Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21052
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Título(s) alternativo(s): Reflections about curriculum, professional education and history teaching: the Henrique Lage Technical State School case study
Autor: Cruz , Fernando Manoel Peres 
Primeiro orientador: Cabral , Maria Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: Galúcio , Andrea Lemos Xavier
Segundo membro da banca: Rangel , Sonia de Oliveira Câmara
Terceiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Resumo: A presente pesquisa analisa a importância da disciplina História no currículo do Ensino Médio, em um curso de formação técnica, no Estado do Rio de Janeiro. Focaliza as discussões em torno das políticas educacionais curriculares voltadas à realização da educação profissional e seus impactos na vida dos estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, a partir do levantamento e diálogo com os referenciais teórico-metodológicos do campo da História e da Educação, mobilizados em pesquisas no ensino de História. A investigação foi realizada na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada no Município de Niterói/RJ, com base no currículo prescrito e na legislação educacional pertinente ao Ensino Médio brasileiro e educação profissional. Apresenta-se, como produto final, uma reflexão sobre o currículo da disciplina de História para o Curso Técnico de Construção Naval, que tenha como eixo articulador o Trabalho
Abstract: The research analyzes the importance of the discipline History in the resumé for Technical course of high school in the State of Rio de Janeiro. It focuses on discussions around curriculum’s education policies accomplishing profissional education and those impacts on the lives of students in this stage of basic education, starting by exchange with theoretical-methodological in the fields of History and Education, working on researchs of Historie’s learning. The study was carried out at the State’s Technical School Henrique Lage, located in Niterói/RJ, based on the prescribed curriculum and the educational legislation relevant to Brazilian and professional High School. As a final product, it is introducing a proposal for a curriculum of the Historie’s discipline for the Technical Course of Naval Construction, which has a focal point this presentation.
Palavras-chave: History teaching
Integrated School Curriculum
Professional education
Ensino de História
Currículo
Formação profissional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: CRUZ, Fernando Manoel Peres. Reflexões sobre currículo, educação profissional e história escolar: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21052
Data de defesa: 23-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernando Manoel Peres Cruz - 2023 - Completa.pdfDocumento principal1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.