Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sinergia entre espaços formativos: enlace entre Educação Popular e Escola Pública no horizonte do inédito viável Freireano
Título(s) alternativo(s): Sinergia entre espacios de formación: vínculo entre Educación Popular y Escuela Público en el horizonte de lo inédito Freireano viable
Autor: Souza, Francisco Overlande Manço de 
Primeiro orientador: Gonzalez, Wania Regina Coutinho
Primeiro coorientador: Rego, Noelia Rodrigues Pereira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Baroni, Patricia Raquel
Terceiro membro da banca: Silva, Humberto Salustriano da
Resumo: A Educação Popular (EP) é uma concepção pedagógica que dialoga com as diversas lutas históricas dos grupos que têm as suas existências negadas, nos diferentes tempos e espaços. O protagonismo dos sujeitos desses grupos evidenciam experiências e narrativas que atualizam a relação político-epistemológica da EP com o mundo da vida. Dentro desse panorama, o objetivo deste estudo consiste em investigar quais os limites e possibilidades da Educação Popular na Escola pública a partir/com das/as experiências de educadores com dupla inserção, nesses espaços formativos. O enlace entre esses espaços formativos está contextualizado na “defesa” de uma dimensão ampliada de educação que valorize as contribuições da intencionalidade política crítica-transformadora presentes nesses espaços, enquanto projeto de educação, concepção de mundo e sociedade. A categoria freireana do inédito viável é ferramenta de interpretação das vivências cotidianas dos educadores. Marco Raúl Mejía contribui na construção teórica com a EP de base latinoamericana. José Carlos Libâneo e Maria da Glória Gohn auxiliam nas discussões sobre educação formal e não formal. O percurso metodológico é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se com base na pesquisa narrativa que contemplou as experiências de educadores com atuação na Educação Popular e Escola Pública no Estado do Rio de Janeiro. As narrativas foram verbalizadas em conversas “individuais” nos meses de fevereiro e março de 2023. Buscou-se dar relevo às experiências e vivências narradas pelos educadores, mirando os inéditos viáveis em seus cotidianos escolares com base em sua ação-reflexão político-pedagógica que é forma de produção de múltiplas epistemologias. Destaca-se como principal achado da pesquisa a produção político-epistemológica realizada pelos participantes da investigação, mediante reflexão crítica sobre a sua práxis produtora de saberes e conhecimentos. Diante dos resultados apresentados, a investigação aponta que o enlace entre Educação Popular e Escola Pública acontece, somente, mediante o protagonismo individual dos educadores com dupla inserção que produzem inéditos viáveis embasados numa educação crítica-transformadora para fazer Educação Popular na Escola Pública.
Abstract: La Educación Popular (PE) es un concepto pedagógico que dialoga con las diferentes luchas históricas de grupos a los que se les niega la existencia, en diferentes tiempos y espacios. El protagonismo de los sujetos de estos grupos resalta experiencias y narrativas que actualizan la relación político-epistemológica de la EP con el mundo de la vida. Dentro de este panorama, el objetivo de este estudio es investigar los límites y posibilidades de la Educación Popular en las escuelas públicas a partir de las experiencias de educadores con doble inserción en estos espacios de formación. El vínculo entre estos espacios de formación se contextualiza en la “defensa” de una dimensión ampliada de la educación que valore los aportes de la intencionalidad política crítico-transformadora presentes en estos espacios, como proyecto educativo, concepción del mundo y de sociedad. La categoría freireana de novela viable es una herramienta para interpretar las experiencias cotidianas de los educadores. Marco Raúl Mejía contribuye a la construcción teórica con el EP con base latinoamericana. José Carlos Libâneo y Maria da Glória Gohn ayudan en debates sobre educación formal y no formal. El enfoque metodológico tiene un enfoque cualitativo y se desarrolló a partir de una investigación narrativa que incluyó las experiencias de educadores que actúan en la Educación Popular y Escuelas Públicas del Estado de Río de Janeiro. Las narrativas fueron verbalizadas en conversaciones “individuales” en los meses de febrero y marzo de 2023. Se intentó resaltar las experiencias narradas por los educadores, centrándose en innovaciones viables en su cotidiano escolar a partir de su acción-reflexión político-pedagógica que es una forma de producir epistemologías múltiples. El principal hallazgo de la investigación se destaca como la producción político-epistemológica realizada por los participantes de la investigación, a través de la reflexión crítica sobre su praxis productora de conocimiento y conocimiento. Ante los resultados presentados, la investigación señala que el vínculo entre Educación Popular y Escuelas Públicas sólo pasa por el protagonismo individual de educadores con doble inserción que produzcan innovaciones viables basadas en una educación crítico-transformadora para llevar a cabo la Educación Popular en las Escuelas Públicas.
Palavras-chave: Edycación popular
Escuela pública
Sinergia
Espacios de formación
Viabilidad sin precedents
Pedagogia critico-transformativa
Educação popular
Escola pública
Sinergia
Espaços formativos.
Inédito viável
Pedagogia crítica-transformadora
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: Souza, Francisco Overlande Manço de. Sinergia entre espaços formativos: enlace entre Educação Popular e Escola Pública no horizonte do inédito viável Freireano. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20828
Data de defesa: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Francisco Overlande - 2023 - Completa.pdf1,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.