Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21084
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenho na oficina: uma reflexão sobre o processo pedagógico na formação de desenhistas
Título(s) alternativo(s): Drawing in a workshop: a analysis about the pedagogical process in designers' formation
Autor: Silva, Leonardo Oliveira da 
Primeiro orientador: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Primeiro coorientador: Lima, Ricardo Oliveira da Cunha
Primeiro membro da banca: Martins, Bianca Maria Rêgo
Segundo membro da banca: Saddy, Bruna Spinola
Terceiro membro da banca: Necyk, Barbara Jane
Quarto membro da banca: Salz, Ana Paula Zarur de Andrade Silva e
Resumo: A dissertação investiga as relações entre educação, design e formação pessoal em uma oficina de desenho no município do Rio de Janeiro. A investigação ocorreu mediante a observação de campo e entrevista com dez estudantes da oficina, abrangendo aspectos como o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica, as características pedagógicas da oficina e as diferenças entre o ensino formal e não-formal. O processo de análise das entrevistas propõe a correlação entre as dimensões do indivíduo, tempo pedagógico e linguagem gráfica que se relacionam entre si nas coordenadas dos interesses individuais, motivação, aprendizagem individualizada, tempo de aprendizagem, comunicação visual e percepção visual. A partir dos resultados, verificou-se a preponderância da linguagem gráfica verbal na formação escolar dos estudantes e como a oficina de desenho contribui para o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica. Identificou-se que a oficina favorece um ambiente de aprendizado flexível e individualizado, que valoriza os interesses individuais e respeito ao tempo de cada estudante. Observou-se que estas características são favorecidas pelo caráter não-formal de ensino, uma vez que os processos de aprendizagem não são conformados pelo currículo, pelos prazos e pela impessoalidade que marca o ensino formal. A partir das características observadas, discute-se a importância da autonomia e afetividade como elementos intrínsecos e não externos ao processo educacional. Ao fim, são tecidas considerações sobre o papel da linguagem gráfica pictórica para o desenvolvimento do pensamento projetual, como também para a formação de professores.
Abstract: The dissertation investigates the relationship between education, design, and personal formation in a drawing workshop in the city of Rio de Janeiro. The investigation took place through field observation and interviews with ten students from the workshop, covering aspects such as the development of pictorial graphic language, the pedagogical characteristics of the workshop, and the differences between formal and non-formal education. The process of analysis of the interviews proposes the correlation between the dimensions of the individual, pedagogical time, and graphic language that relate to each other in the coordinates of individual interests, motivation, individualized learning, learning time, visual communication, and visual perception. From the results, it was verified the preponderance of verbal graphic language in students' school education and how the drawing workshop contributes to the development of pictorial graphic language. It was identified that the workshop favors a flexible and individualized learning environment, which values individual interests and respect for each student's time. It was observed that these characteristics are favored by the non-formal nature of teaching, as the learning processes are not shaped by the curriculum, the deadlines, and the impersonality that marks formal teaching. Based on the observed characteristics, the importance of autonomy and affectivity is discussed as intrinsic - not external - elements to the educational process. Finally, considerations are made regarding the role of pictorial graphic language for the development of design thinking, as well as for teachers’ formation.
Palavras-chave: Pictorial language
Non-formal education
Learning time
Autonomy
Affectivity
Linguagem pictórica
Educação não-formal
Tempo de aprendizagem
Autonomia
Afetividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SILVA, Leonardo Oliveira da. O desenho na oficina: uma reflexão sobre o processo pedagógico na formação de desenhistas. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21084
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Leonardo Oliveira da Silva - 2022 – Completa.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.