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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20946
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Para além da liberdade... Abolicionismo e educação como um amplo projeto de emancipação |
Título(s) alternativo(s): | Beyond freedom… Abolitionism and education as a broad project of emancipation |
Autor: | Silva, Sirlene Ribeiro Alves da |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Martínez, Blanca Susana Vega |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de |
Terceiro membro da banca: | Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
Quarto membro da banca: | Leonardi, Paula |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o pensamento educacional defendido por intelectuais e organizações abolicionistas, além de suas propostas educacionais desenvolvidas na Província do Rio de Janeiro e na Corte a partir da segunda metade do século XIX. Nesse período, a educação e a abolição passam a ser debatidas, e, por alguns, consideradas como necessárias ao processo de modernização do Império, para alcançar os objetivos de civilidade e do progresso. Diversas instituições educacionais, como a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, e a Escola Militar, apoiaram eventos contra a escravidão e criaram associações abolicionistas, mobilizando um grande número de professores e alunos. Amparado por uma imprensa militante e por conferências públicas, o movimento abolicionista adquiriu um caráter instrutivo, pois desejava mostrar a ineficiência do regime escravista e seus efeitos nefastos para toda sociedade, criaram organizações associativas que tinham o objetivo de libertar e instruir, alcançando, com suas ações, vários setores sociais, dentre eles, as camadas populares. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, apoiada pela imprensa e por outros tipos documentais (diários, cartas, mapas de matrículas, balancetes etc.), esta pesquisa visa compreender como a educação foi pensada e proposta pelo movimento abolicionista, e quais as consequências dessas experiências para educação das classes populares, incluindo a população negra (escravizados, livres ou libertos). Destacando o protagonismo de uma intelectualidade negra, do envolvimento feminino no movimento, e da participação ativa de escravizados/as e libertos/as. Tendo por tese central que a educação teve um papel preponderante no processo de desconstrução das bases da exploração escravista, sendo uma forma diferenciada de militância, defendida e proporcionada por intelectuais e sociedades abolicionistas. |
Abstract: | The aim of the present work is to investigate the line of thought on education endorsed by intellectuals and abolitionism organizations, as well as educational proposals developed in the Province of Rio de Janeiro and in the Court from the second half of the XIX century. During that period, education and abolitionism began to be discussed, and, by some, considered as a necessity to the process of modernization of the Empire, so as to reach the objectives of civility and progress. Various educational institutions, such as the Faculty of Medicine, the Polytechnic School, and the Military School, promoted events against slavery and created abolitionist associations, mobilizing a large number of teachers and students. Supported by a militant press and public conferences, the abolitionist movement acquired an instructive character - since it aimed to show the inefficiency of the slave regime and its harmful effects on society - by creating associative organizations that had the objective of liberating and instructing people, therefore reaching, with their actions, several social sectors, and among them, the lower classes. Through a bibliographical and documental research, based on documents from the press and other types of documents (diaries, letters, enrollment maps, balance sheets, etc.), the aim of this research is to understand how education was conceived and proposed by the abolitionist movement, and what were the consequences of these experiences for the education of the lower classes, including the black population (enslaved, free or freed). It highlights the protagonism of a black intelligentsia, the female involvement in the movement, and the active participation of enslaved and freed people. The central thesis is that education played a leading role in the process of deconstructing the bases of slave exploitation, by being a differentiated form of activism, advocated and provided by intellectuals and abolitionist societies. |
Palavras-chave: | Abolitionism Black education XIX century Educational institutions Black intellectuality Abolicionismo Educação de negros Século XIX Instituições educativas Intelectualidade negra |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Sirlene Ribeiro Alves da. Para além da liberdade... Abolicionismo e educação como um amplo projeto de emancipação. 2023. 334 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20946 |
Data de defesa: | 13-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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