Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20981
Tipo do documento: Dissertação
Título: “O Jogo das Perebas”: estratégia para o ensino-aprendizagem das patologias virais no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): “O Jogo das Perebas”: a board game for teaching-learning of viral pathologies in high school
Autor: Carneiro, Camila Maria Silva Alves 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Anderson Vilasboa de
Primeiro membro da banca: Soares, Ozias de Jesus
Segundo membro da banca: Morelli, Karina Alessandra
Resumo: O ensino de virologia, devido à natureza microscópica desses seres, pode ser monótono, desestimulante, descritivo e abstrato. Os vírus só podem ser observados ao microscópio eletrônico, o que é impossível no contexto escolar. Dessa forma, são necessárias abordagens didáticas que visem facilitar o ensino aprendizagem desse tema. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática cuja culminância foi a utilização de um jogo didático desenvolvido especificamente para este fim, com o intuito de promover o processo de ensino-aprendizagem das infecções virais. Além do desenvolvimento da sequencia didática, também foram avaliados quatro documentos oficiais e três coleções de livros didáticos buscando avaliar as recomendações sobre o ensino de virologia contidas nesses documentos. A análise dos documentos oficiais nos permitiu perceber que a abordagem das doenças virais no Ensino Médio ainda é pouco explorada, fazendo-nos pensar porque esses assuntos com tamanha importância sejam negligenciados. Já a análise comparativa dos livros didáticos nos permitiu verificar que os conteúdos vem sendo cada vez mais suprimidos, dificultando ainda mais a abordagem desse assuntos pelos docentes em sala de aula. A sequencia didática desenvolvida buscou aliar músicas e um jogo didático, duas classes de atividades lúdicas capazes de aumentar a motivação da aprendizagem, tornando os assuntos de Biologia mais claros e mais próximos do cotidiano do educando. O jogo didático elaborado foi chamado de “Jogo das Perebas”, um jogo de tabuleiro tipo trilha, em cujas cartas estão curiosidades sobre doenças virais e cuja dinâmica ocorre com o percurso tratando de prevenção e de cuidado em relação às patologias virais, nos desafios propostos e na interação entre os participantes. A sequência didática desenvolvida foi aplicada para alunos do Ensino Médio em uma Escola Estadual, na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Após a aplicação, os alunos foram convidados a responder um questionátio que evidenciou uma melhora dos conhecimentos gerais dos educandos sobre as patologias virais. Dessa forma, pudemos avaliar que a sequência didática e o jogo didático desenvolvidos são ferramentas eficientes na promoção do ensino aprendizagem do tema. Com isso, concluímos que a promoção de atividades diferenciadas em sala de aula contribui para que os alunos possam ter maior participação e engajamento durante as aulas, sendo agentes ativos, e não meros observadores, aprendendo de forma divertida, agradável e estimulando relações interpessoais entre eles.
Abstract: The teaching of virology, due to the microscopic nature of these agents, can be monotonous, discouraging, descriptive and abstract. Viruses can only be observed at the electronic microscopy, what is impossible at school. So, it is necessary to develop new didactic tools to help in teaching this topic. In the present work, we developed a didactic sequence and a board game for this purpose. In addition, we analyzed four official documents that regulate high school education and three textbooks to understand how the thematic “virology” is addressed on them. The analysis of official documents allowed us to conclude that the topics is still very poorly explored at school. Additionally, the analysis of textbooks suggests that the topics was even more reduced in new textbooks, what will make it even more difficult to teach this subject in the classroom. The didactic sequence developed sought to combine music and a didactic game, two classes of playful activities capable of increasing the motivation of learning, making biology subjects clearer and closer to the student's daily life. The didactic game elaborated was called "Jogo das Perebas", a board game in whose cards are curiosities about viral diseases, and information about prevention and care about viral pathologies. The didactic sequence was applied to high school students in a State School, in the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. After the application, the students were invited to answer a questionnaire whose answers showed an improvement in the general knowledge of the students about viral pathologies. In this way, we were able to evaluate that the didactic sequence and the didactic game developed here are efficient tools in the promotion of teaching and learning about viral disease. With this, we conclude that the promotion of differentiated activities in the classroom helps students to have greater participation and engagement during classes, being active agents, and not mere observers, learning in a fun, pleasant way and stimulating interpersonal relationships between them.
Palavras-chave: Didactic game
Viral pathologies
Teaching by investigation
Virology
Jogo didático
Patologias virais
Ensino por investigação
Virologia
Biologia
Métodos de ensino
Educação
Biologia (Ensino médio)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: CARNEIRO, Camila Maria Silva Alves. “O Jogo das Perebas”: estratégia para o ensino-aprendizagem das patologias virais no Ensino Médio. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20981
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Camila Maria Silva Alves Carneiro - 2022 - Completo.pdf9,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.