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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita de si em Juliano Pavollini, de Cristóvão Tezza
Título(s) alternativo(s): Self-writings in Juliano Pavollini, by Cristóvão Tezza
Autor: Reis, Caio Henrique da Silva 
Primeiro orientador: Oliveira, Paulo Cesar Silva de
Primeiro membro da banca: Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi
Segundo membro da banca: Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato
Resumo: Esta dissertação questiona a classificação do romance Juliano Pavollini, como romance autobiográfico, visto que as congruências narrativas entre a vida do autor empírico, pessoa que assina a capa de uma obra, e a vida do narrador autodiegético, Juliano Pavollini, são superficiais. Por causa dessa superficialidade, defendemos a ideia de a obra tezziana ser uma autobiografia fictícia, história sobre o protagonista, sem relação com a vida do autor. Para resolver a questão, partimos do percurso histórico das escritas de si, principalmente as autobiografias, que servem como molde narrativo para as narrativas ficcionalizadas ou “romances do eu”, segundo Manuel Alberca (2007). Ainda sobre a história da autobiografia, discutimos o pertencimento ou não dos textos autobiográficos ao campo ficcional. Para fins de análise, questionamos a confiabilidade e a verificabilidade dos relatos como principais condições de aproximação dessas narrativas de si ao campo referencial. Posteriormente, explicamos a importância do autor, a partir destas quatro etapas: surgimento; crise; morte e retorno. Tal renascimento da figura autoral nos textos ficcionais contribui com os estudos dos romances do eu, com base nos pactos romanesco e ambíguo, reunião de elementos da realidade e ficção. Sobre essas narrativas ficcionais do eu, investigamos as três modalidades: autoficção; romance autobiográfico e autobiografia fictícia. Na última parte desta dissertação, estudamos o conceito de narrador infiel, de Wayne Booth (1980), além de não confiável, em Juliano Pavollini. Por fim, excluímos as classificações de autoficção e romance autobiográfico na obra tezziana, já que há pouquíssimas referências à vida de Cristóvão Tezza. Logo, definimos tal narrativa ficcionalizada de autobiografia fictícia, por não existir identidade onomástica entre autor, narrador e personagem. Assim, a história relatada é de um indivíduo fictício.
Abstract: This dissertation questions the classification of the novel Juliano Pavollini as an autobiographical novel, since the narrative congruencies between the life of the empirical author, the person who signs the cover of a work, and the life of the autodiegetic narrator, Juliano Pavollini, are superficial. Because of this superficiality, we defend the idea of Tezzi's work being a fictional autobiography, a story about the protagonist, unrelated to the author's life. To resolve the issue, we start from the historical path of self-writing, mainly autobiographies, which serve as a narrative template for fictionalized narratives or “romances of the self”, according to Manuel Alberca (2007). Still on the history of autobiography, we discuss whether or not autobiographical texts belong to the fictional field. For analysis purposes, we question the reliability and verifiability of the reports as the main conditions for bringing these self-narratives closer to the referential field. Subsequently, we explain the importance of the author, based on these four stages: emergence; crisis; death and return. This revival of the authorial figure in fictional texts contributes to the studies of romances of the self, based on romantic and ambiguous pacts, a meeting of elements of reality and fiction. Regarding these fictional narratives of the self, we investigated the three modalities: autofiction; autobiographical novel and fictional autobiography. In the last part of this dissertation, we studied the concept of unfaithful narrator, by Wayne Booth (1980), as well as unreliable, in Juliano Pavollini. Finally, we excluded the classifications of autofiction and autobiographical novel in Tezzi's work, as there are very few references to the life of Cristóvão Tezza. Therefore, we define such a fictionalized narrative as a fictional autobiography, as there is no onomastic identity between author, narrator and character. Thus, the story related is that of a fictitious individual.
Palavras-chave: Autobiografia
Ficção
Retorno do autor
Pacto romanesco
Romance do eu
Autobiography
Fiction
Author return
Romanesque pact
Romance of I
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: REIS, Caio Henrique da Silva. As escritas de si em Juliano Pavollini, de Cristóvão Tezza. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) — Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20893
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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