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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva do cuidador sobre o cuidar/cuidado da criança vivendo com HIV: um estudo de representação social
Título(s) alternativo(s): The caregiver's perspective on caring for children living with HIV: a study of social representation
Autor: Paula, Glicia Magna Joia Araujo de Lima 
Primeiro orientador: Marques, Sérgio Corrêa
Primeiro membro da banca: Spindola, Thelma
Segundo membro da banca: Formozo, Gláucia Alexandre
Resumo: O objeto do estudo é a representação social do cuidar/cuidado à criança que vive com HIV na visão do cuidador. O objetivo geral é: analisar o cuidar/cuidado à criança vivendo com HIV na perspectiva do cuidador. Estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado na Teoria das Representações Sociais em sua abordagem processual na perspectiva da psicologia social. O cenário foi o Ambulatório de Doenças Infecto parasitárias (DIP) pediátrico de um Hospital Universitário do município do Rio de Janeiro. Os participantes são dez cuidadores de crianças vivendo com HIV, maiores de 18 anos, que cuidam das crianças há mais de um ano. A coleta de dados foi realizada com um formulário de caracterização sociodemográfica e clínica referente aos cuidadores e às crianças, pela técnica de evocação livre de palavras e por entrevista semiestruturada sendo analisados pela estatística descritiva, as evocações organizadas em quadros, por termo indutor, e a produção discursiva pela análise de conteúdo do tipo lexical com o uso do software IRAMUTEQ. Estudo avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aprovado com o número 5.759.039. Dentre os 10 participantes sete eram mulheres e três homens, a maioria (30%) com idades entre 31 e 38 anos. As crianças tinham entre cinco meses e 10 anos de idade, sendo 80% do sexo feminino. Quanto às evocações referentes ao cuidar da criança há destaque para as palavras/expressões responsabilidade, dedicação, atenção, é complicado, difícil, assim como aquelas relacionadas à dimensão prática do cuidar como consulta, medicamento no horário certo e ir ao hospital. Nas evocações sobre a criança com HIV destacam-se tristeza, preocupação, preconceito, discriminação, e palavras referentes às práticas do cuidar e às condutas afetivas como medicação, dar o remédio, tratar, cuidar, médico, além de carinho, amor e atenção. Da análise de conteúdo lexical emergiram quatro classes: a criança em uso de antirretroviral - os cuidados e as dificuldades; o exame anti-HIV - o diagnóstico, a culpa e o cuidado; sentimentos, expectativas, conhecimentos e o cuidado afetivo na vivência com a criança com HIV; os espaços sociais de convívio: naturalização, discriminação e cuidados com os outros. As representações sociais dos cuidadores em relação ao cuidar/cuidado da criança vivendo com HIV se expressam nos conteúdos das evocações livres e na produção discursiva dos cuidadores. Depreende-se que para o grupo o cuidar/cuidado da criança com HIV representa responsabilidade, dedicação, amor, cuidar (sob diferentes aspectos), e é complicado/diferente. A representação está assentada nas dimensões afetivo-atitudinais e prática. Conclui-se que os enfermeiros precisam repensar o formato da sua assistência de modo a proporcionar atenção e apoio aos cuidadores que apresentam demandas específicas no que tange aos cuidados a crianças soropostivas.
Abstract: The object of the study is the social representation of caring for children living with HIV from the caregiver's perspective. The general objective is: to analyze care/care for children living with HIV from the caregiver's perspective. Exploratory, descriptive, qualitative study, supported by the Theory of Social Representations in its procedural approach from the perspective of social psychology. The setting was the pediatric Infectious Diseases Outpatient Clinic (DIP) of a University Hospital in the city of Rio de Janeiro. The participants are ten caregivers of children living with HIV, over 18 years of age, who have been caring for the children for more than a year. Data collection was carried out using a sociodemographic and clinical characterization form referring to caregivers and children, using the free word evocation technique and semi-structured interviews, being analyzed using descriptive statistics, the evocations organized in tables, by inductive term, and the discursive production through lexical content analysis using the IRAMUTEQ software. Study evaluated by the Research Ethics Committee of the State University of Rio de Janeiro, approved with number 5,759,039. Among the 10 participants, seven were women and three men, the majority (30%) aged between 31 and 38 years old. The children were between five months and 10 years old, and 80% were female. Regarding the evocations referring to caring for children, the words/expressions responsibility, dedication, attention, it is complicated, difficult stand out, as well as those related to the practical dimension of care such as consultation, medication at the right time and going to the hospital. In the evocations about children with HIV, sadness, concern, prejudice, discrimination, and words referring to care practices and affective behaviors such as medication, giving the medicine, treating, caring, doctor, as well as affection, love and attention stand out. Four classes emerged from the lexical content analysis: the child using antiretrovirals - care and difficulties; the HIV test - diagnosis, guilt and care; feelings, expectations, knowledge and emotional care when living with a child with HIV; social spaces for coexistence: naturalization, discrimination and care for others. The social representations of caregivers in relation to caring for children living with HIV are expressed in the contents of free evocations and in the discursive production of caregivers. It is clear that for the group, caring for children with HIV represents responsibility, dedication, love, care (in different aspects), and is complicated/different. The representation is based on the affective-attitudinal and practical dimensions. It is concluded that nurses need to rethink the format of their assistance in order to provide attention and support to caregivers who have specific demands regarding the care of HIV-positive children.
Palavras-chave: Child living with HIV
Social representation
Caregiver
Criança vivendo com HIV
Representação social
Cuidador
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: PAULA, Glicia Magna Joia Araujo de Lima. A perspectiva do cuidador sobre o cuidar/cuidado da criança vivendo com HIV: um estudo de representação social. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20925
Data de defesa: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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