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Tipo do documento: Tese
Título: Produtivismo acadêmico: o posicionamento docente diante dos órgãos oficiais de avaliação e fomento
Título(s) alternativo(s): Academic Productivism: professors positioning in the face of official assessment and fomentation institutions
Autor: Ferreira, Carla Guimarães 
Primeiro orientador: Mancebo, Deise
Primeiro membro da banca: Gurgel, Claudio Roberto Marques
Segundo membro da banca: Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
Terceiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Quarto membro da banca: Figueiredo, Júlio Carlos
Resumo: A tese tem como objetivo investigar e analisar as causas da submissão/adesão de parte da comunidade acadêmica à influência dos valores de mercado que se projetam sobre a universidade pública, levando-a ao sentido oposto da educação em sua acepção transformadora. Com vistas a tornar o problema mais explícito, objetivou-se abordar também como ocorre a submissão do indivíduo ao sistema. A pesquisa fez uso de procedimentos metodológicos variados como análise bibliográfica (livros e artigos), análise documental, pesquisa bibliométrica, observação, aplicação de questionário e realização de entrevistas. A pesquisa propriamente teórica conduziu à sistematização de oito mecanismos que atuam sobre a subjetividade dos trabalhadores, em específico, dos docentes; e que se constituem em estratégias do capital para sua reprodução e perpetuação no âmbito acadêmico. A pesquisa empírica pôde identificar diversas circunstâncias que comprovaram: a origem do atual método de avaliação da educação superior e como este é fomentado e as percepções de professores de pós-graduação sobre o assunto; a mercantilização da educação superior (com suas consequências); a forma como os professores são impelidos a, às vezes, agir de forma pouco ética; a perda de autonomia do pesquisador e a “obediência” de parte considerável dos docentes às concepções gerencialistas. A hipótese central – de que há baixa resistência, por parte de muitos docentes, diante das determinações dos órgãos de avaliação e fomento, como a CAPES e o CNPq, conduzindo ao aprofundamento de práticas que comprometem a educação enquanto espaço e tempo de formação humana e desenvolvimento civilizatório – foi comprovada. Como parte da conclusão, buscou-se pensar, com base nas opiniões de diversos docentes de distintos cursos, medidas de combate às práticas empresariais no âmbito educacional.
Abstract: The thesis aims to investigate and analyze the causes of the submission/adhesion of part of the academic community to the influence of market values that are projected onto the public university, taking it in the opposite direction of education in its transformative sense. With a view to making the problem more explicit, the aim was also to talk how the individual is subjected to the system. The research made use of varied methodological procedures such as bibliographic analysis (books and articles), document analysis, bibliometric research, observation, questionnaire application and interviews. Properly theoretical research led to the systematization of eight mechanisms that act on the subjectivity of workers, specifically teachers; and which constitute capital strategies for its reproduction and perpetuation in the academic sphere. Empirical research was able to identify several circumstances that proved: the origin of the current higher education evaluation method and how it is fomented and the perceptions of postgraduate professors on the subject; the mercantilization of higher education (with its consequences); the way teachers are sometimes compelled to act unethically; the loss of researcher autonomy and the “obedience” of a considerable number of teachers to managerialist conceptions. The central hypothesis – that there is low resistance, on the part of many teachers, in the face of the determinations of evaluation and fomentation institutions, such as CAPES and CNPq, leading to the deepening of practices that compromise education as a space and time of formation human and civilizational development – has been proven. As part of the conclusion, sought to reflect, based on the opinions of several teachers from different courses, measures to combat business practices in the educational sphere.
Palavras-chave: Educação superior
Neoliberalismo
Mercantilização do ensino
Produção da subjetividade
Ética
Resistência
Higher education
Neoliberalism
Mercantilization of education
Production of subjectivity
Ethic
Resistance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: FERREIRA, Carla Guimarães. Produtivismo acadêmico: o posicionamento docente diante dos órgãos oficiais de avaliação e fomento. 2023. 494 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20847
Data de defesa: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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