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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre a formação do contador diante das tecnologias digitais nas universidades públicas do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): A study on the training of accountants in the face of digital technologies at public universities in the municipality of Rio de Janeiro
Autor: Dias, Felipe Melo 
Primeiro orientador: Silva, Branca Regina Cantisano dos Santos e
Primeiro coorientador: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Primeiro membro da banca: Costa, Herika Crhistina Maciel de Oliveira
Segundo membro da banca: Moura, Pedro Nuno de Souza
Terceiro membro da banca: Soares, Jorge de Abreu
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é investigar as disciplinas que contemplam as tecnologias digitais, relacionadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs dos cursos de graduação de Ciências Contábeis das universidades públicas do município do RJ e as respectivas utilizações por contadores, egressos desses cursos, que trabalham em grandes empresas do ramo de serviços no Lucro Real do município do RJ. O estudo se justifica quanto a buscar identificar fatores impactantes para a carreira do contador em tecnologias digitais como: Melhorar processos contábeis, agregar valor, verificar as competências necessárias e dar mais qualidade para a informação contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com doze profissionais de áreas correlatas às ciências contábeis que foram egressos das universidades públicas do município do Rio de Janeiro: UFRJ e UERJ. A metodologia utilizada foi qualitativa, utilizados o exame documental quanto aos PPCs dos cursos e a entrevista em profundidade como instrumento de coleta de dados. Os profissionais responderam os questionamentos de entrevista semiestruturada, com suas falas registradas, gravadas e por fim, transcritas em software, para então serem vasculhadas as informações via análise de conteúdo como técnica. Os resultados demonstram que as tecnologias digitais permeiam o trabalho contábil trazendo benefícios como otimização do tempo, qualidade no trabalho e confiabilidade nas informações e que há uma longa jornada na aprimoração da formação do contador quanto às tecnologias. Na opinião dos entrevistados, as universidades em que eles cursaram o curso de Ciências Contábeis, deveriam abordar mais sobre tecnologias digitais nos cursos, trazendo ferramentas como: Microsoft Excel, Microsoft Power BI e Enterprise Ressource Plannings - ERPs, com mais disciplinas, palestras ou abordando mais sobre tecnologia na prática nas poucas matérias já existentes nesse quesito no curso, deixando de lado abordagens teóricas ou históricas, mesmo sendo identificado conteúdo sobre tecnologias digitais nos documentos dos PPCs das universidades públicas estudadas. Egressos entrevistados responderam sobre o que empresas buscam em termos de tecnologia para o profissional e o porquê dessa busca em termos de benefício para a organização. Por fim, conclui-se que a reformulação de tecnologias digitais dos cursos de Ciências Contábeis quanto a sua disposição se faz necessária nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades públicas do município do RJ – UERJ e UFRJ em termos de: PPCs; disciplinas; conteúdo; prática tecnológica; perfil e competências do aluno; atualização constante já que as tecnologias também mudam; e atenção às demandas do mercado de trabalho.
Abstract: The aim of this research is to investigate the subjects that include digital technologies, listed in the Pedagogical Projects of Courses - PPCs of undergraduate Accounting courses at public universities in the municipality of Rio de Janeiro and the respective uses by accountants, graduates of these courses, who work in large Real Profit service companies in the municipality of Rio de Janeiro. The study is justified in terms of seeking to identify factors that have an impact on accountants' careers in digital technologies, such as: improving accounting processes, adding value, verifying the necessary skills and improving the quality of accounting information. To this end, a qualitative descriptive study was carried out with twelve professionals from areas related to the accounting sciences who had graduated from public universities in the municipality of Rio de Janeiro: UFRJ and UERJ. The methodology used was qualitative, with a documentary examination of the courses' PPCs and an in-depth interview as the data collection tool. The professionals answered the questions in a semi-structured interview, with their speeches recorded, taped and finally transcribed in software, so that the information could then be analyzed using content analysis as a technique. The results show that digital technologies permeate accounting work, bringing benefits such as time optimization, quality of work and reliability of information, and that there is a long way to go to improve accountant training in terms of technologies. In the opinion of the interviewees, the universities where they studied Accounting should address digital technologies more in their courses, bringing in tools such as Microsoft Excel, Microsoft Power BI and Enterprise Resource Planning (ERPs), with more subjects, lectures or addressing technology in practice in the few subjects that already exist in this area in the course, leaving aside theoretical or historical approaches, even though content on digital technologies was identified in the PPC documents of the public universities studied. Graduates interviewed answered what companies are looking for in terms of technology for professionals and why they are looking for it in terms of benefits for the organization. Finally, it can be concluded that the reformulation of digital technologies in Accounting courses in terms of their provision is necessary in the undergraduate Accounting courses at the public universities in the municipality of RJ - UERJ and UFRJ in terms of: PPCs; subjects; content; technological practice; student profile and competencies; constant updating since technologies also change; and attention to the demands of the job market.
Palavras-chave: Digital technologies
Innovation
Accounting sciences
Labor market
Tecnologias Digitais
Inovação
Ciências contábeis
Mercado de trabalho
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: DIAS, Felipe Melo. Um estudo sobre a formação do contador diante das tecnologias digitais nas universidades públicas do município do Rio de Janeiro. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21090
Data de defesa: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis



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