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Tipo do documento: Tese
Título: E-sports e a nova geração de ídolos midiáticos: um estudo de caso do “fenômeno” Nobru
Título(s) alternativo(s): Esports and the new media generation of sports idols: a case study of the Nobru ‘phenomenon’
Autor: Casé, Rafael Orazem 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro coorientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Soares, Letícia Perani
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia Rebello da
Terceiro membro da banca: Freitas, Ricardo Ferreira
Quarto membro da banca: Franco, José Carlos Messias Santos
Resumo: A nova realidade digital tem, entre seus contundentes efeitos, o abalo de tradicionais estruturas de poder. Nesta presente tese, pretendemos destacar a nova relação entre comunicação e idolatria, revolucionada pelas mídias sociais. Para verificarmos tal descentralização na construção de novos ícones, analisaremos a trajetória do streamer, gamer e entertainer digital Bruno Goes, conhecido no mundo dos jogos eletrônicos como Nobru, e sua autossuficiência midiática, que o classifica como integrante de uma nossa classe de ídolos digitais: os Self-Made Media Man. A contextualização dessa análise inclui o referencial teórico de pesquisadores do campo, bem como uma importante abordagem histórica que mostra não penas a evolução dos jogos eletrônicos, mas também sua relevância lúdica, tecnológica e mercadológica.
Abstract: The new digital reality has, within its blunt effects, shifted traditional structures of power. In this dissertation, we aim to highlight the new relations between communications and idolatry, revolutionized by social media. To check said decentralization in the creation of new idols, we analyze the trajectory of the streamer, gamer and entertainer, Bruno Goes, also known as Nobru in the esports world, and his mediatic self-sufficiency, that classifies him within the digital idols class: the Self-Made Media Man. The contextualization of this analysis includes theoretical references of researchers of the field, as well as an important historical approach, that shows not only the evolution of esports, but also its relevance in the ludic, technological and marketing areas.
Palavras-chave: Esports
Entertainment
Social media
Traditional media
Idolatry
Esportes eletrônicos
Entretenimento
Mídias sociais
Mídia tradicional
Idolatria
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CASÉ, Rafael Orazem. E-sports e a nova geração midiática de ídolos esportivos: um estudo de caso do ‘fenômeno’ Nobru. 2023. 269 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20864
Data de defesa: 12-Set-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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