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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21019
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mulheres em Os sertões, de Euclides da Cunha: bruxas anônimas, irrepresentáveis? |
Título(s) alternativo(s): | Mujeres en Os sertões, de Euclides da Cunha: brujas, anónimas, irrepresentables? |
Autor: | Ramos, Cláudia de Socorro Simas |
Primeiro orientador: | Harris, Leila Assumpção |
Primeiro membro da banca: | Pietrani, Anélia Montechiari |
Segundo membro da banca: | Salgueiro, Maria Aparecida Andrade |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Maria do Rosário Alves |
Quarto membro da banca: | Nunez, Carlinda Fragale Pate |
Resumo: | A presente tese visa investigar as representações das mulheres em Os sertões de Euclides da Cunhas em três movimentos. O primeiro busca analisar a maneira como o termo “bruxa” aparece na obra. Para tal, recorremos ao historiador de arte Didi-Huberman (2015), que elabora a hipótese de que “as forças políticas surgidas em outro período histórico continuam agindo de forma inconsciente mesmo após o desaparecimento da conjuntura que a fez emergir”. O segundo movimento trata das sertanejas sem nome, no qual se investigam os mecanismos lexicais-semânticos produzidos pelo narrador para se proteger do trauma causado pelo impacto das forças disruptivas das mulheres na guerra. O terceiro movimento diz respeito ao dilema do irrepresentável, no qual examinaremos o problema da representação nos seus aspectos trágicos da guerra e a constituição de novas formas de sensibilidade que emergem, em última análise, do confronto com a catástrofe histórica da guerra de Canudos |
Abstract: | La presente tesis visa investigar las representaciones de las mujeres en Os sertões de Euclides da Cunha en tres movimientos. El primero busca analizar la manera como aparece el término “bruja” en la obra, para eso, recorremos al historiador del arte Didi-Huberman (2015) que elabora la hipótesis de que “las fuerzas políticas surgidas en otro período histórico continúan actuando de forma inconsciente aun después del desaparecimiento de la conjuntura que las hizo emergir”. El segundo movimiento trata sobre las sertanejas sin nombre; se investigan los mecanismos lexicales-semánticos producidos por el narrador para protegerse del trauma causado por el impacto de las fuerzas disruptivas de las mujeres en la guerra. El tercer movimiento dice respecto al dilema de lo irrepresentable, donde se examina el problema de la representación en los aspectos trágicos de la guerra y la constitución de nuevas formas de sensibilidad que emergen, en último análisis, del confronto con la catástrofe histórica de la guerra de Canudos |
Palavras-chave: | Mujeres Brujas Personajes anónimos Irrepresentables Mulheres Bruxas Personagens anônimas Irrepresentáveis Os sertões Mulheres na literatura Cunha, Euclides da, 1866-1909. Os Sertões Mulheres e guerra Feiticeiras Mimese na literatura |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | RAMOS, Cláudia de Socorro Simas. Mulheres em Os sertões, de Euclides da Cunha: bruxas anônimas, irrepresentáveis? 2023. 143 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21019 |
Data de defesa: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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