Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20935
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Adolescente e saúde: uma sequência didática sobre a importância da prevenção com estudantes do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Adolescents and health: a didactic sequence on the importance of prevention with high school students |
Autor: | Guimarães, Karla Verônica Corrêa Cury |
Primeiro orientador: | Schumann, Carolina Tavares |
Primeiro membro da banca: | Mattos, José Carlos Pelielo de |
Segundo membro da banca: | Silva, Jean Carlos Miranda da |
Resumo: | A adolescência é uma fase do ciclo de vida na qual o indivíduo sofre inúmeras mudanças físicas, cognitivas e emocionais que impactam diretamente a sua autoestima. Também nessa fase acontece o desenvolvimento da identidade e da autonomia, construídos a partir de sentimentos e tomadas de decisões que envolvem, além do adolescente, sua família, seus pares e outras pessoas do seu convívio, ou seja, através das relações sociais o adolescente vai aprender a fazer escolhas para a sua vida. Considerando o tempo passado na escola, é primordial pensar em ações educativas que considerem o desenvolvimento do autocuidado e motivem o adolescente a acreditar em seus potenciais, consciente da sua capacidade de transformar a realidade. Para tanto, o aluno precisa ser estimulado a investigar sobre sua saúde e refletir sobre atitudes que sejam preventivas e promotoras de uma vida saudável. Dessa forma, fica clara a importância da escola e de seus atores que podem transformar a realidade e melhorar a qualidade de vida do adolescente. Para avaliar os conhecimentos prévios sobre a saúde dos adolescentes da pesquisa, foi feito um questionário semi-estruturado e, a partir dos dados obtidos, foram pensadas atividades para sensibilizá-los sobre a importância de atitudes promotoras da saúde. Assim, tendo em vista as bases do ensino por investigação, o produto proposto nesta pesquisa é uma sequência didática, que foi aplicada em turmas do 2º. ano do Ensino Médio, na qual os alunos puderam ter condições favoráveis para construir hipóteses, pesquisar e compreender conceitos sobre a importância da prevenção para a promoção da saúde. Concluiu-se que as atividades sugeridas estimularam os estudantes quanto à importância de refletir sobre suas atitudes em relação ao autocuidado com a saúde e também quanto à importância de serem mais ativos no seu processo de aprendizagem. Desse modo, a partir de questionamentos da turma, percebeu-se a necessidade de uma abordagem mais específica sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Assim, foi elaborada uma outra sequência didática sobre DCNT, no ano de 2022, usando o método investigativo. Nessa segunda sequência, os alunos se mostraram mais participativos desde o início, visto que já conheciam o método. Durante as atividades propostas, observou-se que uma nova forma de ensinar e aprender foi desenvolvida entre a pesquisadora e a turma. |
Abstract: | Adolescence is a part of the life cycle in which the individual undergoes physical, cognitive, and emotional changes that directly impact their self-esteem. Likewise, the development of young people's identity and autonomy occurs at this stage and is based on their feelings and decision-making. It involves, in addition to the adolescent, his family, his peers, and others with whom they have relationships at this stage. Therefore, through social relationships, the teenager will learn to make choices for his life. When considering the time spent at school, it is essential to consider educational actions that look at the development of self-care and motivate adolescents to believe in their potential. For this to happen, teenagers must be aware of their ability to transform reality. Then, it is necessary to encourage students to investigate their health and reflect on attitudes that promote the welfare and the prevention of diseases. In this way, the importance of the school and its actors that may transform reality and improve the quality of life of young people is evident. To evaluate their previous knowledge on health subject, students were asked to answer a semi-structured questionnaire. Based on this data a sort of activities were developed to sensitize them about preventive atittudes to improve health. Bearing in mind the bases of teaching by investigation, the product of this research is a didactic sequence conducted with second-year students. It is important to remember that they had favorable conditions to build hypotheses, research and understand concepts about the importance of prevention for health. The suggested activities stimulated students regarding the importance of reflecting on their attitudes toward self-care with health and also regarding the importance of being more active in their learning process. So, based on questions from the class, it was perceived the need for a more specific approach to NCD. In response, another didactic sequence on NCD was prepared in 2022, using the investigative teaching method. In this second sequence, students were more participative from the beginning, without reluctance, as they were already familiar with the method. It is possible to conclude that a new way of teaching and learning was established between the teacher and the class. |
Palavras-chave: | Autonomy High School Investigative teaching Adolescent Autocuidado Autonomia Ensino médio Ensino por investigação Adolescência Cuidados de saúde Prevenção da saúde Adolescentes Promoção da saúde |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | GUIMARÃES, Karla Verônica Corrêa Cury. Adolescente e saúde: uma sequência didática sobre a importância da prevenção com estudantes do Ensino Médio. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20935 |
Data de defesa: | 23-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Karla Verônica Corrêa Cury Guimarães - 2022 - Completa.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.