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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20864
Tipo do documento: | Tese |
Título: | E-sports e a nova geração de ídolos midiáticos: um estudo de caso do “fenômeno” Nobru |
Título(s) alternativo(s): | Esports and the new media generation of sports idols: a case study of the Nobru ‘phenomenon’ |
Autor: | Casé, Rafael Orazem |
Primeiro orientador: | Helal, Ronaldo George |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
Primeiro membro da banca: | Soares, Letícia Perani |
Segundo membro da banca: | Silva, Patrícia Rebello da |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Ricardo Ferreira |
Quarto membro da banca: | Franco, José Carlos Messias Santos |
Resumo: | A nova realidade digital tem, entre seus contundentes efeitos, o abalo de tradicionais estruturas de poder. Nesta presente tese, pretendemos destacar a nova relação entre comunicação e idolatria, revolucionada pelas mídias sociais. Para verificarmos tal descentralização na construção de novos ícones, analisaremos a trajetória do streamer, gamer e entertainer digital Bruno Goes, conhecido no mundo dos jogos eletrônicos como Nobru, e sua autossuficiência midiática, que o classifica como integrante de uma nossa classe de ídolos digitais: os Self-Made Media Man. A contextualização dessa análise inclui o referencial teórico de pesquisadores do campo, bem como uma importante abordagem histórica que mostra não penas a evolução dos jogos eletrônicos, mas também sua relevância lúdica, tecnológica e mercadológica. |
Abstract: | The new digital reality has, within its blunt effects, shifted traditional structures of power. In this dissertation, we aim to highlight the new relations between communications and idolatry, revolutionized by social media. To check said decentralization in the creation of new idols, we analyze the trajectory of the streamer, gamer and entertainer, Bruno Goes, also known as Nobru in the esports world, and his mediatic self-sufficiency, that classifies him within the digital idols class: the Self-Made Media Man. The contextualization of this analysis includes theoretical references of researchers of the field, as well as an important historical approach, that shows not only the evolution of esports, but also its relevance in the ludic, technological and marketing areas. |
Palavras-chave: | Esports Entertainment Social media Traditional media Idolatry Esportes eletrônicos Entretenimento Mídias sociais Mídia tradicional Idolatria |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | CASÉ, Rafael Orazem. E-sports e a nova geração midiática de ídolos esportivos: um estudo de caso do ‘fenômeno’ Nobru. 2023. 269 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20864 |
Data de defesa: | 12-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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