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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um material didático inclusivo e uma sequência didática sobre virologia, com uso de modelagem e impressão 3D, para alunos do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Development of inclusive didactic material and a didactic sequence on virology, using 3D modeling and printing, for high school students
Autor: Amado, Deborah Senra 
Primeiro orientador: Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano
Primeiro membro da banca: Mattos, José Carlos Pelielo de
Segundo membro da banca: Silva, Aires da Conceição
Resumo: Os alunos com dificuldade de aprendizado ou com deficiência intelectual têm baixo poder de concentração e pouca capacidade de representações mentais. Representações concretas, como as utilizadas em matemática, podem ajudar na assimilação de conteúdos muito abstratos, facilitando a aprendizagem da informação por esses alunos. O objetivo do presente estudo é criar um conjunto de modelos didáticos tridimensionais e uma sequência didática que permita facilitar o ensino do tema virologia. Por se tratar de um tema complexo, dificultado pelas dimensões microscópicas e pela necessidade de abstração, muitos alunos não conseguem compreender a importância do tema para saúde coletiva, conscientização de hábitos de higiene e medidas preventivas. Os alunos com dificuldade ou deficiência intelectual serão o ponto de partida para a construção de modelos tridimensionais e da sequência didática para se ensinar alguns aspectos importantes relativos a este conteúdo. Antes da criação dos produtos foi feito um levantamento do tema em 22 livros didáticos usados no novo ensino médio da editora Moderna (quatro coleções), com o objetivo de explorar como este conteúdo está sendo abordado. Um questionário foi direcionado e aplicado aos professores de Biologia, com o objetivo de se entender as principais dificuldades encontradas tanto pelos professores em ensinar este conteúdo, quanto pelos alunos em aprendê-lo. A partir daí foi então criada uma sequência didática para o ensino de virologia, além da construção de quatro modelos virais distintos (complexo, helicoidal, icosaédrico e esférico) para demonstrar as diferentes apresentações/representações virais. Com isso, almejamos contribuir para a prática do professor em sala de aula e melhores estratégias de ensino para alunos com dificuldade de aprendizado ou com deficiência intelectual no conteúdo de virologia.
Abstract: Students with learning difficulties or intellectual disabilities have low concentration and little capacity for mental representations. Concrete representations, such as those used in mathematics, can help in the assimilation of very abstract contents, facilitating the learning of information by these students. The objective of the present study is to create a set of three-dimensional didactic models and a didactic sequence to facilitate the teaching of virology. Because it is a complex topic, made difficult by the microscopic dimensions and the need for abstraction, many students fail to understand the importance of the topic for collective health, awareness of hygiene habits and preventive measures. Students with intellectual difficulties or disabilities will be the starting point for the construction of three-dimensional models and the didactic sequence to teach some important aspects related to this content. Before the creation of the products, a survey of the theme was carried out in 22 textbooks used in the new high school of the publisher Moderna (four collections), with the aim of exploring how this content is being approached. A questionnaire was directed and applied to biology teachers, in order to understand the main difficulties encountered both by teachers in teaching this content, and by students in learning it. From there, a didactic sequence was created for the teaching of virology, in addition to the construction of four different viral models (complex, helical, icosahedral and spherical) to demonstrate the different viral presentations/representations. With this, we aim to contribute to the teacher's practice in the classroom and better teaching strategies for students with learning difficulties or intellectual disabilities in virology content.
Palavras-chave: Virology
3D Models
Adapted material
Intellectual Disability
Virus
Inclusão
Virologia
Modelos 3D
Material adaptado
Deficiência intelectual
Vírus
Impressão 3D
Impressão tridimensional
Material didático
Biologia
Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: AMADO, Deborah Senra. Desenvolvimento de um material didático inclusivo e uma sequência didática sobre virologia, com uso de modelagem e impressão 3D, para alunos do Ensino Médio. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20936
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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