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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres profissionais de educação física: dupla jornada, carreira e maternidade
Título(s) alternativo(s): Women physical education professionals: double shift, career and motherhood
Autor: Abreu, Joana Delfino de 
Primeiro orientador: Mattos, Rafael da Silva
Primeiro membro da banca: Retondar, Jeferson José Moebus
Segundo membro da banca: Assis, Marília Del Ponte de
Resumo: O campo de atuação profissional da área da educação física é diversificado devido ao processo de especialização e profissionalização das atividades que envolvem as diferentes práticas corporais. As mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e se tornando responsáveis pela renda familiar, enfrentando adversidades com o acúmulo de funções laborais, maternais e conjugais. Dados da Organização Internacional do Trabalho indicam que a participação de mulheres no mercado de trabalho chega a pouco mais de dois terços da participação masculina e as taxas de desemprego são maiores para elas. Dentro dessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi identificar alguns fatores piscossocioculturais que afetam a carreira da profissional de educação física associada à dupla jornada e a maternidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas. A amostra do estudo foi composta por 42 mulheres profissionais de educação física. Foram selecionadas inicialmente por conveniência e, por conseguinte, pelo critério snowball. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob o parecer de número: 5.524.349 em julho de 2022. A hipótese inicial do estudo foi a de que as profissionais de educação física investem inicialmente no campo do fitness, por vasta oferta de trabalho e horários flexíveis, mais favoráveis aos cuidados maternais e conjugais. Este também poderia ser considerado um campo que possibilita maiores chances de desenvolvimento da carreira de maneira autônoma, como atendimentos como personal trainner e, até mesmo, prestação de serviços através de plataformas digitais. Porém, apresentam também maior vulnerabilidade e precarização, sem segurança financeira ou estabilidade. Os resultados indicaram que as mulheres possuem a estratégia de redução de carga-horária para manter-se no mercado de trabalho, após a maternidade. O campo do fitness aparece como preferência das profissionais de educação física para a atuação laboral no início de carreira, pois as academias oferecem maiores oportunidades de trabalho e flexibilização da jornada de trabalho. Isso contribui para que as mulheres possam ter diferentes vínculos de trabalho e aumentem a própria renda. À medida que se ampliam as tarefas domésticas e maternais, tendem a migrar para outras atividades profissionais diferentes do fitness, embora esse resultado possa estar diretamente relacionado à renda familiar, sobretudo do marido, e ao envelhecimento da própria profissional de Educação Física. Apesar das adversidades que enfrentam, o papel social de mãe e o desejo da maternidade traz um sentimento de autorrealização, sendo, na maior parte mais relevante do que uma suposta carreira profissional de sucesso
Abstract: The professional field of activity in the area of physical education is diverse due to the process of specialization and professionalization of activities that involve different bodily practices. Women are increasingly entering the job market and becoming responsible for the family income, facing adversities with the accumulation of work, maternal and marital roles. Data from the International Labor Organization indicate that women's participation in the labor market is just over two-thirds of men's participation and unemployment rates are higher for them. Within this perspective, the general objective of this study was to identify some psycho-sociocultural factors that affect the career of physical education professionals associated with double shifts and motherhood. Qualitative research was carried out with semi-structured interviews. The study sample consisted of 42 female physical education professionals. They were initially selected for convenience and, therefore, using the snowball criterion. The research was approved by the Ethics Committee of the Hospital Universitário Pedro Ernesto, of the State University of Rio de Janeiro, under opinion number: 5,524,349 in July 2022. The initial hypothesis of the study was that education professionals physicists initially invest in the field of fitness, due to the wide range of work and flexible hours, more favorable to maternal and marital care. This could also be considered a field that allows greater chances of autonomous career development, such as personal assistance. Trainer and even providing services through digital platforms. However, they also present greater vulnerability and precariousness, without financial security or stability. The results indicated that women have a strategy of reducing working hours to remain in the job market after motherhood. The field of fitness appears as a preference for physical education professionals to work at the beginning of their careers, as gyms offer greater work opportunities and flexible working hours. This helps women to have different employment relationships and increase their income. As domestic and maternal tasks increase, they tend to migrate to other professional activities other than fitness, although this result may be directly related to family income, especially the husband's, and the aging of the Physical Education professional herself. Despite the adversities they face, the social role of mother and the desire for motherhood brings a feeling of self-fulfillment, being, for the most part, more relevant than a supposed successful professional career
Palavras-chave: Mulher
Profissional de educação física
Dupla jornada
Carreira
Mercado de trabalho - Mulheres
Professores de educação física
Mulheres nas profissões
Maternidade
Woman
Physical education professional
Double shift
Career
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: ABREU, Joana Delfino de. Mulheres profissionais de educação física: dupla jornada, carreira e maternidade. 2023. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21500
Data de defesa: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte



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