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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21008
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Infâncias em situação-limite na literatura brasileira contemporânea: representações em perspectiva |
Título(s) alternativo(s): | Childhoods in limit situation in contemporary Brazilian literature: representations in perspective |
Autor: | Silva, Vivian Bezerra da |
Primeiro orientador: | Rocha, Fátima Cristina Dias |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davino de |
Segundo membro da banca: | Perim, Regina Silva Michelli |
Terceiro membro da banca: | Damasceno, Beatriz dos Santos |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Fátima Maria de |
Resumo: | Esta pesquisa propõe um estudo acerca da representação da criança em situação-limite na literatura brasileira contemporânea. A investigação é iniciada por meio de um breve passeio pelas imagens construídas da infância ao longo da historiografia literária brasileira, do século XIX até a contemporaneidade, abordando, por meio de uma análise crítica e interpretativa, a representação das crianças que ocupam a posição central das narrativas e também das que figuram nas margens. A partir desse percurso, levanto a hipótese de uma herança de temas fraturantes na infância que percorre toda a nossa literatura, alcançando os escritores contemporâneos. Nos capítulos que se seguem, examino o deslocamento dos protagonistas crianças em situação de migração, refúgio, desterro e desenraizamento nas obras Amal: e a viagem mais importante da sua vida (2019), de Carolina Montenegro; A menina que abraça o vento (2019), de Fernanda Paraguassu; Dois meninos de Kakuma (2018), de Marie Ange Bordas; O cometa é um sol que não deu certo (2017), de Tadeu Sarmento; e O beijo na parede (2013), de Jeferson Tenório, ressaltando o compromisso ético, estético e político dos autores na reelaboração responsável de histórias traumáticas que eles não vivenciaram diretamente. Observo ainda que, apesar das adversidades inerentes às circunstâncias das narrativas, conserva-se uma atmosfera característica do universo infantil em todas as obras analisadas neste trabalho. Assim, busco refletir sobre a presença de uma estética configurada por uma poética da infância, além de investigar também a fabulação de protagonistas crianças em situações difíceis; a construção de uma prática responsável de literatura; a ficcionalização como forma de mobilizar o afeto do leitor; e, por fim, o diálogo entre literatura e realidade social. Neste percurso investigativo, contei com o aporte teórico de diversos autores. Entre eles, cito ANDRUETTO (2017), LAJOLO (2016) e MATA (2015), para pensar sobre a infância e suas poéticas na literatura; ALCOFF (1991), DALCASTAGNÈ (2011; 2012), GINZBURG (2017; 2022), MATA (2011), MORRISON (2019) e NATALI (2020), que me auxiliaram no desenvolvimento de um olhar crítico para discutir a relação entre alteridade, representação e responsabilidade no campo literário; e CANDIDO (1970), DINIZ (2017), FERES (2023) e JOUVE (2002) para refletir sobre a dimensão afetiva da literatura |
Abstract: | This research proposes a study on the representation of children in limit situation in contemporary Brazilian literature. The investigation commences with a brief tour of childhood’s constructed images throughout Brazilian literary historiography, from the 19th century to contemporaneity, approaching, through a critical and interpretative analysis, the representation of children who occupy the central position of narratives, as well as those who appear in the margins. From this path, I have raised the hypothesis of a legacy of fracturing themes in childhood that runs through all of our literature, reaching contemporary writers. In the following chapters, I examine the displacement of child protagonists in migrating situations, refuge, exile and uprooting in the works Amal: e a viagem mais importante da sua vida (2019), by Carolina Montenegro; A menina que abraça o vento (2019), by Fernanda Paraguassu; Dois meninos de Kakuma (2018), by Marie Ange Bordas; O cometa é um sol que não deu certo (2017), by Tadeu Sarmento; and O beijo na parede (2013), by Jeferson Tenório, emphasizing the authors’ ethical, aesthetic and political commitment to the responsible reworking of traumatic stories that they haven’t experienced. I also observe that, despite the adversities inherent to the circumstances of narratives, a characteristic atmosphere of the children’s universe is preserved in all the works analyzed in this study. Thus, I seek to reflect on the presence of an aesthetic configured by the poetics of childhood, in addition to also investigating the fabulation of child protagonists in difficult situations; the construction of a responsible literature practice; the fictionalization as a way of mobilizing the reader’s affection; and, finally, the dialogue between literature and social reality. In this investigative path, I have counted on the theoretical contribution of several authors. Among them, I mention ANDRUETTO (2017), LAJOLO (2016) and MATA (2015), to think of childhood and its poetics in literature; ALCOFF (1991), DALCASTAGNÈ (2011; 2012), GINZBURG (2017; 2022), MATA (2011), MORRISON (2019) and NATALI (2020), who has helped me develop a critical look to discuss the relationship among otherness, representation, and responsibilty in the literary field; and CANDIDO (1970), DINIZ (2017), FERES (2023) and JOUVE (2002) to reflect on the affective dimension of literature |
Palavras-chave: | Representation Limit situation Poetics of childhood Responsible writing Aesthetic of affection Representação Situação-limite Poética da infância Escrita responsável Estética do afeto Literatura brasileira – História e crítica Crianças na literatura Infância na literatura Literatura infantojuvenil brasileira – História e crítica Afeto (Psicologia) Escrita Literatura – Estética |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Vivian Bezerra da. Infâncias em situação-limite na literatura brasileira contemporânea: representações em perspectiva. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21008 |
Data de defesa: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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