Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20882
Tipo do documento: Tese
Título: Educação Física e a cultura corporal na BNCC e no livro didático “Manual do Professor”: uma análise crítica do discurso
Título(s) alternativo(s): Physical Education and body culture at BNCC and in the textbook “Teacher’s Manual”: a critical discourse analysis
Autor: Valladão, Giovanni Rafael Romano 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Silva, Amanda Moreira da
Terceiro membro da banca: Borba, Siomara Moreira Vieira
Quarto membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender e analisar, através da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough, os discursos sobre Educação Física e cultura corporal, articulados na/sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no livro didático “Presente Mais Educação Física: Manual do Professor (3º a 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais)” de autoria de Suraya Darido e colaboradores. A ACD de Norman Fairclough nos ofereceu arcabouço teórico-metodológico fundamental para compreender a ampla e profunda relação entre ideologia, hegemonia, discurso, documentos oficiais e livros didáticos, como produtos históricos, carregados dos valores da classe dominante. A ACD nos permitiu evidenciar, em seus aspectos pragmáticos, as posições contrárias e favoráveis de renomados teóricos da Educação Física sobre a BNCC: Elenor Kunz, Valter Bracht, Mauro Betti, Lino Castellani Filho e Celi Taffarel. Também foram evidenciadas as intertextualidades e interdiscursividades tanto na BNCC de Educação Física quanto no "Manual do Professor" com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas influências de ordem neoliberal. O empresariado educacional organizado defendia/defende na BNCC o “combate aos preconceitos” e a “superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais”, desde que isso ocorresse sem uma discussão crítica, no texto, das questões de classe. Há tanto na BNCC de Educação Física quanto no “Manual do Professor” discursos que se propõem (e impõem) a hegemonizar o retorno da esportivização e promovem a concepção da cultura corporal dentro de uma perspectiva utilitarista. Neste “manual” utilizam fotografias de esportes, como: golfe, softbol, polo, polo aquático, futebol americano, hóquei no gelo e beisebol. No caso do beisebol, especificamente, as fotografias desses esportes desempenham um papel discursivo de ensinar ao professor as regras e impor a sua prática nas aulas, assumindo ser um esporte "pouco praticado no Brasil" e "pouco comum em nossa cultura". Concluímos e defendemos que tanto os autores da BNCC de Educação Física quanto do livro didático “Manual do Professor” apropriam-se do discurso político progressista para manipular, uma vez que não são valorizadas as reflexões críticas sobre a realidade, a sociedade, as estruturas de poder e opressão.
Abstract: The current study aimed to understand and analyze, through Norm na Fairclough’s Critical Discourse Analysis (ACD), the discourses on Physical Education and body culture, articulated on the National Common Curricular Base (BNCC) and in the textbook “Presente Mais Educação Física: Manual do Professor (3º a 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais)” written by Suraya Darido and collaborators. Norman Fairclough’s ACD offered us a fundamental theoretical-methodological framework to understand the broad and deep relationship between ideology, hegemony, discourse, ociety documents, and textbooks, as historical products, loaded with the values of the dominant class. The ACD allowed us to highlight, in its pragmatic aspects, the contrary and favorable positions of renowned Physical Education theorists on the BNCC: Elenor Kunz, Valter Bracht, Mauro Betti, Lino Castellani Filho, and Celi Taffarel. Intertextualities and interdiscursivities were also highlighted in both the BNCC of Physical Education and the “Manual do Professor” with the National Curricular Parameters (PCNs) and their neoliberal influences. The organized educational business ociety f defended/defended in the BNCC the “combat ociety prejudices” and the “overcoming of stereotypes and prejudices expressed in bodily practices”, as long as this occurred without a critical discussion, in the text, of class issues. Both in the BNCC of Physical Education and the “Manual do Professor” there are speeches that propose (and impose) to hegemonize the ociety f sportivization and promote the conception of body culture within a utilitarian perspective. In this “manual,” they use photographs of sports, such as golf, softball, polo, water polo, American football, ice hockey, and baseball. In the case of baseball, specifically, photographs of these sports play a discursive role in teaching the teacher the rules and imposing their practice in classes, assuming that it is a sport “not often practiced in Brazil” and “not very common in our culture”. We conclude and defend that both the authors of the BNCC of Physical Education and the textbook “Manual do Professor” appropriate progressive political discourse to manipulate, since critical reflections on reality, ociety, structures of power, and oppression.
Palavras-chave: BNCC
Physical education
Body culture
Textbook
Critical discourse analysis
ACD
Norman Fairclough
BNCC
Educação física
Cultura corporal
Livro didático
Análise crítica do discurso
ACD
Norman Fairclough
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VALLADÃO, Giovanni Rafael Romano. Educação Física e cultura corporal na BNCC e no livro didático “Manual do Professor”: uma análise crítica do discurso. 2023. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20882
Data de defesa: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Giovanni Rafael Romano Valladão - 2023 - Completa.pdf2,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.