Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21040
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | Considerations concerning the teaching of functions in elementary school and mathematical language |
Autor: | Silva, Tainnah Rabelo Carneiro da ![]() |
Primeiro orientador: | Cunha, Sueli Ferreira da |
Primeiro coorientador: | Silva, Jaime Velasco Câmara da |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Wanderley Moura |
Segundo membro da banca: | Prouveé, Laurent Marcos |
Resumo: | O estudo de Funções é um dos principais conteúdos do 1º ano do Ensino Médio, porém a base das informações para um bom entendimento do assunto se inicia nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, o aluno precisa se familiarizar com as diferentes formas de escrever em linguagem matemática e fundamentar conceitos algébricos iniciais, correlacionando-os com o cotidiano. Contudo, sem um bom entendimento das regras dessa linguagem (que são diferentes da linguagem natural), o aluno apresenta inúmeras dificuldades, tanto em compreender os conceitos apresentados quanto em fazer as devidas correlações. A partir da experiência da autora em uma escola municipal do Rio de Janeiro, com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o presente estudo tem por objetivo sugerir melhorias no ensino dos conteúdos relacionados a Funções, desde o 7º ano, sendo um dos focos, a forma de apresentar adequadamente a linguagem matemática. Para isso, foi feita uma análise dos currículos básicos e materiais do Ensino Fundamental, presentes nessa escola, para elaborar e apresentar possíveis intervenções que visam diminuir as dificuldades observadas em sala de aula, auxiliando o aluno a se apropriar mais da linguagem matemática, por meio do estudo de sua gramática |
Abstract: | The study of Functions is one of the main contents of the 1st year in the High School, but the basis of information for a good understanding of this subject begins in the final series of the Elementary School. During this period, the student needs to familiarize himself with the different ways of writing in mathematical language and substantiate initial algebraic concepts, correlating them with the daily life. However, without a good understanding of the rules of this language (which are different from a natural language), the student has several difficulties, both in understanding the presented concepts and also in making the necessary correlations. Based on the author's experience in a municipal school in Rio de Janeiro, with classes in the final years of the Elementary School, the present study aims to suggest improvements in the teaching of contents related to Functions, as soon as possible, mainly presenting properly the mathematical language. For this, an analysis of the basic curricula and for some materials of the Elementary Education, present in this school, was carried out in order to elaborate and present possible interventions that aim to reduce the difficulties observed in the classroom, helping the student to understand more of the mathematical language, through the study of your grammar |
Palavras-chave: | Teaching Functions Grammar of Mathematical Language Elementary School Funções (Matemática) - Estudo e ensino Matemática - estudo e ensino Ensino de Funções Gramática da Linguagem Matemática Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SILVA, Tainnah Rabelo Carneiro da. Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21040 |
Data de defesa: | 30-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Tainnah Rabelo Carneiro da Silva - 2023 - Completa.pdf.pdf | Dissertação completa | 2,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.