Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20971
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizado e bem-estar numa aula-passeio: Guia de Campo para a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
Título(s) alternativo(s): Learning and welfare on a walking class: field guide to the Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
Autor: Ribeiro, Aline Assumpção 
Primeiro orientador: Siqueira, Andréa Espinola de
Primeiro membro da banca: Domingos, Patrícia
Segundo membro da banca: Nunes-Freitas, André Felippe
Resumo: O ensino por investigação parte de uma situação-problema, que visa despertar o interesse do aluno por determinada questão, fazendo com que o mesmo seja protagonista no processo de aprendizagem. Muitas possibilidades emergem deste cenário, dentre elas o uso de espaços não formais de ensino – locais institucionalizados ou não, externos à escola – onde o estudante pode ter contato com o objeto de estudo, fora da sala de aula e mais próximo de sua realidade. Célestin Freinet (1896-1966), pedagogo francês pioneiro do movimento Escola Moderna, foi um dos primeiros a defender o protagonismo estudantil e utilizar espaços não formais como metodologia de ensino, por meio do que definiu como aula-passeio. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho se propôs a confeccionar um Guia de Campo para a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde são discutidas e investigadas com os alunos, algumas possibilidades de aulas e atividades interdisciplinares, com ênfase em Biologia, no âmbito do Ensino Médio, em que seja fomentado o interesse pela Ecologia Urbana. Como procedimentos metodológicos, foram feitas coletas de dados no local; a gravação de um tour virtual como adaptação de uma aula de campo ao ensino remoto, em decorrência da pandemia de COVID- 19; a produção do Guia, com participação dos alunos e a realização e avaliação de uma aula- passeio baseada no Guia. Após a produção, o produto passou pela validação por professores de Biologia da rede pública. Os resultados encontrados demonstraram que os discentes participantes da pesquisa consideraram a aula de campo como facilitadora da compreensão de assuntos abordados em sala e indicaram que se sentiram felizes e tranquilos durante a atividade. Pela maioria dos docentes, o Guia foi considerado uma ferramenta pedagógica ótima, de linguagem clara e motivadora para a realização de aulas na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Abstract: Investigative teaching is based on a problem situation, which aims to arouse the student's interest in a certain issue, making them protagonists in the learning process. Many possibilities emerge from this scenario, among them the use of non-formal teaching spaces – institutionalized or non-institutionalized places, outside school - where the student can have contact with the object of study, outside classroom and closer to his reality. Célestin Freinet (1896-1966), a French educator and pioneer of the Modern School movement, was one of the first to defend student protagonism and to use non-formal spaces as a teaching methodology, through what he defined as a "walking class". Based on these assumptions, the present work proposed the creation of a Field Guide to Rodrigo de Freitas Lagoon, where some possibilities of interdisciplinary classes and activities, with emphasis in Biology, are discussed and investigated with the students, in the scope of High School, in which the interest for Urban Ecology is encouraged. As methodological procedures, data was collected on-site; a virtual tour was recorded as an adaptation of a field class to remote teaching, due to the COVID-19 pandemic; Guide production, with the participation of the students; and a walking class based on the Guide was conducted and evaluated. After the production, the product was validated by Biology teachers from the public school system. The results showed that the students who participated in the research considered the field class as facilitating understanding of subjects covered in class and indicated that they felt happy and relaxed during the activity. Most of the teachers considered the Guide an excellent pedagogical tool, with a clear language and motivating for classes at Rodrigo de Freitas Lagoon.
Palavras-chave: Non-Formal Education
Biology teaching
Primary education
Educação não formal
Ensino de Biologia
Educação básica
Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
Biologia
Métodos de ensino
Ecologia urbana (Biologia)
Educação não-formal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: RIBEIRO, Aline Assumpção. Aprendizado e bem-estar numa aula-passeio: guia de campo para a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ). 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20971
Data de defesa: 18-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Aline Assumpção Ribeiro - 2022 - Completo.pdf13,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.