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Tipo do documento: Tese
Título: A Língua Inglesa nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): os desafios do sistema semipresencial a partir das vozes de egressos de Letras-Português/Inglês da FFP/UERJ
Título(s) alternativo(s): The English language in Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): the challenges of the semi-presential system based on the voices of Literature-Portuguese/English graduates from FFP/UERJ
Autor: Medeiros, Letícia Miranda 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Segundo membro da banca: Mesquita, Silvana Soares de Araujo
Terceiro membro da banca: Figueira, Sandro Tiago da Silva
Quarto membro da banca: Pimenta , Maria Alzira de Almeida
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica, pensada para acolher os jovens, adultos e idosos que ainda não têm a escolarização completa, com o intuito de desenvolver suas potencialidades. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo principal compreender a atuação docente de Inglês na EJA semipresencial por meio dos escritos de professores/as. Para este estudo, os docentes selecionados, além de egressos/as da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), trabalham na Rede CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos). A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever os processos formativos desses docentes; reconhecer os principais desafios que egressos/as de Inglês enfrentam no cotidiano laboral na Rede CEJA, além de identificar a presença da disciplina ou do tema Educação de Jovens e Adultos na matriz curricular do curso de Letras – Português/Inglês, da FFP/UERJ, por meio da análise das ementas atuais. Os procedimentos de investigação foram: questionário, entrevista narrativa escrita e solicitação de produção de duas cartas (sendo uma direcionada aos atuais docentes formadores da FFP/UERJ e a outra carta à coordenação pedagógica da Rede CEJA). Os/As participantes foram convidados/as a abordar nessas cartas alguns temas imprescindíveis na formação docente atual para o trabalho com a modalidade de ensino em tela. Autores como Freire, Cury, Arroyo, Nóvoa, Josso, entre outros, constituíram o aporte teórico para dialogar com os escritos dos participantes, a fim de discutir a necessidade da formação voltada para as peculiaridades da EJA. A metodologia usada para a análise dos relatos foi baseada na tematização, proposta por Fontoura, que consiste em uma leitura atenta das narrativas, e após reflexão, demarcar palavras, expressões e/ou temas que são efetivamente relevantes para a análise da pesquisa. Os temas encontrados no material foram: os percursos formativos dos professores/as participantes; as características da EJA; os desafios do ensino de Inglês na EJA; a influência da FFP/UERJ no trabalho com a EJA; as contribuições da formação continuada e sugestões de temas para compor a formação de professores/as para atuação na modalidade EJA. Ficaram evidentes as contribuições da FFP/UERJ e da Rede CEJA por meio da promoção de iniciativas que fazem circular o conhecimento sobre o tema EJA entre os/as professores/as, tais como, a realização de seminários e a manutenção de grupos de pesquisa/discussão. Os resultados obtidos com este estudo evidenciaram a necessidade de as instituições (universitárias e escolares) promoverem a escrita docente de atividades bem-sucedidas e do memorial de formação entre licenciandos e professores/as da EJA, pois tais práticas ativam as memórias das vivências educativas, trazendo sentido de valor e motivação para a trajetória profissional. Ressalta-se, portanto, a tese aqui defendida de que “professor/a gera professor/a”. Essa afirmação reforça o entendimento de que as interações docentes feitas em grupos de discussões, em cursos de formação, em reuniões pedagógicas ou em conversas informais para troca de experiências, entre outras vivências, como a promoção da escrita docente, contribuem para o aperfeiçoamento do saber/fazer docente e promovem a maturidade pedagógica e a divulgação do conhecimento sobre a EJA.
Abstract: The Youth and Adult Education (EJA in Brazil) is a type of basic education designed to accommodate young people, adults and the elderly who have not yet completed their schooling, with the aim of developing their potential. This qualitative research aimed to understand English language teaching in the semi-presential EJA through the writings of teachers. For this study, the selected teachers are graduates from Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) and work at Rede CEJA (Center for Youth and Adult Education). The research had the following specific objectives: to describe the training processes of these teachers; to recognize the main challenges that English graduates face in their daily work at Rede CEJA, as well as to identify the presence of EJA themes in the curriculum of the Language-Portuguese/English course at FFP/UERJ. The research procedures adopted for this study were: questionnaire, written narrative interview and a request to write two letters (one addressed to the current professors of FFP/UERJ and the other to the pedagogical coordination of Rede CEJA). The participants were invited to relate in these letters some essential themes in the current teacher training for working with this modality. Authors such as Freire, Cury, Arroyo, Nóvoa, Josso, among others, were used as a theoretical basis for dialogue with the participants' writings, in order to discuss the need for initial/continuing formation focused on the particularities of EJA. The methodology used to analyze the teachers' reports was based on the thematization, proposed by Fontoura, which consists in a careful reading of the narratives, and after further reflection, to mark words, expressions and/or themes that are relevant to the research analysis. The themes found and discussed in this study were: the formative paths of the teachers; the characteristics of EJA; the challenges of teaching English at EJA; the influence of FFP/UERJ on working with EJA; contributions from Continuing Education; suggestions of themes to make up teacher development to work in EJA modality. The contributions of FFP/UERJ and Rede CEJA were evident through the promotion of initiatives that circulate knowledge on the topic of EJA among teachers, such as holding seminars and maintaining research/discussion groups. The results obtained from this study show the need for institutions (universities and schools) to promote the writing of successful teaching activities and training memorials among EJA undergraduates and teachers, as these practices activate memories of educational experiences, bringing a sense of value and motivation to the professional trajectory. Therefore, the thesis defended here is that "teacher generates teacher", which reinforces the understanding that teacher interactions in discussion groups, training courses, pedagogical meetings or informal conversations to exchange experiences, among others, such as the promotion of teacher writing, all these contribute to the improvement of teaching knowledge/doing and promote the pedagogical maturity and the dissemination of knowledge about EJA.
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação de Jovens e Adultos
Língua Inglesa
Egressos
FFP/UERJ
Rede CEJA
Teacher Development
Youth and Adult Education
English Language
Graduates
FFP/UERJ
Rede CEJA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: Medeiros, Letícia Miranda. A Língua Inglesa nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): os desafios do sistema semipresencial a partir das vozes de egressos de Letras-Português/Inglês da FFP/UERJ. 2023. 228 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20914
Data de defesa: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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