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Tipo do documento: Dissertação
Título: Clube de biomimética na escola: construindo soluções para problemas cotidianos inspiradas na natureza
Título(s) alternativo(s): School Biomimicry Club: building nature-inspired solutions to everyday problems
Autor: Rizzo, Alexandre de Oliveira 
Primeiro orientador: Mello, Waldiney Cavalcante de
Primeiro membro da banca: Silva, Elidiomar Ribeiro da
Segundo membro da banca: Machado, Tiago Savignon Cardoso
Resumo: O maior desafio de todo docente é manter em sala de aula alunos interessados, motivados em suas cadeiras. Neste trabalho aplicamos a metodologia construtivista do Aprendizado por Resolução de Problemas (ARP), nas aulas de Biologia, para alunos do Ensino Médio Integral, buscando estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos. Aguilar et al. (2016), afirmam que a abordagem por meio do ARP no ensino de Biologia promove nos alunos habilidades cognitivas e sociais, fundamentais para um aprendizado científico com senso crítico. Com a aplicação do ARP, estimulamos os alunos a identificarem problemas cotidianos em suas comunidades, e para auxiliá-los nessa tarefa foram apresentados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da ONU para 2030. Após identificação do problema-chave, a biomimética foi apresentada nas aulas de Biologia, como uma estratégia científica transdisciplinar, que busca soluções sustentáveis para problemas reais inspirados na natureza. Na aplicação do ARP, utilizamos 3 perguntas norteadoras, seguindo metodologia proposta por Benyus (2003) adaptada ao ensino de Biologia. Foi criado um espaço no colégio onde podem desenvolver suas ideias e exercitar o pensar, onde identificam problemas e buscam soluções, livremente, criamos o Clube de biomimética na escola. No Clube, os alunos podem trabalhar com maior tempo os problemas a serem analisados, buscando soluções sustentáveis. Utilizam o espaço trabalhando sua Hora Verde (assim denominamos os tempos vagos do Integral). Foram convidados a observar o ambiente ao redor de sua comunidade, e identificar as principais situações-problema que os cercam. A partir desta primeira observação, identificaram os problemas-chave, e por meio das palavras- chave sugeridas, fizeram a análise das questões que envolvem o problema trazido, sendo proposta a pergunta: Como a natureza gerencia esse problema? Na última etapa, realizaram uma síntese das discussões e reflexões, contextualizando as sugestões propostas para o problema. Tornaram-se protagonistas de um processo de construção do conhecimento, mantendo-se motivados a resolver tarefas desafiadoras que entendem ser relevantes, despertando seus interesses para a resolução dos problemas levantados. Fizemos com que construíssem o conhecimento de forma autônoma, tornando o aprendizado significativo. Segundo Vygotsky (2001), o conhecimento não é algo fixo e imutável, isto é, terminado, uma vez que depende da interação entre o indivíduo e o ambiente que o cerca, incluindo suas relações sociais. Para conhecer, é necessária a ação do próprio indivíduo, assim, nas bases do construtivismo, e à luz da biomimética, estimulamos a capacidade de inter-relação e cooperação trabalhando em grupos e buscando soluções para problemas comuns das suas comunidades.
Abstract: The biggest challenge for every teacher is to keep interested and motivated students in the classroom. In this work we apply the constructivist methodology of Problem Based Learning (PBL), in Biology classes, for students of Integral High School, seeking to stimulatestudents' autonomy and protagonism. Aguilar et al. (2016), state that the approach through the PRA in Biology teaching promotes cognitive and social skills in students, which are fundamental for scientific learning with a critical sense. With the application of the ARP, we encourage students to identify everyday problems in their communities, and to help them in this task, they were introduced to the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN agenda for 2030. After identifying the key problem, the Biomimicry was presented in Biologyclasses as a transdisciplinary scientific strategy that seeks sustainable solutions to real problems inspired by nature. In the application of the ARP, we used 3 guiding questions, following the methodology proposed by Benyus (2003) adapted to the teaching of Biology. Aspace was created in the school where they can develop their ideas and exercise their thinking, where they identify problems and seek solutions, freely, we created a Biomimicry Club at school. At the Club, students can spend more time working on the problems to be analyzed, seeking sustainable solutions. They use the space working on their Green Hour (as we call the vacant times of the Integral). They were invited to observe the environment around their community and identify the main problem situations that surround them. From this first observation, they identified the key problems, and through the suggested keywords, they made the analysis of the questions that involve the brought problem, being proposed the question: How nature manages this problem? In the last stage, they carried out a synthesis of the discussions and reflections, contextualizing the suggestions proposed for the problem. They became protagonists of a knowledge construction process, keeping themselves motivated to solve challenging tasks that they understand to be relevant, awakening their interests to solve the problems raised. We made them build knowledge autonomously, makinglearning meaningful. According to Vygotsky (2001), knowledge is not something fixed and immutable, that is, finished, since it depends on the interaction between the individual and the environment that surrounds him, including his social relationships. In order to know, the action of the individual is necessary, thus, on the basis of constructivism, and in the light of biomimetics, we stimulate the capacity for interrelation and cooperation by working in groups and seeking solutions to common problems in their communities.
Palavras-chave: Biomimicry
Biology Teaching
Integral High School
Problem Based Learning
Biomimética
Ensino de Biologia
Ensino Médio Integral
Aprendizado por Resolução de Problemas
Biologia
Estudo e ensino
Educação não-formal
Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: RIZZO, Alexandre de Oliveira. Clube de biomimética na escola: construindo soluções para problemas cotidianos inspirados na natureza. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20949
Data de defesa: 10-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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