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Tipo do documento: Tese
Título: A construção de uma identidade: a Igreja Batista da Chatuba no neopioneirismo (1958-1969)
Título(s) alternativo(s): La construction d'une identité: l'église baptiste de Chatuba en néo-pionnière (1958-1969)
The construction of an identity: the Baptist Church of Chatuba in neo-pioneering (1958-1969)
Autor: Corrêa, Vitor Hugo Quima 
Primeiro orientador: Munteal Filho, Oswaldo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Segundo membro da banca: Lima, Cláudia Gonçalves de
Terceiro membro da banca: Santos, Carlos Alberto Ivanir dos
Quarto membro da banca: Castro, Fernando Luiz Vale
Resumo: Este trabalho trata sobre a formação da identidade batista brasileira a partir da relação da Igreja Batista da Chatuba com a Convenção Batista Brasileira, isto é, com a disputa de diversos grupos sociais no interior da Convenção e com as diretrizes que de lá partiram para as igrejas locais, entre os finais da década de 1950 e de 1960. Essa igreja teve sua trajetória marcada pela história do bairro onde se localiza, a de seus membros e pelo desenvolvimento do trabalho batista. Organizada em 1958, teve sua consolidação por volta de 1969, por meio de uma reestruturação, isto é, da reorganização de suas atividades e estruturas internas. Localmente, esse período foi período marcado crescimento populacional da metrópole do Rio de Janeiro a partir das migrações internas brasileiras e pelo crescimento industrial. Em nível nacional, houve uma maior integração do país na ordem econômica mundial e, em plena Guerra Fria, houve uma radicalização política que resultou na instauração de uma ditadura civil-militar (1964). Esse evento, que teve repercussão no interior da Convenção Batista Brasileira, juntamente com as disputas teológicas, marcaram a dinâmica sociorreligiosa denominacional do período. Daí a importância em compreender como os batistas entendiam a si mesmos e a própria realidade social. Por isso, pretendemos compreender como, nesse contexto, houve uma reorganização das características culturais que assinalam a fronteira entre aqueles considerados como batistas e os não batistas. Assim como em desnaturalizar uma determinada identidade religiosa. Em termos teórico-metodológicos, esta pesquisa se fundamentou no contato de dois campos, o da História Política e, principalmente, no da Nova História Cultural. Utilizamos o conceito de representação de Roger Chartier e a noção de identidade a partir de Michel Agier, Dennys Cuche e Tomaz Tadeu da Silva. Foi possível identificar que o padrão identitário construído no período estava relacionado com a disputa entre missionários da Foreign Mission Board da Southern Baptist Convention que atuavam no Brasil, o Movimento Diretriz Evangélica, o Movimento de Renovação Espiritual e o Movimento Neopioneiro. Com a vitória deste último, apoiado pelos missionários, foi estabelecido um padrão identitário marcado pelo anticatolicismo, pelo antiecumenismo, pelo anticomunismo e pelo antipentecostalismo. Tal padrão foi difundido entre as igrejas locais, como a Igreja Batista da Chatuba, por meio do investimento realizado na estrutura da Educação Religiosa denominacional, o que ocorreu justamente no momento de reestruturação dos trabalhos desta igreja.
Abstract: Cet ouvrage traite de la formation de l'identité baptiste brésilienne à partir de la relation de l'Église baptiste de Chatuba avec la Convention baptiste brésilienne, c'est-à-dire de la contestation de plusieurs groupes sociaux au sein de la Convention et des lignes directrices qui en sont sorties pour les églises entre la fin des années 1950 et les années 1960. La trajectoire de cette église est marquée par l'histoire du quartier où elle se situe, celle de ses membres et par le développement de l'œuvre baptiste. Organisée en 1958, elle s'est consolidée vers 1969, par une restructuration, c'est-à-dire la réorganisation de ses activités et de ses structures internes. Localement, cette période est marquée par la croissance démographique de la métropole de Rio de Janeiro due aux migrations internes brésiliennes et à la croissance industrielle. Au niveau national, il y a eu une plus grande intégration du pays dans l'ordre économique mondial et, en pleine guerre froide, il y a eu une radicalisation politique qui a abouti à l'instauration d'une dictature civilo-militaire (1964). Cet événement, qui eut des répercussions au sein de la Convention Baptiste brésilienne, ainsi que des querelles théologiques, marqua la dynamique confessionnelle socio-religieuse de l'époque. D'où l'importance de comprendre comment les baptistes se comprenaient eux-mêmes et leur propre réalité sociale. Par conséquent, nous avons l'intention de comprendre comment, dans ce contexte, il y a eu une réorganisation des caractéristiques culturelles qui marquent la fronteire entre ceux considérés comme baptistes et non-baptistes. En plus de dénaturaliser une certaine identité religieuse. Sur le plan théorico-méthodologique, cette recherche s'est appuyée sur le contact de deux champs, celui de l'Histoire Politique et, principalement, celui de la Nouvelle Histoire Culturelle. Nous utilisons le concept de représentation de Roger Chartier et la notion d'identité de Michel Agier, Dennys Cuche et Tomaz Tadeu da Silva. Il a été possible d'identifier que le modèle d'identité construit à l'époque était lié au différend entre les missionnaires du Conseil des missions étrangères de la Convention baptiste du Sud qui travaillaient au Brésil, le Movimento Diretriz Evangélica, le Movimento de Renovação Espiritual et le Movimento Neopioneiro. Avec la victoire de ces derniers, soutenus par les missionnaires, un schéma identitaire marqué par l'anti-catholicisme, l'anti-œcuménisme, l'anticommunisme et l'antipentecôtisme s'est établi. Ce modèle a été diffusé parmi les églises locales, telles que l'église baptiste de Chatuba, à travers l'investissement réalisé dans la structure de l'éducation religieuse confessionnelle, qui s'est produit précisément au moment de la restructuration du travail de cette église.
This work deals with the formation of the Brazilian Baptist identity from the relationship of the Baptist Church of Chatuba with the Brazilian Baptist Convention, that is, with the dispute of several social groups within the Convention and with the guidelines that left there for the churches between the late 1950s and 1960s. This church's trajectory was marked by the history of the neighborhood where it is located, that of its members and by the development of Baptist work. Organized in 1958, it was consolidated around 1969, through restructuring, that is, the reorganization of its activities and internal structures. Locally, this period was marked by population growth in the metropolis of Rio de Janeiro from internal Brazilian migrations and industrial growth. At the national level, there was greater integration of the country into the world economic order and, in the middle of the Cold War, there was a political radicalization that resulted in the establishment of a civil-military dictatorship (1964). This event, which had repercussions within the Brazilian Baptist Convention, together with theological disputes, marked the denominational socio-religious dynamics of the period. Hence the importance of understanding how the Baptists understood themselves and their own social reality. Therefore, we intend to understand how, in this context, there was a reorganization of the cultural characteristics that mark the border between those considered Baptists and non-Baptists. As well as denaturalizing a certain religious identity. In theoretical-methodological terms, this research was based on the contact of two fields, that of Political History and, mainly, that of New Cultural History. We use Roger Chartier's concept of representation and the notion of identity from Michel Agier, Dennys Cuche and Tomaz Tadeu da Silva. It was possible to identify that the identity pattern built in the period was related to the dispute between missionaries from the Foreign Mission Board of the Southern Baptist Convention who worked in Brazil, the Movimento Diretriz Evangélica, the Movimento de Renovação Espiritual and the Movimento Neopioneiro. With the victory of the latter, supported by the missionaries, an identity pattern marked by anti- Catholicism, anti-ecumenism, anti-communism and anti-Pentecostalism was established. This pattern was disseminated among local churches, such as the Baptist Church of Chatuba, through the investment made in the structure of the denominational Religious Education, which occurred precisely at the time of restructuring the work of this church.
Palavras-chave: Identity
Protestantism
Baptist Church
Representations
Religious education
Historical ecclesiology
Identité
Protestantisme
Église baptiste
Représentations
Éducation religieuse
Ecclésiologie historique
Identidade
Protestantismo
Igreja Batista
Representações
Educação religiosa
Eclesiologia histórica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CORRÊA, Vitor Hugo Quima. A construção de uma identidade: a Igreja Batista da Chatuba no neopioneirismo (1958-1969). 2023. 467 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21049
Data de defesa: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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