Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20970
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Elaboração de sequência didática sobre educação sexual à luz da abordagem investigativa: autocuidado e promoção da saúde no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Elaboration of a didactic sequence on sex education in the light of the investigative approach: self-care and health promotion in high school |
Autor: | Rodrigues, Juliana Faria |
Primeiro orientador: | Meirelles, Rosane Moreira Silva de |
Primeiro membro da banca: | Lozzi, Silene de Paulino |
Segundo membro da banca: | Lage, Débora de Aguiar |
Resumo: | Considerando os aspectos formativos na construção da identidade dos estudantes, prioritariamente na adolescência, percebe-se o papel fundamental dos atores sociais – escola, família, estudantes – na sensibilização para o cuidado do próprio corpo e sexualidade. Na presente dissertação objetivou-se a elaboração de uma sequência didática investigativa (SDI) para alunos do Ensino Médio, com a finalidade de trabalhar conceitos em educação sexual à luz da abordagem investigativa. Foi realizada a análise documental em três livros didáticos de Biologia disponíveis no PNLD 2021 sobre a abordagem da educação sexual. Os temas menos citados no levantamento foram “diversidade sexual” e “orientação sexual”, os quais foram incluídos nas etapas da sequência didática elaborada. Espera-se, assim, contribuir para a atividade docente com relação à temática educação sexual nas escolas, relembrando a docentes e poder público a importância da discussão e naturalização do tema para que o autocuidado ocorra como prática cotidiana de promoção à saúde. |
Abstract: | Considering the formative aspects in the construction of the students' identity, mainly in adolescence, the fundamental role of social actors – school, family, students – is perceived in raising awareness of the care of their own body and sexuality. The present dissertation aimed at the elaboration of an investigative didactic sequence (SDI) for high school students, with the purpose of working on concepts in sex education in the light of the investigative approach. A document analysis was carried out in three Biology textbooks available in the PNLD 2021 on the approach to sex education. The least mentioned themes in the survey were “sexual diversity” and “sexual orientation”, which were included in the stages of the elaborate didactic sequence. It is expected, therefore, to contribute to the teaching activity in relation to the issue of sex education in schools, reminding teachers and public authorities of the importance of discussing the topic. |
Palavras-chave: | Teaching by investigation Adolescence Sex education Health promotion Following teaching Ensino por investigação Adolescência Educação sexual Promoção da saúde Sequência didática Educação sexual para adolescentes Educação sexual nos livros didáticos Métodos de ensino Biologia Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | RODRIGUES, Juliana Faria. Elaboração de sequência didática sobre educação sexual à luz da abordagem investigativa: autocuidado e promoção da saúde no ensino médio. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20970 |
Data de defesa: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Juliana Faria Rodrigues - 2022 - Completo.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.