Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20872
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Atividade lúdica como prática pedagógica investigativa para o ensino dos grupos vegetais no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Playful activity as an investigative pedagogical practice for teaching of plant groups in High School |
Autor: | Silva, Lucia Candido da |
Primeiro orientador: | Santos, Sonia Barbosa dos |
Primeiro membro da banca: | Domingos, Patricia |
Segundo membro da banca: | Sovierzoski, Hilda Helena |
Resumo: | Partindo da necessidade de tornar as aulas de Botânica mais dinâmicas e atraentes, além de despertar o interesse e atenção dos alunos para os vegetais que estão presentes no seu cotidiano, este trabalho apresenta uma proposta de ensino investigativo através da construção de um jogo de tabuleiro, tipo trilha, visando o ensino dos grupos vegetais no âmbito da disciplina de Biologia, no Ensino Médio. Após uma sondagem preliminar de conhecimentos, o professor deve apresentar e caracterizar os grupos botânicos Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Em seguida, fará a proposição da atividade, ou seja, a construção do jogo, onde os alunos serão protagonistas, ao investigarem os vegetais que estão presentes em seu entorno. Sugere-se que a investigação se dê através de fotografias obtidas por celular, as quais serão enviadas para um grupo de WhatsApp mediado pelo professor. Depois de selecionadas as fotografias e impressas os alunos são estimulados a construir um painel, para facilitar a identificação dos vegetais e a construção do jogo. O jogo deve ser preferencialmente nomeado pelos alunos, e sugerimos o nome “Brincando de Botânica”. Após a construção e realização do jogo, sugerimos que este seja avaliado pelos alunos em relação à ludicidade e por outros professores, visando efetuar melhorias. Uma sondagem sobre o conhecimento dos alunos após a aplicação do jogo também deve ser efetuada para avaliar o aprendizado. |
Abstract: | Considering the need to make Botany classes more dynamic and attractive, in addition to arousing the interest and attention of students to the vegetables that are present in their daily life, this work presents a proposal of investigative teaching through the construction of a board game, track type, aiming to teaching of plant groups within the scope of the discipline of Biology, in high school. After a preliminary survey of knowledge, the teacher should present and characterize the botanical groups Briophytes, Pteridophytes, Gymnosperms and Angiosperms. After, it will propose the activity, that is, the construction of the game, where the students will be protagonists, when investigating the vegetables that are present in their surroundings. The investigation will take place through photographs obtained by mobile phone, which will be sent to a group of WhatsApp mediated by the teacher. After selected the photographs they will be printed and the students will build a panel, to facilitate the identification of vegetables and the construction of the game. The game should preferably be named by the students, and we suggest the name "Playing with Botany". After the construction and realization of the game, we suggest that it must be evaluated by the students in relation to the ludicity and by other teachers, in order to make improvements. A survey on students' knowledge after applying the game should also be conducted to assess learning. |
Palavras-chave: | Botany teaching Teaching of Plant Groups Educational Games Playful activities Pedagogical Practice Ensino de Botânica Ensino dos Grupos Vegetais Jogos Educativos Lúdico Sequência didática Biologia Estudo e ensino Jogos educacionais Educação não-formal Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SILVA, Lúcia Cândido da. Atividade lúdica como prática pedagógica investigativa para o ensino dos grupos vegetais no Ensino Médio. 2021.89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20872 |
Data de defesa: | 5-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lucia Candido da Silva - 2021 - Completa.pdf | 8,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.