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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cadê a avaliação que estava aqui? Sentidos e concepções que permeiam o processo de transição das crianças em idade pré-escolar para o 1º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Where is the evaluation that was here? Meanings and conceptions that permeate the transition process of preschool children to the 1st year of Primary Education
Autor: Paula, Roberta Duarte 
Primeiro orientador: Louzada, Virgínia Cecília da Rocha
Primeiro membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Segundo membro da banca: Guedes, Adrianne Ogêda
Resumo: Essa dissertação de Mestrado investiga as concepções e os sentidos que permeiam os processos pedagógicos na transição vivenciada pelas crianças em idade pré-escolar para o 1° ano do Ensino Fundamental a partir dos estudos sobre avaliação da aprendizagem. A pesquisa de campo foi autorizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e realizada em uma escola pública, localizada na área da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Reconhecer a Educação Infantil por suas especificidades, conceber as crianças como sujeitos centrais do processo educativo e assumir a avaliação pelo viés formativo, que o constitui, são os pilares desse estudo. A pesquisa está inserida no escopo de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI), credenciado ao Programa de Pós-Graduação (ProPEd /UERJ). Como aporte teórico, temos as contribuições de Esteban (1993), Hoffmann (2009) e Louzada (2017, 2020, 2021, 2023), que discutem as tensões da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, os impactos da lógica preparatória em turmas pré-escolares e o lugar da alfabetização nesta etapa. Dialogando com as infâncias que habitam a Educação Infantil, encontro em Kramer (2007, 2011, 2013), Qvortrup (2010a, 2010b, 2011), Fernandes (2005, 2009) e Sarmento (2003, 2011), uma potente discussão sobre as significações da infância, os sentidos históricos que influenciam o pensar sobre as crianças e o fazer educacional. Para as discussões sobre o processo de transição entre os segmentos citados, Barboza (2020) e Pina (2019) trazem reflexões, apontam as dicotomias das práticas pedagógicas, os desafios existentes e os desencontros das políticas que orientam o trabalho educativo nas escolas. E referente à avaliação institucional, Freitas et al. (2012) nos apresentam os três níveis de avaliação, oferecendo o entendimento sobre o funcionamento e a interação desses processos no interior das escolas. Pautamos nossa metodologia nos estudos de Toledo e Jacobi (2013) e Lüdke e André (1986), que pensam a observação empírica e as relações estabelecidas na pesquisa de campo, como um cenário propício para a pesquisa-ação-participante, princípio entendido por seu duplo movimento e possibilidade de transformação social. Considero que a pesquisa sinaliza pontos de atenção frente às práticas pedagógicas que estão sendo assumidas pela Rede Municipal do Rio de Janeiro, uma vez que, apesar de a Educação Infantil ser orientada oficialmente por documentos que coadunam com as suas especificidades, é perceptível o afastamento das propostas projetadas para as turmas do 1° ano do Ensino Fundamental, em que as práticas avaliativas observadas tornam-se descontextualizadas e as crianças, egressas da Educação Infantil, passam a ser responsabilizadas e precocemente classificadas, caso não se adequem ao que fora instituído como padrão pelas orientações avaliativas da Rede. Concluo que assumir as práticas avaliativas como possibilidade pedagógica, alinhadas ao contexto da Educação Infantil, é negar a linearidade dos percursos de aprendizagem das crianças e a simplificação desta etapa a uma limitada preparação para as fases futuras da vida. Desse modo, defendo a Educação Infantil por sua potencialidade, a aprendizagem significativa como direito e a avaliação por seu viés processual, entendida como possibilidade de investigação do processo educativo.
Abstract: This master's dissertation investigates the conceptions and meanings that permeate the pedagogical processes in the transition experienced by preschool children to the 1st grade of elementary school, based on studies about learning evaluation. The field research was authorized by the Municipal Education Secretary of Rio de Janeiro (SME/RJ) and carried out in a public school located in the area of the 6th Regional Education Coordinator (6th CRE). Recognizing Early Childhood Education for the specificities, conceiving children as the central subjects of the educational process and assuming evaluation for the formative bias that constitutes it are the pillars of this study. The research is included in the scope of investigation of the Group for Study and Research in Policies, Evaluation and Childhood (GEPPAI), accredited by the Graduate Program (ProPEd /UERJ). As theoretical contributions, we have the contributions of Esteban (1993) Hoffmann (2009) and Louzada (2017, 2020, 2021, 2023), who discuss the tensions of learning evaluation in Early Childhood Education, the impacts of the preparatory logic in preschool classes, and the place of literacy at this stage. About the childhoods that inhabit Early Childhood Education, I found in Kramer (2007, 2011, 2013), Qvortrup (2010a, 2010b, 2011), Fernandes (2005, 2009) and Sarmento (2003, 2011) a powerful discussion about the meanings of childhood, the historical meanings that influence the thinking about children and the educational process. For the discussions about the transition process between the mentioned segments, Barboza (2020) and Pina (2019) bring reflections, indicates the dichotomies of pedagogical practices, the existing challenges, and the disagreement of policies that guide the educational work in schools. About the institutional evaluation, Freitas et al. (2012) show us the three levels of evaluation, offering understanding about the functioning and interaction of these processes within schools. We base our methodology on the studies of Toledo and Jacobi (2013); Lüdke and André (1986) who think the empirical observation and the relationships established in the field research, as a favorable scenario for the research-action-participant, principle understood by its double movement and possibility of social transformation. I believe that the research indicates points of attention regarding the pedagogical practices that are being adopted by the municipal system of Rio de Janeiro, although Early Childhood Education be officially guided by documents that match the specificities, it is noticeable the distance of the proposals designed for the first-grade classes of Primary Education. The observed evaluative practices become decontextualized and the children, after they leave Early Childhood Education, are responsible and classified prematurely, in case they do not fit what was established as standard by the network's evaluative guidelines. I conclude that to assume the evaluation practices as a pedagogical possibility, aligned to the Early Childhood Education context, is to refute the linearity of children's learning paths and the simplification of this stage to a limited preparation for future stages of life. Therefore, I defend Early Childhood Education for its potentiality, meaningful learning as a right, and assessment for the process perspective, understood as a possibility to investigate the educational process.
Palavras-chave: Early childhood education
Educational assessment
Learning
Educação infantil
Avaliação educacional
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PAULA, Roberta Duarte. Cadê a avaliação que estava aqui? Sentidos e concepções que permeiam o processo de transição das crianças em idade pré-escolar para o 1º ano do Ensino Fundamental. 2023. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20958
Data de defesa: 13-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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