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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma sequência didática de construção de árvores filogenéticas no ensino médio empregando modelos tridimensionais
Título(s) alternativo(s): Development of a didactic sequence for the construction of phylogenetic trees in high school using three-dimensional models
Autor: Menezes Júnior, José Afonso de 
Primeiro orientador: Silva, Jaqueline Gusmão da
Primeiro membro da banca: Siqueira, Andréa Espinola de
Segundo membro da banca: Pereira, Álvaro Julio
Resumo: Os conteúdos de filogenética no Ensino Médio não são trabalhados de forma explícita na disciplina de Biologia. Isso de deve a inúmeros fatores, como a própria organização dos conteúdos no livros didáticos, que trazem as diferentes áreas do conhecimento na biologia de forma compartimentada e sem demonstrar relações entre si, como também a dificuldade que os próprios docentes possuem em dominar esses conceitos, como analisar e interpretar uma árvore filogenética corretamente. O uso de modelos tridimendionais, na educação, demonstra ser uma ferramenta valiosa por colaborar para a compreensão dos conteúdos, bem como para deixar o momento da aula mais prazeroso para os discentes. Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma sequência didática para o uso de um modelo tridimensional com enfoque no protagonismo no aluno para que ele possa construir o conhecimento, de forma investigativa, de como se interpreta uma árvore filogenética. A pesquisa ocorreu em uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, no município de Resende com 57 alunos do primeiro ano do ensino médio do ano de 2021. Os alunos responderam um questionário sobre sistemática filogenética após uma aula expositiva e o mesmo questionário após uma aula prática com o modelo didático tridimensional proposto. Foi utilizado uma metodologia para aferir o ganho normalizado de aprendizagem após a aula prática e os resultados obtidos indicaram que o uso do modelo didático tridimensional para construção de uma árvore filogenética favoreceram o processo de ensino-aprendizagem sobre esse conteúdo. Além disso, com a análise qualitativa dos questionários respondidos pelos alunos após a aula prática, pode-se confirmar que o uso dessa sequência didática tornou o ambiente da sala de aula mais agradável e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The contents of phylogenetics in High School are not dealt with explicitly in the discipline of Biology. This is due to numerous factors, such as the very organization of contents in textbooks, which bring the different areas of knowledge in biology in a compartmentalized way and without demonstrating relationships between them, as well as the difficulty that teachers themselves have in mastering these concepts, how to analyze and interpret a phylogenetic tree correctly. The use of three-dimensional models in education proves to be a valuable tool for helping to understand the contents, as well as to make the class moment more pleasant for students. In this research, a didactic sequence was developed for the use of a three-dimensional model with a focus on student protagonism so that he can build knowledge, in an investigative way, of how a phylogenetic tree is interpreted. The research took place in a public school of the state education network of Rio de Janeiro, in the municipality of Resende with 57 students from the first year of high school in the year 2021. The students answered a questionnaire on phylogenetic systematics after a lecture and the same questionnaire after a practical class with the proposed three-dimensional didactic model. A methodology was used to measure the normalized learning gain after the practical class and the results obtained indicated that the use of the three-dimensional didactic model to build a phylogenetic tree favored the teaching-learning process on this content. In addition, with the qualitative analysis of the questionnaires answered by the students after the practical class, it can be confirmed that the use of this didactic sequence made the classroom environment more pleasant and facilitated the teaching-learning process.
Palavras-chave: Biology Teaching
Phylogenetic tree
Three-dimensional didactic model
Inquiry-based Teaching
Ensino de Biologia
Árvore filogenética
Modelo didático tridimensional
Ensino por investigação
Biologia (Segundo grau)
Estudo e ensino
Filogenia
Modelos tridimensionais
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: MENEZES JÚNIOR, José Afonso de. Desenvolvimento de uma sequência didática de construção de árvores filogenéticas no ensino médio empregando modelos tridimensionais. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20977
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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