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Tipo do documento: Dissertação
Título: Geometria e seu ensino: uma análise das concepções de estudantes de um curso de pedagogia na modalidade a distância
Título(s) alternativo(s): Geometry and its teaching: an analysis of the conceptions of students of a pedagogy course in the distance modality
Autor: Cardoso, Eduardo José Crispe 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Victer, Eline Flores
Segundo membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Resumo: A pesquisa aqui apresentada procura fazer uma análise das concepções de matemática, ensino de matemática e geometria de alunos de um curso de graduação em licenciatura, na modalidade a distância, aplicado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, instituição onde trabalho desde 2011, na disciplina Matemática na Educação 2. Durante o período em que atuo neste curso, na função de professor-tutor a distância, observo as dificuldades apresentadas e, nesse contexto, surge a razão deste trabalho, buscando compreender suas razões. Na pesquisa, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Quais as concepções que estudantes do curso de Pedagogia, na modalidade EaD, possuem sobre Geometria e seu ensino? Para alcançarmos nosso intento, realizamos uma pesquisa qualitativa com 49 estudantes, pertencentes a 9 polos de apoio regionais de um curso de Pedagogia, na modalidade EaD, através de fóruns de discussão disponibilizados na plataforma. Como fundamentação, construímos nosso quadro teórico assentado sobre os temas de Educação a Distância, de Formação de professores para o ensino de Matemática, Ensino de Geometria, Matemática Crítica e Educação Decolonial. A metodologia empregada foi o estudo de casos, com uma abordagem qualitativa e, em alguns momentos, quantitativa. A pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: A primeira através da participação dos alunos nos fóruns da disciplina e a segunda pela análise das informações e contribuições dos graduandos. Os resultados mostraram que as concepções sobre ensino de matemática e geometria dos estudantes que participaram são, de forma geral, de uma disciplina pouco interessante, com professores despreparados para lecionar uma matéria que ainda é vista como difícil, pouco integrada à realidade dos alunos e que ignora a cultura e tradições das comunidades. Fizeram inúmeras sugestões no sentido de melhorar a qualificação docente, com destaque para a necessidade de contextualização dos conteúdos, utilização de materiais concretos, introdução de jogos, desenvolvimento de atividades lúdicas e utilização de elementos da natureza no ensino de geometria.
Abstract: The research presented here seeks to analyze the conceptions of mathematics, teaching mathematics and geometry of students in a distance learning undergraduate course, applied by the Federal University of the State of Rio de Janeiro – UNIRIO, an institution where I have worked since 2011, in the subject Mathematics in Education 2. During the period in which I work on this course, as a distance teacher-tutor, I observe the difficulties presented and, in this context, the reason for this work emerges, seeking to understand their reasons. In the research, we set out to answer the following question: What conceptions do students of the Pedagogy course, in the distance learning modality, have about Geometry and its teaching? To achieve our aim, we carried out qualitative research with 49 students, belonging to 9 regional support centers for a Pedagogy course, in the distance learning modality, through discussion forums available on the platform. As a foundation, we built our theoretical framework based on the themes of Distance Education, Teacher Training for Mathematics Teaching, Geometry Teaching, Critical Mathematics and Decolonial Education. The methodology used was case study, with a qualitative and, at times, quantitative approach. The research was carried out at two different moments: The first through the participation of students in the discipline's forums and the second through the analysis of information and contributions from undergraduates. The results showed that the conceptions about teaching mathematics and geometry of the students who participated are, in general, of an uninteresting subject, with teachers unprepared to teach a subject that is still seen as difficult, poorly integrated into the students' reality and that ignores the culture and traditions of communities. They made numerous suggestions to improve teaching qualifications, with emphasis on the need to contextualize content, use concrete materials, introduce games, develop playful activities and use natural elements in teaching geometry.
Palavras-chave: Distance Education
Decolonial Education
Teacher training
Geometry
Critical Mathematics
Educação a Distância
Educação Decolonial
Formação de professores
Geometria
Matemática Crítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CARDOSO, Eduardo José Crispe. Geometria e seu ensino: uma análise das concepções de estudantes de um curso de pedagogia na modalidade a distância. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21014
Data de defesa: 10-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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