Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20861
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola |
Título(s) alternativo(s): | Paper girls and boys: feminist pedagogy and critical literacy promoting gender equality at school |
Autor: | Figueiredo, Renata Targino de |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Segundo membro da banca: | Martins, Carlos Henrique dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa problematizou as relações de gênero e poder na escola, a partir da análise das desigualdades e violências de gênero em uma turma de 9° ano do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), realizei uma investigação científica de abordagem interpretativista, participativa e emancipatória, em que professora e estudantes interagem no contexto observado. Como proposta para o enfrentamento do problema, foram elaboradas ações pedagógicas com literatura e outras linguagens. Proponho como aporte teórico uma articulação entre a episteme feminista (RAGO, 2018; SAFFIOTI, 2015; GONZALES, 2019) e as pedagogias críticas – que buscam a conscientização e o engajamento discente na luta por justiça social (FREIRE, 2018; HOOKS, 2018) – em prol da promoção da igualdade de gênero na escola. O Letramento Crítico (FREIRE, 2015; JANKS, 2016) surgiu como alternativa para a problematização das relações desiguais de acesso e poder que emergem dessa tensão, provendo todas e todos de recursos necessários para construírem coletivamente um ambiente mais democrático, com empatia, solidariedade, equidade e respeito às diferenças. |
Abstract: | This research problematizes the relations of gender and power at school, from the diagnosis obtained by the analysis of the inequalities and gender violence in a 9th grade class of public elementary school in the state of Rio de Janeiro. Through socially critical research-action (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), I conducted a scientific investigation with an interpretive, participatory and emancipatory approach, in which teacher and students interact in the observed context. As a proposal to face the problem, pedagogical actions were developed with literature and other languages. I propose as a theoretical contribution an articulation between the feminist episteme (RAGO, 2018; SAFFIOTI, 2015; GONZALES, 2019) and critical pedagogies – which seek awareness and student engagement in the struggle for social justice (FREIRE, 2018; HOOKS, 2018a) – in favor of promoting gender equality in school. Critical Literacy (FREIRE, 2015; JANKS, 2016) appears as an alternative to problematize the unequal relations of access and power that emerge from this tension providing everyone of the necessary resources to collectively build a more democratic environment, with empathy, solidarity, equity and respect for differences. |
Palavras-chave: | Desigualdades de gênero Violência de gênero Pedagogia feminista Episteme feminista Letramento crítico Gender inequalities Feminist pedagogy Feminist episteme Critical literacy |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | FIGUEIREDO, Renata Targino de. Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20861 |
Data de defesa: | 12-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renata Targino de Figueiredo - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 9,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.