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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21088
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas de escrita no contexto pós-pandemia: a produção de contos sociais em turmas de nono ano |
Título(s) alternativo(s): | Writing practices in the post-pandemic context: the production of social stories in ninth grade classes |
Autor: | Faria, Viviane da Silva |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de |
Segundo membro da banca: | Moreira, Simone Maria Bacellar |
Resumo: | A presente dissertação trata de uma investigação e proposta de práticas de ensino de produção textual em língua portuguesa, ao logo do mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, pautadas pela proposta teórico-metodológica da Escola de Genebra desenvolvida por Schneuwly e Dolz para o ensino de gêneros textuais, especificamente o conto social. Considerando-se que as propostas de ensino precisam estar situadas nos contextos em que se desenvolvem, tomou-se como referência de contextualização uma escola municipal situada no Município de Rio Bonito (RJ) e, mais especificamente, as turmas de nono ano do Ensino Fundamental nesse estabelecimento de ensino. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de atividades ensino que proponha caminhos para uma melhora na escrita textual dos alunos, a partir da análise dos textos produzidos. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação situada no contexto do retorno presencial após a suspensão das aulas em decorrência da pandemia de COVID19, em que o texto produzido pelos alunos foi o elemento norteador das ações desenvolvidas no processo investigativo. Tendo em vista a concepção de sequência didática de gêneros e as características do conto, elaborou-se uma proposta de ensino de produção escrita do gênero conto social voltada para alunos do citado ano de escolaridade. Ao longo do processo, algumas dificuldades como desinteresse dos discentes, elevado número de faltas nas aulas, além do calendário letivo municipal, foram fatores importantes para reformulação da proposta de ensino inicialmente idealizada. Os resultados encontrados após a pesquisa mostram o desenvolvimento da produção escrita dos alunos no que concerne não só a estrutura e organização dos textos narrativos, como também a evolução na execução das normas ortográficas e análise linguística. |
Abstract: | This dissertation deals with an investigation and proposal for teaching practices in textual production in Portuguese, as part of the Professional master’s degree in Portuguese Language – PROFLETRAS, guided by the theoretical-methodological proposal of the Geneva School developed by Schneuwly and Dolz for teaching genres textual, specifically the social tale. Considering that teaching proposals need to be situated in the contexts in which they are developed, a municipal school located in the Municipality of Rio Bonito (RJ) and, more specifically, the ninth-year classes of Elementary School were taken as a contextualization reference. in this educational establishment. The objective of this work is to present a teaching proposal that proposes ways to improve students' textual writing, based on the analysis of the texts produced. Action research was developed in the context of the return in person after the suspension of classes because of the COVID19 pandemic, in which the text produced by students was the guiding element of the actions developed in the investigative process. Considering the conception of a didactic sequence of genres and the characteristics of the short story, a proposal for teaching written production of the social short story genre was developed aimed at students in the school year. Throughout the process, some difficulties such as students' lack of interest, a high number of absences from classes, in addition to the municipal academic calendar, were important factors in reformulating the teaching proposal initially designed. The results found after the research show the development of students' written production regarding not only the structure and organization of narrative texts, but also the evolution in the execution of spelling norms and linguistic analysis. |
Palavras-chave: | Teaching text production Textual genres Social tale Pandemic Ensino de produção textual Gêneros textuais Conto social Pós-pandemia |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | FARIA, Viviane da Silva. Práticas de escrita no contexto pós-pandemia: a produção de contos sociais em turmas de nono ano. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21088 |
Data de defesa: | 25-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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Dissertação - Viviane da Silva Faria - 2023 - Completa.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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