Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20976
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | Investigative didactic sequence for teaching immunology using fake news: an approach to remote teaching |
Autor: | Silva, Roberta Mota Alves da |
Primeiro orientador: | Silva, Tatiana Luna Gomes da |
Primeiro membro da banca: | Meirelles, Rosane Moreira Silva de |
Segundo membro da banca: | Andrade, Viviane Abreu de |
Resumo: | A imunologia tem sido, ao longo de anos, considerada uma disciplina de dificuldade ímpar, apesar de imprescindível para decisões individuais e coletivas no que tange a saúde da sociedade como um todo. Considerando que a escola é uma importante esfera na formação do indivíduo, cabe a esse espaço e ao processo educacional, a formação de cidadãos conscientes de seu poder de escolha em meio a um “mar de fake news”, envolvendo as diversas esferas sociais em especial à saúde. O presente trabalho, apresenta uma sequência didática como uma alternativa para abordagem dos conteúdos de imunologia no ensino médio, através do uso de fake news. Com o trabalho em questão tornou-se evidente a fragilidade do ensino remoto e a necessidade de ajustes metodológicos. Por fim, a experiência didática resultou em um roteiro para professores, que será disponibilizado com todo o material produzido e necessário para a utilização da sequência. O ensino investigativo, um dos pilares desse trabalho, busca o desenvolvimento do senso crítico e um real aprendizado dos conteúdos em questão. Esperamos promover o conhecimento de conceitos básicos de imunologia e auxiliar no desenvolvimento de cidadãos aptos para o exercício pleno da cidadania. |
Abstract: | Immunology has been, over the years, considered a discipline of unique difficulty, despite being essential for individual and collective decisions regarding the health of society as a whole. Considering that the school is an important sphere in the formation of the individual, it is up to this space and the educational process, the formation of citizens aware of their power of choice amidst a "sea of fake news", involving the various social spheres in particular the health. The present work presents a didactic sequence as an alternative to approach the contents of immunology in high school, through the use of fake news. With the work in question, the fragility of remote teaching and the need for methodological adjustments was also evidenced. Finally, the didactic experience resulted in a script for teachers, which will be made available with all the material produced and necessary for using the sequence. Investigative teaching, one of the pillars of this work, seeks to develop a critical sense and a real learning of the contents in question. We hope to promote knowledge of basic immunology concepts and assist in the development of citizens able to fully exercise their citizenship. |
Palavras-chave: | Immunology teaching High school Teaching by investigation Remote teaching Ensino de imunologia Ensino médio Ensino por investigação Ensino remoto Biologia Métodos de ensino Desinformação Imunologia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SILVA, Roberta Mota Alves da. Sequência didática investigativa para o ensino de imunologia utilizando fake news: uma abordagem para o ensino remoto. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20976 |
Data de defesa: | 29-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Roberta Mota Alves da Silva - 2022 - Completo.pdf | 7,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.