-rede
Povo Xakriabá
Rede sociotécnica
Sociotechnical network
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Multidisciplinar
Programa: Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente
Citação: LOUREIRO, Adriana Maria. Naturezas e culturas em (con)textos Xakriabá (MG): um estudo com educadores indígenas. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20803
Data de defesa: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Adriana Maria Loureiro - 2021 - Completa.pdf2,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.