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Tipo do documento: Dissertação
Título: PolimeRace: um jogo didático para tratar assuntos de genética com alunos do Ensino Médio de Biologia através do ensino investigativo
Título(s) alternativo(s): PolimeRace: a didactic game to deal with Genetics issues with high school students of Biology
Autor: Muniz, Felipe Steinhagem 
Primeiro orientador: Oliveira, Leticia Loss de Oliveira
Primeiro membro da banca: Machado, Ana Carolina Stumbo
Segundo membro da banca: Silva, Joana Zanol Pinheiro da
Resumo: Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019 confirmaram as diferenças dentro do Estado do Rio de Janeiro, onde a educação básica foi somente avaliada com base nos conhecimentos de português e matemática, e ignorou-se o peso da educação científica para o desenvolvimento do país e a formação do cidadão. Perante essa situação, é necessário reduzir a disparidade e afastamento entre o conhecimento escolar, o conhecimento comum e o saber científico, ao ponto de melhorar o ensino a uma condição que possa contribuir para resolver questões humanas também de forma científica. Para Vygotsky, o brinquedo instiga a iniciativa, a curiosidade e a autoconfiança, possibilita a ampliação do pensamento, da linguagem, da atenção e da concentração. Além disso, os aspectos afetivos são decisivos na construção da individualidade e se mostram de forma explícita em um jogo. A partir deste contexto, o presente trabalho objetiva a criação de um jogo didático que auxilie o professor de Biologia do Ensino Médio como estratégia didática na sua mediação do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Genética. A inclusão de jogos na prática pedagógica pode favorecer o avanço da associação do significado ao seu símbolo pela construção do conhecimento, o que é especialmente importante no contexto da Genética, dada a abstração necessária para compreender os conteúdos desta área de conhecimento. Soma-se a isso a potencialidade dos jogos ao estimular o raciocínio, o desempenho em grupo e a expressão linguística dos estudantes. O jogo PolimeRace foi construído em formato de tabuleiro, com a ideia de corrida, e pode contar com a participação de até quatro participantes ou quatro grupos de participantes. A dinâmica se dá através de perguntas e respostas em que os erros mantêm os grupos inertes e os acertos proporcionam o avanço pelo tabuleiro, sendo esses proporcionados pela sorte ao lançamento de dados. A proposta é que o jogo seja construído com a participação dos estudantes do Ensino Médio, que podem fazer um levantamento de assuntos, dúvidas ou curiosidades cotidianas relacionadas à Genética que despertam seu interesse. Essa pesquisa ativa dos estudantes pode então servir como base para a elaboração das cartas perguntas, instigando-os numa proposta investigativa e confeccionadas pelos mesmos, que farão parte da estratégica do jogo. Ganha o jogo o participante/grupo que conseguir responder todas as perguntas, presentes nas casas existentes na sua trajetória no tabuleiro, que lhe forem lançadas e assim alcançarem primeiro a linha de chegada.
Abstract: The results of the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) in 2019 confirmed the differences within the state of Rio de Janeiro, where basic-education has been evaluated based on knowledge of Portuguese and mathematics, and the value of scientific education, for the development of the country and the training of the citizen, was ignored. Faced with this situation, it is necessary to reduce the disparity and gap between school knowledge, commons knowledge and scientific knowledge, to the point of improving teaching to a condition that can scientifically solve humans issues. For Vygotsky, the toy instigates initiative, curiosity and self-confidence, enables the expansion of thought, language, attention and concentration. Besides, the affective aspects are decisive in the construction of individuality and are shown explicitly in a game. From this context, the present work aims at the creation of a didactic game that assists the teacher of High School Biology as a didactic strategy in its mediation of the teaching-learning process of Genetics contents. The inclusion of games in pedagogical practice can favour the advancement of the association of meaning to its symbol by the construction of knowledge, which is especially important in the context of Genetics, given the abstraction necessary to understand the contents of this area of knowledge. Added to this is the potential of games by stimulating the students' reasoning, group performance and linguistic expression. The game PolimeRace was built-in board format, with the idea of racing, and can count on the participation of up to four participants or groups of participants. The dynamic is through questions and answers in which the errors keep the groups inert and the hits provide the advance through the board, being these provided by luck to the throwing of dice. The game is built with the participation of high school students, who made surveyed subjects, doubts or everyday curiosities related to Genetics that arouse their interest. This active research of the students served as the basis for the elaboration of the letters questions, prepared by the same, that will be part of the strategy of the game. Win the game the participant/group who can answer all the questions that are thrown to him and thus reach the finish line first.
Palavras-chave: PolimeRace
Genetics
Didactic Games
High School
PolimeRace
Genética
Jogos Didáticos
Ensino Médio
Jogos educativos
Biologia
Métodos de ensino
Genética
Conhecimento e aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: MUNIZ, Felipe Steinhagem. PolimeRace: um jogo didático para tratar assuntos de Genética com alunos do Ensino Médio de Biologia. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20879
Data de defesa: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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