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Tipo do documento: Dissertação
Título: A monitoria como trabalho colaborativo: uma experiência no contexto de uma escola pública no pós-pandemia
Título(s) alternativo(s): Monitorship as collaborative work: an experience in the context of a public school in the post-pandemic period
Autor: Jorge, Elaine Cristina da Cruz 
Primeiro orientador: Rodrigues, Fernanda Pereira
Primeiro membro da banca: Petito, Priscila Cardoso
Segundo membro da banca: Souza, Marcele Câmara de
Terceiro membro da banca: Rezende, Wanderley Moura
Resumo: Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, as escolas têm enfrentado uma série de desafios decorrentes das consequências do momento pandêmico. O fechamento temporário ou parcial das instituições de ensino como medida de contenção do vírus resultou em interrupções significativas na educação presencial, afetando o aprendizado, o desenvolvimento social e emocional dos alunos. A transição para o ensino remoto trouxe desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, ampliando as disparidades educacionais. A recuperação completa exigirá esforços contínuos para mitigar os efeitos negativos e adaptar as práticas educacionais às circunstâncias em constante evolução. Nesta conjuntura, este trabalho é uma proposta fundamentada em experiência concreta no contexto de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. A ideia é construir ações baseadas em monitorias dos/para estudantes do Ensino Médio com a finalidade de amenizar gradativamente as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. São descritos os passos na elaboração e concretização de uma proposta inicial de monitoria e, a partir dessa experiência, é desenvolvido um material de suporte para este tipo de atividade como inspiração para formar multiplicadores dessa iniciativa. Foram utilizadas questões do ENEM e a resolução de problemas como técnica de abordagem ao longo do processo, alicerçados em debates que iniciaram em Pólya, tiveram continuidade com autores como Onuchic e Allevato, e que ganham novas adaptações à medida que novos cenários são considerados. Este texto reflete mais do que uma pesquisa-ação qualitativa fundamentada em um estudo de caso, é um convite à ação efetiva na construção de um projeto de escola que almejamos a partir da realidade com a qual nos deparamos.
Abstract: Since the beginning of the COVID-19 pandemic in 2020, schools have faced a series of challenges stemming from the consequences of the pandemic. The temporary or partial closure of educational institutions as a containment measure for the virus has led to significant disruptions in in-person education, impacting students' learning and their social and emotional development. The transition to remote learning has highlighted disparities in access to technology and the internet, exacerbating educational inequalities. Achieving full recovery will require ongoing efforts to mitigate the negative effects and adapt educational practices to ever-evolving circumstances. In this context, this work is a proposal grounded in concrete experience within the context of a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The idea is to build actions based on mentorships for high school students with the aim of gradually alleviating the difficulties encountered in the teaching and learning process of Mathematics. The steps in the development and realization of an initial mentoring proposal are described, and from this experience, a support material is developed for this type of activity, serving as inspiration to create advocates for this initiative. ENEM questions and problem-solving are utilized as approaches throughout the process, rooted in discussions that began with Pólya and continued with authors like Onuchic and Allevato, evolving with new adaptations as new scenarios are considered. This text reflects more than qualitative action research based on a case study; it is an invitation to effective action in building a school project that we aspire to create based on the reality we face.
Palavras-chave: High School Education
Mathematics Education
Mentorship Project
Problem Solving
Collaborative Work
Ensino de Matemática
Ensino Médio
Projeto de Monitoria
Resolução de Problemas
Trabalho Colaborativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: ASSIS, Elaine Cristina da Cruz Jorge de. A monitoria como trabalho colaborativo: uma experiência no contexto de uma escola pública no pós-pandemia. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20859
Data de defesa: 19-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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