Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20941
Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado da teoria na formação do professor reflexivo: um estudo sobre a proposta de Donald Schön
Título(s) alternativo(s): The meaning of theory in the formation of reflective teachers: a study on the proposal of Donald Schön
Autor: Cardim, Marta Helena Nenice 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Valle, Lílian de Aragão Bastos do
Segundo membro da banca: Moraes, Maria Célia Marcondes de
Resumo: O trabalho tem como objeto a proposta de formação do professor reflexivo de Donald Schön. Atualmente, existe um reconhecimento quase generalizado de que os cursos de formação de professores não estão contribuindo para formar docentes competentes. No Brasil, esse quadro de críticas e busca de alternativas tem sido influenciado, a partir da década de 90, por uma tendência que defende a formação de um professor que seja capaz de refletir na e sobre a sua prática. Em linhas gerais, o que se pretende é estabelecer um novo entendimento sobre a formação docente a partir da valorização da prática, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do fazer próprio da profissão. Dentre os autores que compartilham a ideia de formar um professor reflexivo, Donald Schön tornou-se uma das maiores referências. Apresentamos, neste trabalho, os principais argumentos de Schön a favor do professor reflexivo para, a seguir, discutir o significado da teoria no processo de formação.
Abstract: The work is mainly engaged in the proposal for a reflective teacher training, based on Donald Schön’s proposal. Currently, there is an almost generalized recognition that that teacher’s training courses are not helping to train competent professionals. In Brazil, this framework of criticism and search for alternatives has been influenced, since the 90s, by a trend that supports the formation of teachers that are able to think while and about their practices. In general terms, this trend intends to establish a new understanding of teacher training, based on the value of the practice, in which the experience gains importance as a part of the profession itself. Among the authors who share the idea of forming a reflective teacher, Donald Schön has become one of the greatest references. We present here the main arguments in favor of Schön's reflective teacher in order to discuss then the meaning of this theory in the training process.
Palavras-chave: Epistemology of practice
Reflective teacher
Teacher training
Epistemologia da prática
Professor reflexivo
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARDIM, Marta Helena Nenice. O significado da teoria na formação do professor reflexivo: um estudo sobre a proposta de Donald Schön. 2002. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20941
Data de defesa: 28-Fev-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria Helena Nenice Cardim - 2002 - Completa.pdf621,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.