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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20969
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As políticas públicas de democratização do acesso à educação superior e o retrato socioeconômico dos estudantes ingressantes: a experiência da Universidade Federal Fluminense entre 2006 e 2018 |
Título(s) alternativo(s): | Public Policies for Democratization of Access to Higher Education and the Socioeconomic Profile of Incoming Students: The Experience of the Federal Fluminense University between 2006 and 2018 |
Autor: | Souza, Renata do Nascimento de ![]() |
Primeiro orientador: | Mancebo, Deise |
Primeiro membro da banca: | Villardi, Raquel Marques |
Segundo membro da banca: | Nogueira, Cláudio Marques Martins |
Terceiro membro da banca: | Maciel, Carina Elisabeth |
Quarto membro da banca: | Moraes, Karine Nunes de |
Resumo: | A agenda pública para a educação superior no Brasil nas últimas duas décadas assumiu como metas, dentre outras, a expansão do sistema e a democratização do ingresso dos estudantes. As recentes pesquisas sobre o perfil de estudantes da educação superior revelaram uma tendência de democratização do perfil socioeconômico do campus brasileiro em virtude desse processo de expansão e da implementação de políticas de ações afirmativas voltadas ao setor. Na presente tese, realizou-se um estudo de caso da Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo objetivo geral foi compreender como as políticas públicas impactaram o perfil dos ingressantes à UFF. Deste modo, a população da presente pesquisa foi composta pelos estudantes ingressantes nos cursos de graduação presenciais, entre 2006 e 2018, das unidades acadêmicas da UFF, localizadas na cidade de Niterói, e mais especificamente, aqueles dos cursos de Pedagogia e Medicina. Os dados analisados foram coletados no questionário sociocultural do vestibular e no questionário socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), totalizando 60.975 questionários analisados. A análise comparou o perfil dos ingressantes por dois processos seletivos distintos: o vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), a partir de variáveis como sexo, idade, cor/raça, origem escolar, escolaridade dos pais e renda familiar bruta. Os resultados da pesquisa revelaram mudanças no perfil geral dos ingressantes de Pedagogia e Medicina da UFF/Niterói. De modo geral, durante os treze anos de investigação, houve o crescimento do ingresso das camadas mais populares, de estudantes negros e egressos de escolas públicas de ensino médio. Contudo, após a adoção do SISU como único processo seletivo à UFF, o curso de Pedagogia apresentou uma tendência distinta do perfil geral da instituição, com ampliação do ingresso de estudantes brancos, egressos de escolas particulares, com aumento da escolaridade dos pais e da renda familiar bruta. Apesar disso, o perfil de ingressantes ao curso de Pedagogia permaneceu mais popular que o perfil geral da instituição e do curso de Medicina. Em linhas gerais, depois da implementação da Lei de Cotas (2012), o perfil dos estudantes ingressantes à UFF/Niterói via SISU revelou-se mais democrático que o perfil dos ingressantes via vestibular. |
Abstract: | The public agenda for higher education in Brazil over the last two decades has set goals, among others, for expanding the system and democratizing student admissions. Recent research on the profile of higher education students has revealed a trend toward democratizing the socioeconomic profile of Brazilian campuses due to this expansion process and the implementation of affirmative action policies in the sector. In this thesis, a case study was conducted at the Federal Fluminense University (UFF), with the overall objective of understanding how public policies impacted the profile of UFF entrants. Thus, the population of this research consisted of students entering in-person undergraduate courses between 2006 and 2018 at UFF academic units located in the city of Niterói, specifically those in the Pedagogy and Medicine courses. The analyzed data were collected from the sociocultural questionnaire of the entrance exam and the socioeconomic questionnaire of the National High School Exam (ENEM), totaling 60,975 analyzed questionnaires. The analysis compared the profile of entrants through two distinct selection processes: the entrance exam and the Unified Selection System (SISU), considering variables such as gender, age, color/race, school origin, parents' education, and gross family income. The research results revealed changes in the overall profile of UFF/Niterói entrants in Pedagogy and Medicine. Overall, over the thirteen years of investigation, there was an increase in the entry of the more popular layers, black students, and graduates from public high schools. However, after the adoption of SISU as the sole selection process for UFF, the Pedagogy course showed a trend different from the overall profile of the institution, with an increase in the entry of white students, graduates from private schools, and an increase in parents' education and gross family income. Nevertheless, the profile of entrants to the Pedagogy course remained more popular than the overall institution and the Medicine course. In general, after the implementation of the Quota Law (2012), the profile of incoming students to UFF/Niterói via SISU proved to be more democratic than the profile of entrants via the entrance exam. |
Palavras-chave: | Public policies Higher education Democratization of access Unified Selection System (SISU) Entrance exam Profile of incoming students Políticas públicas Educação superior Democratização do acesso Sistema de seleção unificada (SISU) Vestibular Perfil do estudante ingressante |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SOUZA, Renata do Nascimento de. As políticas públicas de democratização do acesso à educação superior e o retrato socioeconômico dos estudantes ingressantes: a experiência da Universidade Federal Fluminense entre 2006 e 2018. 2023. 218 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20969 |
Data de defesa: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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