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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20973
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Biodiversidade em ação: ensino de ecologia através de um jogo didático de cartas no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Biodiversity in action: teaching of ecology through a didactic card game in high school. |
Autor: | D’Acri, Leonardo Salles |
Primeiro orientador: | Mendes, Amanda Cruz |
Primeiro membro da banca: | Rizzo, Alexandra Elaine |
Segundo membro da banca: | Ferreira Junior, Nelson |
Resumo: | A herança tradicionalista na educação se faz muito presente no ensino de Biologia, e isso contribui para um afastamento dos estudantes, especialmente quando se deparam com o componente descritivo da disciplina. O uso de um componente lúdico pode ajudar a aumentar o interesse dos alunos, especialmente se estiverem envolvidos de forma colaborativa desde a sua construção. O presente trabalho tem como finalidade a produção colaborativa e aplicação de um jogo didático de cartas em turmas do 3º ano do Ensino Médio por meio do ensino investigativo e protagonismo do aluno. O jogo de cartas aborda conceitos de ecologia, com foco nas interações entre organismos, e secundariamente nomenclatura binomial. Os conceitos biológicos estarão presentes nas cartas, e para elas serem utilizadas essas informações deverão ser lidas e compreendidas, fazendo com que a aquisição do conhecimento seja de forma intrínseca e construtiva, configurando um aprender lúdico. Foram utilizados questionários antes e depois da aplicação, além do registro de observações pelo pesquisador principal da pesquisa, que é docente das turmas, durante as atividades didáticas. Através desses instrumentos (questionários e observação participante) foi possível avaliar o grau de assimilação/compreensão de conceitos através do jogo, e o uso do lúdico como ferramenta de aprendizagem por meio de triangulação, ou seja, análise mista de dados qualitativos e quantitativos. De acordo com os resultados obtidos o jogo se mostrou uma excelente ferramenta de socialização, cooperação entre os estudantes, e ao mesmo tempo foi possível notar um ganho de aprendizado e apropriação de termos e conceitos abordados no jogo pelas turmas. |
Abstract: | The traditionalist heritage in education is strong in the teaching of Biology, and this contributes to the students' lack of interest in classes, especially when they are faced with the descriptive component of the discipline. The use of a playful component can help to increase students' interest, especially if they have been collaboratively involved since its construction. The present work aims at the collaborative production and application of a didactic card game in classes of the 3rd year of high school through investigative teaching and student protagonism. The card game addresses concepts of ecology, focusing on interactions between organisms, and secondarily in the binomial nomenclature. Biological concepts will be present in the cards, and for them to be used, the information must be read and understood, making the acquisition of knowledge in an intrinsic and constructive way, configuring a playful learning. Surveys were used before and after the application, in addition to the recording of observations by the main researcher of the research, who is a teacher of the classes, during the didactic activities. Through these instruments (surveys and participant-observation) it was possible to assess the degree of assimilation/understanding of concepts through the game, and the use of a game as a learning tool through triangulation, that is, mixed analysis of qualitative and quantitative data. According to the results obtained, the game proved to be an excellent tool for socialization, cooperation among students, and at the same time it was possible to notice a learning gain and appropriation of terms and concepts addressed in the game by the classes. |
Palavras-chave: | Biology Ecological game Teaching-learning Active learning High School Student’s protagonism Ecology Biological Classification Biologia Jogo ecológico Ensino-aprendizagem Ensino investigativo Ensino Médio Protagonismo do aluno Ecologia. Classificação biológica Biologia (Segundo grau) Estudo e ensino Biodiversidade Ecologia (Segundo grau) Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | D’ACRI, Leonardo Salles. Biodiversidade em ação: ensino de ecologia através de um jogo didático de cartas no ensino médio. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20973 |
Data de defesa: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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Dissertação - Leonardo Salles DAcri - 2022 - Completo.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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