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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória dos encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar: políticas públicas e práticas pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Trajectory of the National Meetings on Hospital and Home School Assistance: public policies and pedagogical practices
Autor: Cerqueira, Sandra Santos 
Primeiro orientador: Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Muthambe, Adilson Valdano
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como estava sendo realizado o atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar no Brasil, direcionado a alunos impedidos de frequentar a escola regular, em decorrência de internação por motivos de tratamento de saúde. O atendimento educacional hospitalar e domiciliar assegura o acesso à educação para pessoas que enfrentam problemas de saúde,considerando a educação como um direito humano, fundamental e inalienável de todo cidadão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, incluindo uma revisão sistemática,para investigar na literatura, assuntos, conceitos e definições em relação à temática do estudo. Além disso, foram consultados documentos que defendem o direito à educação da criança hospitalizada,como leis, decretos, teses, dissertações, artigos que abordam a oferta do atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar no Brasil, por meio das bases de dados do Google Acadêmico, do Banco de Teses e Dissertações da Capes e Periódico da Capes, bem como os anais e documentos relativos aos onze encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar realizados no Brasil no período entre 2000 a 2021,que possibilitaram a reunião de valiosas e recentes informações sobre o contexto, eficácia e desafios desse campo, contribuindo para o seu avanço e o aprimoramento de suas práticas. A pesquisa analisou o percurso histórico dos encontros nacionais específicos sobre o tema e utilizou a metodologia metapesquisa, que se caracteriza por ser uma pesquisa baseada em evidências que analisa e sintetiza os resultados de estudos já realizados, sendo seu próprio objeto de estudo. Em conclusão,a pesquisa revelou que o atendimento educacional hospitalar e domiciliar é uma modalidade de ensino crucial para indivíduos afetados por problemas de saúde, porém é pouco explorada e desconhecida por muitos no Brasil. Esse modelo educacional é diversificado e disperso, sendo realizado por diferentes entidades, como órgãos municipais, estaduais, filantrópicos e projetos universitários. O poder transformador da educação e o cuidado humano são destacados por meio de várias iniciativas que vão além da sala de aula tradicional. No entanto, a diversidade de vínculos pode ser prejudicial para os alunos, que precisam de capacitação e atenção profissional de qualidade de forma a assegurar uma educação integral, igualitária, inclusiva e resiliente, considerando a saúde dos alunos.A análise das políticas públicas relevantes na área considerou as etapas sequenciais e as interações entre os atores e instituições, permitindo compreender e avaliar o processo de formulação e implementação dessas políticas. Contudo, é essencial estabelecer diretrizes e políticas abrangentes e integradas para promover o desenvolvimento dos serviços de atendimento educacional hospitalar e domiciliar, buscando aumentar o reconhecimento de sua importância pela sociedade e autoridades governamentais.
Abstract: The present study aimed to understand how educational care was being carried out in the hospital and home environment in Brazil, aimed at students prevented from attending regular school, due to hospitalization for reasons of health treatment. The hospital and home educational service ensures access to education for people who face health problems, considering education as a human, fundamental and inalienable right of every citizen. A bibliographical research was carried out, including a systematic review, to investigate in the literature, subjects, concepts and definitions in relation to the theme of the study. In addition, documents were consulted that defend the right to education of hospitalized children, such as laws, decrees, theses, dissertations, articles that address the provision of educational care in hospitals and homes in Brazil, through Google Scholar databases. , from the Bank of Theses and Dissertations of Capes and Periódico da Capes, as well as the annals and documents related to the eleven national meetings of hospital and home school attendance held in Brazil in the period between 2000 and 2021, which made it possible to gather valuable and recent information on the context, effectiveness and challenges of this field, contributing to its advancement and the improvement of its practices. The research analyzed the historical course of specific national meetings on the subject and used the meta-research methodology, which is characterized by being an evidence-based research that analyzes and summarizes the results of studies already carried out, being its own object of study. In conclusion, the research revealed that hospital and home educational care is a crucial teaching modality for individuals affected by health problems, but it is little explored and unknown by many in Brazil.This educational model is diversified and dispersed, being carried out by different entities, such as municipal, state, philanthropic agencies and university projects. The transformative power of education and humane care is highlighted through various initiatives that go beyond the traditional classroom. However, the diversity of links can be harmful for students, who need training and quality professional care in order to ensure a comprehensive, egalitarian, inclusive and resilient education, taking into account the students' health conditions. However, it is essential to establish comprehensive and integrated guidelines and policies to promote the development of hospital and home educational care services, seeking to increase recognition of their importance by society and government authorities.
Palavras-chave: national meetings of school hospital and home care
education
human rights
encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar
educação
direito humano
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: Cerqueira, Sandra Santos. Trajetória dos encontros nacionais de atendimento escolar hospitalar e domiciliar: políticas públicas e práticas pedagógicas. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20833
Data de defesa: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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