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Tipo do documento: Tese
Título: Processos linguístico-cognitivos em enunciados avaliativos da Libras
Título(s) alternativo(s): Linguistic-cognitive processes in Libras evaluative statements
Autor: Sessa, Glênia Aguiar Belarmino da Silva 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Nunes, Valeria Fernandes
Segundo membro da banca: Baalbaki, Angela Corrêa Ferreira
Terceiro membro da banca: Velozo, Naira de Almeida
Quarto membro da banca: Leal, Morgana de Abreu
Quinto membro da banca: Castro, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de
Resumo: Investigam-se processos cognitivos subjacentes ao sentido dos sinais da Língua Brasileira de Sinais - Libras em enunciados avaliativos com base em estudos relacionados à gramática da Libras (FERREIRA-BRITO,1995; QUADROS; KARNOPP, 2004; FELIPE, 2007) e aos seguintes pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva: tese da corporificação, esquema imagético (LAKOFF, 1987), metáfora e metonímia conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980), teoria da metáfora conceptual estendida (KÖVECSES, 2020a), teoria dos espaços mentais (FAUCONNIER; TURNER, 2002) e iconicidade cognitiva (WILCOX, 2004; NUNES, 2014). Nesta pesquisa, deu-se prosseguimento ao trabalho realizado em nível de Mestrado por Sessa (2018), no qual foram descritos processos cognitivos em sinais dicionarizados ligados às emoções humanas. Os resultados obtidos na dissertação nos motivaram a seguir com a investigação; por isso, para a tese de doutoramento, estudamos enunciados avaliativos na língua em uso. Assim, por meio de uma pesquisa de natureza qualiquantitativa com abordagem descritiva exploratória, foram analisados, ao todo, cinquenta sinais, sendo que vinte e seis foram retirados de enunciados encontrados em dois vídeos do Youtube, que tem como apresentadores um casal de irmãos surdos. Os outros vinte e quatro, são sinais investigados em estudo anterior, cuja a análise foi revisitada e aprofundada. Os resultados mostraram que pode haver um estágio metonímico que antecede a ativação de metáforas conceptuais em níveis. As projeções metonímicas podem estar mais atreladas ao polo fonológico do que ao semântico. No que diz respeito às metáforas, alterações na forma, no significado bem como informações contextuais, exercem influência na conceptualização
Abstract: Cognitive processes underlying the meaning of Brazilian Sign Language - Libras signs in evaluative statements are investigated based on studies related to Libras grammar (FERREIRA-BRITO,1995; QUADROS; KARNOPP, 2004; FELIPE, 2007) and the following theoretical assumptions of Cognitive Linguistics: embodiment thesis, image schema (LAKOFF, 1987), conceptual metaphor and metonymy (LAKOFF; JOHNSON, 1980), extended conceptual metaphor theory (KÖVECSES, 2020a), theory of mental spaces (FAUCONNIER; TURNER, 2002) and cognitive iconicity (WILCOX, 2004; NUNES, 2014). In this research, we continued the work carried out at Master's level by Sessa (2018), in which cognitive processes were described in dictionary signals linked to human emotions. The results obtained in the dissertation motivated us to continue the investigation; Therefore, for the doctoral thesis, we studied evaluative statements in the language in use. Thus, through qualiquantitative research with an exploratory descriptive approach, a total of fifty signs were analyzed, twenty-six of which were taken from statements found in two YouTube videos, which are presented by a couple of deaf brothers. The other twenty-four are signs investigated in a previous study, whose analysis was revisited and deepened. The results showed that there may be a metonymic stage that precedes the activation of conceptual metaphors at levels. Metonymic projections may be more linked to the phonological pole than to the semantic one. With regard to metaphors, changes in form, meaning as well as contextual information, influence conceptualization
Palavras-chave: Cognitive linguistics
Language in use
Extended conceptual metaphor
Libras
Linguística cognitiva
Língua em uso
Metáfora conceptual estendida
Língua brasileira de sinais
Gramática cognitiva
Metáfora
Linguagem e línguas – Uso
Emoções e cognição
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SESSA, Glênia Aguiar Belarmino da Silva. Processos linguístico-cognitivos em enunciados avaliativos da Libras. 2023. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20850
Data de defesa: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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