Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20976
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Investigative didactic sequence for teaching immunology using fake news: an approach to remote teaching
Autor: Silva, Roberta Mota Alves da 
Primeiro orientador: Silva, Tatiana Luna Gomes da
Primeiro membro da banca: Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Segundo membro da banca: Andrade, Viviane Abreu de
Resumo: A imunologia tem sido, ao longo de anos, considerada uma disciplina de dificuldade ímpar, apesar de imprescindível para decisões individuais e coletivas no que tange a saúde da sociedade como um todo. Considerando que a escola é uma importante esfera na formação do indivíduo, cabe a esse espaço e ao processo educacional, a formação de cidadãos conscientes de seu poder de escolha em meio a um “mar de fake news”, envolvendo as diversas esferas sociais em especial à saúde. O presente trabalho, apresenta uma sequência didática como uma alternativa para abordagem dos conteúdos de imunologia no ensino médio, através do uso de fake news. Com o trabalho em questão tornou-se evidente a fragilidade do ensino remoto e a necessidade de ajustes metodológicos. Por fim, a experiência didática resultou em um roteiro para professores, que será disponibilizado com todo o material produzido e necessário para a utilização da sequência. O ensino investigativo, um dos pilares desse trabalho, busca o desenvolvimento do senso crítico e um real aprendizado dos conteúdos em questão. Esperamos promover o conhecimento de conceitos básicos de imunologia e auxiliar no desenvolvimento de cidadãos aptos para o exercício pleno da cidadania.
Abstract: Immunology has been, over the years, considered a discipline of unique difficulty, despite being essential for individual and collective decisions regarding the health of society as a whole. Considering that the school is an important sphere in the formation of the individual, it is up to this space and the educational process, the formation of citizens aware of their power of choice amidst a "sea of fake news", involving the various social spheres in particular the health. The present work presents a didactic sequence as an alternative to approach the contents of immunology in high school, through the use of fake news. With the work in question, the fragility of remote teaching and the need for methodological adjustments was also evidenced. Finally, the didactic experience resulted in a script for teachers, which will be made available with all the material produced and necessary for using the sequence. Investigative teaching, one of the pillars of this work, seeks to develop a critical sense and a real learning of the contents in question. We hope to promote knowledge of basic immunology concepts and assist in the development of citizens able to fully exercise their citizenship.
Palavras-chave: Immunology teaching
High school
Teaching by investigation
Remote teaching
Ensino de imunologia
Ensino médio
Ensino por investigação
Ensino remoto
Biologia
Métodos de ensino
Desinformação
Imunologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SILVA, Roberta Mota Alves da. Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20976
Data de defesa: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Mota Alves da Silva - 2022 - Completo.pdf7,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.