Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20813
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados
Título(s) alternativo(s): The use of QR Code techonology and other digital resources in the construction of knowledge invertebrate studie
Autor: Soibelman, Renée 
Primeiro orientador: Rocha-Barbosa, Oscar
Primeiro membro da banca: Martinelli-Lemos, Jussara Moretto
Segundo membro da banca: Oliveira, Letícia Loss de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a produção de uma sequência didática com a utilização da tecnologia do QR Code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. A sequência didática, disponibilizada em uma página da Web, levará o discente a atividades de pesquisa, reflexão e formulação de conceitos de forma a proporcionar um enfoque investigativo no estudo deste grupo zoológico. A ideia dessa dissertação surgiu da necessidade de se produzir um recurso didático para facilitar a introdução do conteúdo de estudos dos invertebrados utilizando como estratégia as tecnologias da informação e comunicação (TICs), tão presentes no cotidiano dos alunos. O professor através da sequência didática irá conduzir os alunos a atividades e pesquisas, que serão apresentadas por meio do QR Code e links do site, tendo como objetivo promover nos discentes, as competências de leitura, construções de textos, motivação para o estudo na aprendizagem de zoologia dos invertebrados, além da capacitação para construção e o uso dos códigos QR. O telefone celular sendo utilizado como recurso didático será um diferencial para os alunos já que é presença constante no seu cotidiano e se tornou principal porta de entrada para o mundo digital para a maioria das pessoas. A página da Web com a sequência didática foi construída pelo Google Sites e contém várias atividades objetivando a participação ativa dos alunos. Para a utilização do QR Code será necessário baixar no celular do professor e dos alunos o aplicativo correspondente. Para elaboração do QR Code foi utilizada a página da Web na versão gratuita para geração de códigos de barras 2D. Essa sequência didática também está disponibilizada em pôsteres com os códigos QR, podendo acessada a qualquer momento. A validação do material didático foi realizada com amostra intencional com professores do Ensino Médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, que estão cursando o mestrado profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO. Após a apresentação do produto educacional desenvolvido, houve o preenchimento de um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. A pesquisa foi qualitativa e a análise dos resultados seguiu o discurso do sujeito coletivo. A expectativa é contribuir para o Ensino de Biologia, colocando os alunos como agentes ativos da construção do conhecimento, resultando em uma aprendizagem significativa.
Abstract: The objective of this dissertation is to produce the web page with QR code technology and other digital resources, in the construction of knowledge in invertebrate studies. This page containing a didactic sequence will be available on a web page with various activities, providing an investigative approach. The idea of this dissertation arose from the need to doactic resource that could provide time to insert the topic invertebrates of the discipline of biology and that uses resources of the technologies of the information and communication (TICs). The teacher through the didactic sequence, will take the students of the activities and research, which will be presented through the QR Code and links of the site, aiming to promote in students, reading skills, text construction, motivation to study in invertebrate zoology, as well as training for building and using QR codes. The smartphone will also be used because it is already a constant presence in the students' daily lives and has become the main gateway to the digital world for most people. The site was built on Google and will allow students and teachers to didatic sequence with various activities seeking the active participation of students. For the QR Code application you will need to download the corresponding application on the teacher's cell phone and the students. To elaborate the QR Code was used the web page in the free version for generation of 2D bar codes. This didactic sequence is available on banners with QR codes, and can be placed in for access at any time. The validation of the didactic material will be done with an intentional sample with professors of the High School of public schools of the State of Rio de Janeiro, who are studying the professional master's degree in biology teaching. After the presentation of the developed product, there will be a questionnaire, containing open and closed questions. The research will be qualitative and the analysis of the results will follow the discourse of the collective subject. The expectation is to contribute to the teaching of biology, placing students as active agents of knowledge construction, resulting in meaningful learning.
Palavras-chave: Digital resources in teaching
Knowledge construction
Zoology
Smartphone
Media in education
Recursos digitais no ensino
Construção do conhecimento
Ensino de Zoologia
Telefone celular
Mídias em educação
Tecnologia educacional
Biologia
Métodos de ensino
Zoologia
Conhecimento e aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SOIBELMAN, Renée. O uso da tecnologia do QR code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20813
Data de defesa: 27-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Renée Soibelman - 2020 - Completa.pdf6,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.