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Tipo do documento: Tese
Título: Alemanha como destino: buscas científicas e desdobramentos pedagógicos na trajetória profissional de Heloisa Marinho
Título(s) alternativo(s): Germany as destination: scientific enquiries and pedagogical developments in the professional trajectory of Heloisa Marinho
Autor: Reis, Ana Claudia Carmo dos 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Schwartz, Cleonara Maria
Segundo membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Terceiro membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Quarto membro da banca: Simões, Robson Fonseca
Resumo: Interpretar as apropriações da psicologia da Gestalt por Heloisa Marinho durante a viagem comissionada à Alemanha (1936/1937) e as contribuições que essa travessia proporcionou para a sistematização de sua proposta pedagógica e, em particular, do Método Natural de Alfabetização é o objetivo desta pesquisa. Para dar conta das repercussões desse deslocamento, especialmente como a educadora aprofundou seus conhecimentos sobre a teoria da Gestalt, procurei inicialmente interpretar as motivações que a levaram a atravessar o Atlântico em busca de respostas científicas para as questões com as quais ela e educadores de sua geração se defrontavam. Recorri a cartas, ficha institucional, relatório, livro de registro e recortes de jornais que permitiram interpretar suas impressões sobre o que viu, viveu e aprendeu. O exame dessa documentação propicia observar que sua viagem foi instigada por Lourenço Filho, o que lhe proporcionou encontrar na Alemanha a possibilidade de fundamentar uma prática pedagógica que contemplasse cada criança em seus aspectos biológico, psicológico e social, proporcionando, assim, uma educação integral. Partindo da compreensão de que essa viagem teve importantes desdobramentos em sua trajetória intelectual, o estudo deteve-se na correspondência entre a educadora e seu orientador na Alemanha, o que apontou para a rede de sociabilidade internacional que construiu. Finalmente, foi possível vislumbrar Heloisa Marinho no interior do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, em seu esforço para sistematizar o método de alfabetização que se fundamentava nos princípios da teoria da Gestalt. A viagem, somada à sua capacidade intelectual, permitiu estabelecer laços profissionais para além do país. A presente investigação pretende contribuir para ampliar a compreensão da apropriação da psicologia da Gestalt na educação brasileira, aspecto que tem sido negligenciado na historiografia da educação.
Abstract: The purpose of this research was to interpret Heloisa Marinho’s appropriations from Gestalt psychology during her commissioned visit to Germany (1936-1937) and the contributions that this crossing made to systematising her pedagogical proposals and, in particular, the Natural Literacy Method. In order to give an account of this displacement, especially of how she extended her knowledge of Gestalt theory, I first sought to interpret the motivations that led her to cross the Atlantic in search of scientific answers to the questions confronting her and other educators of her generation. I then turned to her letters, staff record, travel reports, record of applications for leave of absence and newspaper cuttings that enabled me to interpret her impressions of what she saw, experienced and learned. Examining this documentation makes it possible to observe that Lourenço Filho, which allowed him to find in Germany the possibility of basing a pedagogical practice that contemplated each child in its biological, psychological and social aspects, thus providing a comprehensive education, instigated his trip. Building on the understanding that her travel produced important developments in the course of her intellectual formation, considerable attention was devoted to the correspondence with her thesis supervisor in Germany, which pointed to the international network of social relations she built up. Lastly, it was possible to gain an idea of Heloisa Marinho at the Instituto de Educação do Rio de Janeiro and her endeavour to systematise the literacy building method resting on the principles of Gestalt theory. Given her intellectual capacity, the trip enabled her to establish professional relations that extended outside Brazil. This research is intended to contribute to expanding the understanding an aspect neglected in the historiography of education: how Gestalt psychology has been appropriated in education in Brazil.
Palavras-chave: Heloisa Marinho
Pedagogical travel
Gestalt psychology
Heloisa Marinho
Viagens pedagógicas
Psicologia da Gestalt
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Ana Claudia Carmo dos. Alemanha como destino: buscas científicas e desdobramentos pedagógicos na trajetória profissional de Heloisa Marinho. 2021. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20886
Data de defesa: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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