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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sazonalidade da promoção de alimentos ultraprocessados em encartes de supermercados
Título(s) alternativo(s): Seasonality on ultra-processed food promotion in supermarket flyers
Autor: Lopes, Ana Carla de Oliveira 
Primeiro orientador: Silva, Ana Carolina Feldenheimer da
Primeiro coorientador: Oliveira, Alessandra Silva Dias de
Primeiro membro da banca: Brito, Flávia dos Santos Barbosa
Segundo membro da banca: Mendes, Larissa Loures
Resumo: Os supermercados exercem uma importante influência na aquisição de alimentos e utilizam estratégias de marketing para estimular vendas. Os encartes representam uma estratégia para promover vendas e são muito utilizados pelos consumidores. A sazonalidade interfere na disponibilidade de alimentos e pode estar relacionada ao marketing. Objetivo: avaliar a influência da sazonalidade na promoção de alimentos em encartes de grandes redes de supermercados brasileiros, visando contribuir com o monitoramento dos ambientes alimentares. Métodos: Estudo observacional, transversal e descritivo, com dados coletados de encartes de supermercados de cinco grandes redes de supermercados da região metropolitana do Rio de Janeiro, no período de junho de 2019 a maio de 2020. Os alimentos ultraprocessados (AUP) promovidos foram classificados considerando a classificação NOVA de alimentos. Os AUP promovidos nos encartes foram reorganizados com base nos subgrupos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Os encartes foram divididos em tradicionais e sazonais. Foram analisadas a sazonalidade e promoção de alimentos de acordo com as datas festivas (São João, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Dia das Mães) e estações do ano (primavera-verão e outono-inverno). Os dados foram apresentados como frequências absolutas e relativas. O teste qui-quadrado foi usado para testar diferenças entre as proporções dos grupos de AUP e as variáveis exploradas. Resultados: As estações quentes (primavera-verão) apresentaram maior promoção de AUP. Não foram encontradas aumento de promoção dos encartes festivos quando comparado aos encartes tradicionais. Datas festivas específicas apresentaram promoção aumentada de subgrupos. Alterações de layouts nos encartes foi uma prática comum entre as redes. As festividades: Natal/Ano Novo e Carnaval tiveram alterações em todas as redes. Conclusão: existe influência da sazonalidade na promoção de AUP, especialmente por determinadas redes de supermercados. Faz-se necessárias medidas regulatórias incluindo supermercados, a fim de reduzir a promoção e o estímulo ao consumo de AUP.
Abstract: Supermarkets have an important influence on the purchase of food and use marketing strategies to stimulate sales. Supermarket flyers represents a strategy to promote sales and are widely used by consumers. Seasonality interferes in food availability and may be related to marketing. Objective: to evaluate the influence of seasonality on food promotion in supermarket flyers of large five Brazilian supermarket chains, aiming to contribute to the monitoring of food environments. Methods: Observational, transverse and descriptive study. The data are from the five largest supermarket chains in the metropolitan region of Rio de Janeiro, from June 2019 to May 2020. The ultra-processed foods (UPF) were classified considering the NOVA food classification. The UPF were grouped based on subgroups. The inserts were divided into traditional and seasonal. Seasonality and food promotion were analyzed according to festive dates (“São João”, Father's Day, Christmas, New Year, Carnival, Easter and Mother's Day) and seasons (summer, autumn, winter and spring). Data were presented as absolute and relative frequencies. The chi-square test was used to test differences between outcomes and exposure variables. Results: Warm seasons (summer and spring) showed greater UPA promotion. No increase in the promotion of festivities flyers was found when compared to traditional inserts. Specific festivities holidays showed the increase of promotion of subgroups of UPF. The period of Christmas/New Year and Carnival it was observed layout changes in all networks. Conclusion: There is an influence of seasonality on UPF promotion, especially by certain supermarket chains and specific UPF groups. Regulatory measures, including supermarkets, are needed in order to reduce the promotion and stimulation of UPF consumption.
Palavras-chave: Supermarkets
Seasonality
Supermarket flyers
Food promotion
Marketing strategies
Supermercado
Sazonalidade
Encartes
Promoção de alimentos
Estratégias de marketing
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: LOPES, Ana Carla de Oliveira. Sazonalidade da promoção de alimentos ultraprocessados em encartes de supermercados. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) – Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20903
Data de defesa: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde

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