Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21052
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Reflexões sobre currículo, educação profissional e ensino de história: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage |
Título(s) alternativo(s): | Reflections about curriculum, professional education and history teaching: the Henrique Lage Technical State School case study |
Autor: | Cruz , Fernando Manoel Peres |
Primeiro orientador: | Cabral , Maria Aparecida da Silva |
Primeiro membro da banca: | Galúcio , Andrea Lemos Xavier |
Segundo membro da banca: | Rangel , Sonia de Oliveira Câmara |
Terceiro membro da banca: | Azevedo, Patricia Bastos de |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a importância da disciplina História no currículo do Ensino Médio, em um curso de formação técnica, no Estado do Rio de Janeiro. Focaliza as discussões em torno das políticas educacionais curriculares voltadas à realização da educação profissional e seus impactos na vida dos estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, a partir do levantamento e diálogo com os referenciais teórico-metodológicos do campo da História e da Educação, mobilizados em pesquisas no ensino de História. A investigação foi realizada na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada no Município de Niterói/RJ, com base no currículo prescrito e na legislação educacional pertinente ao Ensino Médio brasileiro e educação profissional. Apresenta-se, como produto final, uma reflexão sobre o currículo da disciplina de História para o Curso Técnico de Construção Naval, que tenha como eixo articulador o Trabalho |
Abstract: | The research analyzes the importance of the discipline History in the resumé for Technical course of high school in the State of Rio de Janeiro. It focuses on discussions around curriculum’s education policies accomplishing profissional education and those impacts on the lives of students in this stage of basic education, starting by exchange with theoretical-methodological in the fields of History and Education, working on researchs of Historie’s learning. The study was carried out at the State’s Technical School Henrique Lage, located in Niterói/RJ, based on the prescribed curriculum and the educational legislation relevant to Brazilian and professional High School. As a final product, it is introducing a proposal for a curriculum of the Historie’s discipline for the Technical Course of Naval Construction, which has a focal point this presentation. |
Palavras-chave: | History teaching Integrated School Curriculum Professional education Ensino de História Currículo Formação profissional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | CRUZ, Fernando Manoel Peres. Reflexões sobre currículo, educação profissional e história escolar: o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21052 |
Data de defesa: | 23-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fernando Manoel Peres Cruz - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 1,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.