Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20829
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ciberativismo e Processos Decoloniais Articulados pelas Youtubers Negras: contribuições para uma formação universitária antirracista
Título(s) alternativo(s): Black cyberactivism and decolonial training processes articulated by black youtubers: contributions to a feminist and anti-racist education
Autor: Machado, Lais Carvalho da Silva 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Segundo membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Terceiro membro da banca: Campos, Cristiane Cardoso
Quarto membro da banca: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Resumo: partir da atuação de mulheres negras no âmbito dos movimentos sociais, o feminismo negro, no Brasil, vem sofrendo grandes transformações, alcançando, na atualidade, novas formas de resistência e de mobilização, nas redes sociais. Nessa perspectiva, objetivamos, neste estudo, compreender como os discursos articulados pelas ativistas brasileiras negras, nos canais de vídeos YouTube, podem favorecer uma formação universitária antirracista, ao darem visibilidade e protagonismo às mulheres negras, com vistas a ressignificar suas próprias experiências e criar novos conhecimentos. Ancoradas nas contribuições de ativistas negras como Conceição Evaristo, bell hooks, Angela Davis, Djamila Ribeiro, Kilomba Grada, Gabi Oliveira, Xan Ravelli e Ana Paula Xongani, entre outras, e com base no paradigma da complexidade, dialogamos com a etnografia digital, que legitima a experiência e o acontecimento como elementos estruturantes desse processo (Macedo, 2016), optando por bricolar a ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2014; 2019), aos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2020) e à pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008; Andrade, Caldas e Alves, 2019; Certeau, 2013). Desse modo, a pesquisa foi realizada tanto nas plataformas digitais quanto na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais e Educação – turma PPP II/2022, do curso de Pedagogia da UERJ, Campus Maracanã. Para seu desenvolvimento, utilizamos dispositivos diversos (Ardoino, 1998; Santos, E. 2020), como: o Google Forms, o Diário de campo, o WhatsApp, a roda de conversa e os canais do YouTube, que também assumimos como campo de estudo. Ao longo do processo de investigação, vimos que descolonizar o pensamento, (re) conhecendo as trajetórias e lutas de ativistas negras, implica conflito e negociações, mas também produz novas formas de ‘fazersaber’ e estar no mundo. Desse modo, ao produzirem conhecimentos críticos e emancipatórios sobre as questões raciais no Brasil essas ciberativistas negras têm contribuído para uma educação universitária antirracista, desconstruindo estereótipos raciais, trazendo novas perspectivas e experiências, antes invisibilizadas, desenvolvendo reflexão e crítica, e oferecendo suporte emocional e intelectual, por meio de redes de apoio.
Abstract: From the participation of black women in the realm of social movements, black feminism in Brazil has undergone significant transformations, currently achieving new forms of resistance and mobilization through social media. In this perspective, the objective of this study is to understand how the discourses articulated by Brazilian black activists on YouTube video channels can promote an anti-racist university education by giving visibility and protagonism to black women, aiming to redefine their own experiences and create new knowledge. Anchored in the contributions of black activists such as Conceição Evaristo, bell hooks, Angela Davis, Djamila Ribeiro, Kilomba Grada, Gabi Oliveira, Xan Ravelli, and Ana Paula Xongani, among others, and based on the complexity paradigm, we engage with digital ethnography, which legitimizes experience and events as structuring elements of this process (Macedo, 2016). We choose to engage in cyber-research formation (Santos, E., 2014; 2019) with the principles of multireferentiality (Ardoino, 1998; Macedo, 2020) and research with everyday life (Alves, 2008; Andrade, Caldas, and Alves, 2019; Certeau, 2013). Thus, the research was conducted both on digital platforms and in the discipline "Research and Pedagogical Practice in Social Sciences and Education - PPP II/2022 class," in the Pedagogy program at UERJ, Maracanã Campus. For its development, we used various tools (Ardoino, 1998; Santos, E., 2020), such as Google Forms, field diaries, WhatsApp, roundtable discussions, and YouTube channels, which we also consider as a field of study. Throughout the investigative process, we found that decolonizing thought, (re)acknowledging the trajectories and struggles of black activists, involves conflict and negotiation, but also produces new ways of 'knowing-doing' and existing in the world. By producing critical and emancipatory knowledge about racial issues in Brazil, these black cyber-activists have contributed to an anti-racist university education, deconstructing racial stereotypes, bringing forth new perspectives and previously invisible experiences, fostering reflection and critique, and offering emotional and intellectual support through support networks.
Palavras-chave: Black cyber-activism
cyber-research and formation
black youtubers
daily life
multireferentiality
Ciberativismo negro
Ciberpesquisa-formação
youtubers negras
Cotidianos,
multirreferencialidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: Machado, Lais Carvalho da Silva. Ciberativismo e Processos Decoloniais Articulados pelas Youtubers Negras: contribuições para uma formação universitária antirracista. 2023.144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20829
Data de defesa: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lais Carvalho da Silva Machado - 2023 - Completa.pdf4,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.