Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20811
Tipo do documento: Dissertação
Título: Elaboração e avaliação de um jogo didático como proposta de ensino sobre as infecções sexualmente transmissíveis
Título(s) alternativo(s): Development and evaluation of a didactic game as a teaching proposal on sexually transmitted infections
Autor: Silva, Brunno Côrtes da 
Primeiro orientador: Silva, Flavia Venancio
Primeiro membro da banca: Machado, Lúcio Paulo Amaral Crivano
Segundo membro da banca: Fernandes, José Artur Barroso
Resumo: Ensinar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Ensino Médio é um grande desafio, não apenas para professores, em produzir recursos que propicia nos alunos, uma reflexão dos próprios riscos e a adesão de práticas mais seguras, como, para os alunos que segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2015 pelo IBGE, esses adoslescente são também atingidos pelas ISTs e precisam receber informações que possibilitem boas reflexões sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo investigativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com os alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornelas, localizado em São Gonçalo, RJ. A metodologia de pesquisa seguiu a seguinte sequência: 1) Levantamento das concepções prévias dos alunos sobre as ISTs através de Atividade de Livre Associação e de Roda de Conversa; 2) Elaboração do “Jogo das ISTs”; 3) Teste do jogo com os mestrandos do PROFBIO/UERJ através de um questionário; 4) Aplicação do Jogo com os estudantes em sala de aula; 5) Avaliação do jogo pelos estudantes através de um questionário e 6) Avaliação da aprendizagem dos alunos sobre as ISTs através de Atividade de Livre Associação. Posteriormente, foi feita a análise de conteúdo temática. A análise qualitativa foi articulada com a tabulação dos dados em tabelas e gráficos para a apresentação dos resultados. A interpretação dos resultados foi feita para validar o significado dos dados coletados. A Atividade de Livre Associação (ALA) e da Roda de Conversa revelaram conceitos equivocados e dúvidas dos estudantes sobre as ISTs. Essas atividades demostraram que os participantes tinham pouca informação sobre ISTs e necessitavam de esclarecimentos sobre a temática. O jogo das ISTs foi bem avaliado pelos mestrandos do PROFBIO/UERJ e pelos estudantes do Ensino Médio. Os resultados alcançados com a Atividade de Livre Associação após o jogo revelaram progresso no conhecimento dos discentes sobre as ISTs e prevenção. Concluímos que o Jogo das ISTs constitui-se numa ferramenta pedagógica eficiente para ser utilizada por professores de Biologia nas escolas, auxiliando-os na promoção da Educação Sexual entre os jovens.
Abstract: Teaching sexually transmitted infections (STIs) in high school is a major challenge, not only for teachers, in producing resources that provide students with a reflection of their own risks and adherence to safer practices, but also for students who, according to the latest National Survey of School children's Health (PeNSE) carried out in 2015 by IBGE, these adolescents are also affected by the STIs and need to receive information that enables good reflections on the topic. The objective of this work was to develop an investigative game about the Sexually Transmitted Infections with the high school students at Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornelas, located in São Gonçalo, RJ. The research methodology followed the next sequence: 1) Survey of students' previous conceptions about STIs through Free Association Activity and Conversation Circle; 2) Elaboration of the “Game of STIs”; 3) Evaluation of the game by the Master's students of PROFBIO/UERJ through a questionnaire; 4) Application of the game with students in the classroom; 5) Evaluation of the game by students using a questionnaire and 6) Evaluation of students' learning about STIs through Free Association Activity. Subsequently, thematic content analysis of the data was carried out according to BARDIN (2009). The qualitative analysis was articulated with the tabulation of the data in tables and graphs for the presentation of the results. The results were interpreted to validate the meaning of the data collected. The Free Association Activity and the Conversation Circle revealed misconceptions and students' doubts about STIs. These activities demonstrated that the participants had little information about STIs and needed clarification on the theme. The game of ISTs was well evaluated by the Master's students of PROFBIO/UERJ and by high school students. The results achieved with the Free Association Activity after the game revealed progress in the students' knowledge about STIs and prevention. We conclude that the Game of STIs is an efficient pedagogical tool to be used by teachers of Biology in schools, assisting them in the promotion of Sexual Education among young people.
Palavras-chave: Biology
Teaching
Prevention
Infections
Investigative Games
Ensino
Biologia
Prevenção
Infecções
Jogos Investigativos
Doenças sexualmente transmissíveis
Métodos de ensino
Jogos educativos
Adolescentes
Comportamento sexual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SILVA, Brunno Côrtes. Elaboração e avaliação de um jogo didático como proposta de ensino sobre as infecções sexualmente transmissíveis. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20811
Data de defesa: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Brunno Côrtes da Silva - 2020 - Completa.pdf2,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.