Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20861
Tipo do documento: Dissertação
Título: Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola
Título(s) alternativo(s): Paper girls and boys: feminist pedagogy and critical literacy promoting gender equality at school
Autor: Figueiredo, Renata Targino de 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Betânia Almeida
Segundo membro da banca: Martins, Carlos Henrique dos Santos
Resumo: Esta pesquisa problematizou as relações de gênero e poder na escola, a partir da análise das desigualdades e violências de gênero em uma turma de 9° ano do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), realizei uma investigação científica de abordagem interpretativista, participativa e emancipatória, em que professora e estudantes interagem no contexto observado. Como proposta para o enfrentamento do problema, foram elaboradas ações pedagógicas com literatura e outras linguagens. Proponho como aporte teórico uma articulação entre a episteme feminista (RAGO, 2018; SAFFIOTI, 2015; GONZALES, 2019) e as pedagogias críticas – que buscam a conscientização e o engajamento discente na luta por justiça social (FREIRE, 2018; HOOKS, 2018) – em prol da promoção da igualdade de gênero na escola. O Letramento Crítico (FREIRE, 2015; JANKS, 2016) surgiu como alternativa para a problematização das relações desiguais de acesso e poder que emergem dessa tensão, provendo todas e todos de recursos necessários para construírem coletivamente um ambiente mais democrático, com empatia, solidariedade, equidade e respeito às diferenças.
Abstract: This research problematizes the relations of gender and power at school, from the diagnosis obtained by the analysis of the inequalities and gender violence in a 9th grade class of public elementary school in the state of Rio de Janeiro. Through socially critical research-action (TRIPP, 2005; OLIVEIRA, 2019), I conducted a scientific investigation with an interpretive, participatory and emancipatory approach, in which teacher and students interact in the observed context. As a proposal to face the problem, pedagogical actions were developed with literature and other languages. I propose as a theoretical contribution an articulation between the feminist episteme (RAGO, 2018; SAFFIOTI, 2015; GONZALES, 2019) and critical pedagogies – which seek awareness and student engagement in the struggle for social justice (FREIRE, 2018; HOOKS, 2018a) – in favor of promoting gender equality in school. Critical Literacy (FREIRE, 2015; JANKS, 2016) appears as an alternative to problematize the unequal relations of access and power that emerge from this tension providing everyone of the necessary resources to collectively build a more democratic environment, with empathy, solidarity, equity and respect for differences.
Palavras-chave: Desigualdades de gênero
Violência de gênero
Pedagogia feminista
Episteme feminista
Letramento crítico
Gender inequalities
Feminist pedagogy
Feminist episteme
Critical literacy
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: FIGUEIREDO, Renata Targino de. Meninas e meninos de papel: pedagogia feminista e letramento crítico na promoção da igualdade de gênero na escola. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20861
Data de defesa: 12-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Renata Targino de Figueiredo - 2020 - Completa.pdfDocumento principal9,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.