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Tipo do documento: Tese
Título: Cartografias dos saberes em disputa, trabalho docente e BNCC em materiais didáticos de grandes redes de ensino
Título(s) alternativo(s): Cartografías de los saberes en disputa, trabajo docente y BNCC en materiales didácticos de grandes redes de enseñanza
Autor: Nascimento, Evânia Maria Ferreira do 
Primeiro orientador: Arantes, Poliana Coeli Costa
Primeiro membro da banca: Cardoso, Janaína da Silva
Segundo membro da banca: Campos, Rodrigo da Silva
Terceiro membro da banca: Ferreira, Camilla dos Santos
Quarto membro da banca: Antunes, Viviane Conceição
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o projeto de educação veiculado por materiais didáticos de grandes redes de ensino e os interesses subjacentes à sua produção e disseminação, apoiado em uma concepção teórico-metodológica cartográfica de pesquisa (BARROS; KASTRUP, 2009; DELEUZE; GUATTARI, 2000). Para tanto, analisou-se uma apostila de espanhol produzida pela Plataforma Eleva de Ensino e utilizada pelas chamadas escolas-parceiras, com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola localizada na Baixada Fluminense. Os pressupostos da Análise do discurso, notadamente os conceitos de prática discursiva (DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; MAINGUENEAU, 2015) e semântica global (MAINGUENEAU, 2008), embasaram as discussões empreendidas. A partir de algumas categorias que, para Maingueneau (2008), concorrem para a construção de sentidos, foram analisadas as materialidades linguísticas que constituem a apostila, por meio das quais se constroem imagens de enunciador e de coenunciador, relevantes para identificar que projeto de educação linguística se pratica. O córpus de investigação reflete a visão institucional sobre línguas e seu ensino, revelando uma filiação à perspectiva gramático-normativa engajada no ensino dessa gramática como tendo um fim em si mesma. Além disso, a apostila descortina expectativas sobre o trabalho do professor numa dimensão normativa, que pode contribuir para a delimitação de sua criatividade na atuação dialógica e interativa em sala de aula. Percebe-se que subjaz à produção e disseminação desse tipo de material a lógica neoliberal, que objetiva o empresariamento do espaço público (OLIVEIRA, 2018) a fim de destituir o Estado de sua responsabilidade de oferecer serviços sociais gratuitos como direitos garantidos por lei (CARIELLO, 2020; FONTES, 2010; FREITAS, 2018), principalmente, à população com menos renda. A seleção de determinados conhecimentos em detrimento de outros, pelo enunciador Plataforma Eleva, também foi alvo de observação e foi analisada sob a ótica epistemicida (DE SOUSA SANTOS, 2018), uma vez que tal silenciamento ocorre de forma sistemática e intencional, invisibilizando não apenas saberes mas os sujeitos por quem e sobre quem são produzidos. As análises revelaram uma perspectiva homogeneizante e massificada de seleção de conteúdos, sistematizada e legitimada pela BNCC, que investe na prescrição do trabalho do professor e no apagamento de sua subjetividade
Abstract: Esta tesis tuvo como objetivo investigar el proyecto de educación vehiculado por materiales didácticos de grandes redes de enseñanza y los intereses subyacentes a su producción y diseminación, apoyado en una concepción teórico-metodológica cartográfica de investigación (BARROS; KASTRUP, 2009; DELEUZE; GUATTARI, 2000). Para tanto, se analizó un cuadernillo de español producido por la Plataforma Eleva de Ensino y utilizada por las llamadas escuelas parceras, con alumnos del tercer año de la enseñanza media en una escuela ubicada en Baixada Fluminense. Los presupuestos del Análisis del discurso, especialmente los conceptos de práctica discursiva (DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; MAINGUENEAU, 2015) y semántica global (MAINGUENEAU, 2008), fundamentaron las discusiones hechas. Desde algunas categorías que, para Maingueneau (2008), concurren para la construcción de sentidos, se analizaron las materialidades lingüísticas que constituyen la apostila, por medio de las cuales se construyen imágenes de enunciador y de coenunciador, relevantes para identificar qué proyecto de educación lingüística se practica. El córpus de investigación refleja la visión institucional sobre lenguas y su enseñanza, revelando una filiación a la perspectiva gramático-normativa comprometida con la enseñanza de dicha gramática como si tuviera un fin en sí misma. Además, la apostila pone en relieve expectativas sobre el trabajo del profesor en una dimensión normativa, que puede contribuir para delimitar su creatividad en la actuación dialógica e interactiva en el aula. Se percibe que está subyacente a la producción y diseminación de este tipo de material la lógica neoliberal, que objetiva el empresariamento del espacio público (OLIVEIRA, 2018) a fin de destituir el Estado de su responsabilidad de ofrecer servicios sociales gratuitos como derechos garantidos por la ley (CARIELLO, 2020; FONTES, 2010; FREITAS, 2018), principalmente, a la población con menos renta. La selección de determinados conocimientos en detrimento de otros, por el enunciador Plataforma Eleva, también fue observada y se analizó bajo la óptica epistemicida (DE SOUSA SANTOS, 2018), una vez que tal silenciamiento ocurre de forma sistemática e intencional, haciendo invisibles no solo saberes como también los sujetos por quien y sobre quien son producidos. Los análisis revelaron una perspectiva homogeneizadora y masificada de selección de contenidos, sistematizada y legitimada por la BNCC, que invierte en la prescripción del trabajo del profesor y en el apagamiento de su subjetividad
Palavras-chave: Material didático
Sistemas apostilados
Cartografia
BNCC
Análise do discurso
Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular
Educação
Professores
Material didáctico
Análisis del discurso
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: NASCIMENTO, Evânia Maria Ferreira do Nascimento. Cartografias dos saberes em disputa, trabalho docente e BNCC em materiais didáticos de grandes redes de ensino. 2023. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21499
Data de defesa: 15-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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