Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20863
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fios de ouro em segredo e as possíveis dificuldades de ensinagem |
Título(s) alternativo(s): | Golden threads in secret and the possible difficulties of teaching |
Autor: | Pereira, Lidia Soares |
Primeiro orientador: | Fontoura, Helena Amaral da |
Primeiro coorientador: | Figueira, Sandro Tiago da Silva |
Primeiro membro da banca: | Leite, Vania Finholdt Angelo |
Segundo membro da banca: | Ivenicki, Ana |
Resumo: | Ensinar: instruir; doutrinar; educar; treinar; adestrar. À luz da palavra dicionarizada, a ensinagem é o processo vivenciado pelos professores no que tange à práxis pedagógica, no intuito de potencializar o desenvolvimento e o aprimoramento da aprendizagem dos estudantes. Esta dissertação intitulada “Fios de ouro em segredo e as possíveis dificuldades de ensinagem” visa analisar narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam com alunos identificados com possíveis dificuldades de aprendizagem. Os docentes fazem parte de uma escola pública municipal de Macaé/RJ. O estudo se embasa em uma pesquisa de abordagem qualitativa, por possibilitar um olhar investigativo/reflexivo com as contribuições de autores que problematizam a questão das dificuldades/das aprendizagens dos sujeitos como Fernández, Porto e Sampaio. No que tange à prática docente, apoiamo-nos em Tardif, Arroyo e Nóvoa. A análise dos achados foi feita através da Tematização proposta por Fontoura. Neste cenário, temos como instrumento da pesquisa quatro entrevistas narrativas, realizada com as professoras participantes. Consideramos que as principais contribuições desta pesquisa são a produção de conhecimentos construídos pelas professoras em uma relação transformadora no cotidiano escolar no que tange ao ensino e à aprendizagem dos estudantes, assim como um olhar outro para lidar com rótulos atribuídos a alunos que desenvolvem mais lentamente seus processos de aprendizagem. |
Abstract: | To teach: to instruct; indoctrinate; educate; coach; train. In the light of the dictionary, teaching is the process experienced by teachers concerning pedagogical praxis, in order to enhance the development and improvement of student learning. This dissertation entitled "Golden threads in secret and the possible difficulties of teaching" aims to analyze narratives of teachers of the early years of elementary school who work with students identified with possible learning difficulties. The teachers are part of a municipal public school in Macaé/RJ. The study is based on a qualitative research, because it allows an investigative/reflective look with the contributions of authors who problematize the issue of students’ learning difficulties, such as Fernández, Porto and Sampaio. Regarding teaching practice, we rely on Tardif, Arroyo and Nóvoa. The analysis of the findings was developed through the Thematization proposed by Fontoura. In this scenario, we have as a research instrument four narrative interviews, conducted with the participating teachers. We consider that the main contributions of this research are the production of knowledge built by teachers in a transformative relationship in the daily school life with regard to the teaching and learning of students, as well as another look to deal with labels attributed to students who develop in a slower manner their learning processes. |
Palavras-chave: | Dificuldades de ensinagem Prática dos professores Entrevista narrativa Tematização Teaching difficulties Teachers' practice Narrative interview Thematization |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | PEREIRA, Lidia Soares. Fios de ouro em segredo e as possíveis dificuldades de ensinagem. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20863 |
Data de defesa: | 26-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lidia Soares Pereira - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 553,96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.