Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21029
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tradição e modernidade em Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
Título(s) alternativo(s): Tradition and modernity in Gota d’água by Chico Buarque and Paulo Pontes
Autor: Beline, Bárbara Coutinho Ornellas 
Primeiro orientador: Souza, Roberto Acízelo Quelha de
Primeiro membro da banca: Correia, Éverton Barbosa
Segundo membro da banca: Ji, Renan
Resumo: A produção artística realizada no Brasil na segunda metade do século XX foi fortemente marcada por um teor crítico, fruto do contexto histórico vivido pelo país a partir de 1964, ano em que ocorreu o golpe militar. Entre os que participaram ativamente de todo o movimento cultural do período, estão Chico Buarque de Hollanda, que atua não só na música, como também na literatura e no teatro, e Paulo Pontes, um dos dramaturgos que fundaram o grupo de teatro Opinião. O trabalho desses dois autores apresenta uma forte face política, caracterizando-se pela crítica e pela expressão de um tempo em que a resistência se fazia necessária frente à repressão. Gota d’água: uma tragédia brasileira (1975), fruto de uma parceria entre ambos, recorre ao texto clássico Medeia, de Eurípides, para, por meio do processo de intertextualidade, retratar a sociedade brasileira do século XX. Ambientada no subúrbio carioca, a obra apresenta Joana, uma mulher que sofre as mazelas advindas de relações opressoras. Ao ser deixada por Jasão, autor do samba “Gota d’água”, passa a ser movida pelo impulso da vingança, o que acarreta o assassinato de seus filhos e o seu suicídio. Paralelo a isso, um outro núcleo narrativo envolve Creonte, pai da noiva de Jasão e proprietário dos imóveis onde moram Joana e outros personagens, representando a figura detentora de poder na comunidade. Repleta de simbolismos, a obra de Buarque e Pontes aponta para traços da sociedade que se mantêm presentes e que necessitam ser discutidos. Assim, é partindo do pressuposto de que toda obra literária mantém relações intertextuais com outras obras que o presente trabalho se desenvolve, propondo uma investigação em torno das aproximações e disparidades entre a tradição e a modernidade manifestadas no texto de Buarque e Pontes. Nesse sentido, este estudo busca apresentar uma reflexão teórica acerca de alguns conceitos e ideias fundamentais aos estudos literários, relacionando-os ao texto de Gota d’água. Para tanto, representando os eixos tradição e modernidade, baseamo-nos nos pensamentos de Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Hegel e Friedrich Nietzsche a fim de traçar percursos teóricos e refletir sobre o quanto do passado se faz presente na obra em questão
Abstract: The artistic production in Brazil in the second half of the 20th century was characterized by a strong, critical perspective, resulting from the historical context since 1964, the year of the military coup. Chico Buarque de Hollanda, a significant representative in music, literature, and theater, and Paulo Pontes, one of the playwrights who founded the Opinião theater group, were actively engaged in the entire cultural movement in this period. The work of these two authors has a strong political content, characterized by criticism and the expression of a time when resistance was necessary against repression. Gota d'água: uma tragédia brasileira (1975), a partnership between them, uses the classic text Medea, by Euripides, to illustrate 20th-century Brazilian society through the process of intertextuality. Set in the suburbs of Rio de Janeiro, the play features Joana, a woman who suffers from oppressive relationships. When she is left by Jasão, author of the samba Gota d'água, she is driven by the impulse for revenge, which leads to the murder of her children and her suicide. Parallel to this, another narrative involves Creonte, father of Jasão's fiancée and owner of the properties where Joana and other characters live, representing the figure who holds power in the community. Full of symbolism, Buarque and Pontes’ work points to aspects of society that remain present and need to be discussed. We propose to research the similarities and disparities between tradition and modernity in Buarque and Pontes’ text in this essay, based on the assumption that every literary work maintains intertextual relationships with other works. In this sense, this study seeks to present a theoretical analysis of some fundamental concepts and ideas in literary studies, relating them to the text Gota d'água. We will investigate the thoughts of Plato, Aristotle, Immanuel Kant, Friedrich Hegel, and Friedrich Nietzsche, using tradition and modernity approaches, to trace theoretical paths and reflect on how much the past is present in this literary work
Palavras-chave: Dramaturgy
Tragedy
Intertextuality
Dramaturgia
Tragédia
Intertextualidade
Buarque, Chico, 1944. – Crítica e interpretação
Pontes, Paulo, 1940-1976. - Crítica e interpretação
Buarque, Chico, 1944. - Gota d’água: uma tragédia brasileira
Pontes, Paulo, 1940-1976. - Gota d’água: uma tragédia brasileira
Literatura e sociedade
Política na literatura
Poder (Ciências sociais) na literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BELINE, Bárbara Coutinho Ornellas. Tradição e modernidade em Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21029
Data de defesa: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bárbara Coutinho Ornellas Beline - 2023 - Completa.pdf929,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.