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Tipo do documento: Dissertação
Título: Justiça socioambiental e o direito ao rio limpo: uma sequência didática investigativa para ensino médio
Título(s) alternativo(s): Socio-environmental justice and the right to a clean river: an investigative didactic sequence for high school
Autor: Silva, Rodrigo Pereira da
Primeiro orientador: Domingos, Patrícia
Primeiro membro da banca: Siqueira, Andrea Espínola de
Segundo membro da banca: Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa em educação ambiental crítica, destacando a justiça socioambiental, realizada em um colégio estadual do Rio de Janeiro, que se localiza próximo ao bairro de Ampliação, no município de Tanguá-RJ, com alunos do ensino médio. Ações educativas no âmbito do ensino de biologia e meio ambiente podem colaborar para que os estudantes e a população em geral passem a dispor de ferramentas para lutar por igualdade social e ambiental, cobrando de governantes uma postura responsável sobre essas questões. A pesquisa se referencia nos pressupostos da Pesquisa Participante. O trabalho de pesquisa foi pautado na atuação dos alunos na escola e junto à comunidade Ampliação, que sofre com problemas socioambientais referentes ao processo de degradação do rio Caceribu ali situado. O percurso metodológico foi orientado para a ação participativa, num processo educativo, desenvolvendo com os alunos ações transformadoras para o entendimento das questões socioambientais do território escolar. O processo buscou ainda envolver responsáveis e comunidade escolar a fim de reconhecerem o quadro de injustiça socioambiental local e seu direito a reivindicar por melhorias. O produto final do trabalho foi uma sequência didática investigativa (SDI) para o ensino de biologia/meio ambiente, composta por ações remotas e presenciais, em sala de aula, com a seleção de estratégias didáticas que objetivaram promover o protagonismo e formação de uma perspectiva crítica com os alunos. Foi observado o desenvolvimento de conhecimentos associados à percepção crítica dos estudantes em relação a sua realidade socioambiental, ocasionando um estranhamento sobre as condições locais, antes naturalizadas, que se caracterizam por um cenário de injustiça e racismo socioambiental.
Abstract: This work presents a research on critical environmental education, highlighting socio-environmental justice, carried out in a state school in Rio de Janeiro, which is located near the neighborhood of Ampliação, in the municipality of Tanguá-RJ, with high school students. Educational actions in the context of teaching biology and the environment can help students and the general population to have tools to fight for social and environmental equality, demanding a responsible stance on these issues from governments. The research is qualitative and is based on the assumptions of the Participant Research. The research work was based on the performance of students at school and with the Ampliação community, which suffers from socio-environmental problems related to the degradation process of the Caceribu River located there. The methodological course was oriented towards participatory action, in an educational process that developed transformative actions with the students to understand the socio-environmental issues of the school territory. The process also sought to involve school officials and the school community in order to recognize the situation of local socio-environmental injustice and their right to demand improvements. The final product of the work was an investigative didactic sequence (SDI) for the teaching of biology/environment, composed of remote and presential actions, in the classroom, with the selection of didactic strategies that aimed to promote the protagonism and formation of a perspective criticism on students. The development of socio-scientific knowledge associated with students' critical perception of their socio-environmental reality was observed. They developed an estrangement about local conditions, which are characterized by a scenario of socio-environmental injustice and racism, previously naturalized.
Palavras-chave: Critical environmental education
Biology teaching
Environmental racismo
River Caceribu
Educação ambiental crítica
Ensino de biologia
Racismo ambiental
Rio Caceribu
Biologia
Estudo e ensino
Educação ambiental
Caceribu, Rio (RJ)
Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SILVA, Rodrigo Pereira da. Justiça socioambiental e o direito ao rio limpo: uma sequência didática investigativa para ensino médio. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20975
Data de defesa: 25-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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