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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento de vigas protendidas confeccionadas com vergalhão BFRP e concreto com troca parcial por areia do mar
Título(s) alternativo(s): Behavior of prestressed beams made with BFRP rebar and concrete with partial exchange for sea sand
Autor: Vieira, Leonar Pires Ribeiro 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Elizabeth da Nóbrega
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Monique Cordeiro
Segundo membro da banca: Goliath, Kíssila Botelho
Terceiro membro da banca: Carneiro, Luiz Antônio Vieira
Resumo: Os materiais naturais encontrados na natureza, como areia e água de rio são mundialmente utilizados nas construções. Encontrar um substituto para estes materiais tem sido o desafio de toda a comunidade da construção, de modo que se possa tornar a construção civil mais sustentável. Ultimamente a utilização de concretos confeccionados com areia e água do mar vem gradualmente se tornando uma opção, principalmente devido ao fato de que as propriedades mecânicas destes concretos, já se mostraram semelhante às dos concretos comuns. O uso sustentável do sea-sand concrete (SSC) serve também para reduzir o uso das areias de rios, principalmente para projetos nas áreas costeiras, o que pode resultar no uso de materiais locais, economia de custo de transporte, acelerando a eficiência da obra. Entretanto, a corrosão das armaduras de aço, nessas estruturas, provocadas pelos íons cloretos é ainda uma manifestação patológica preocupante. Nos últimos anos, a utilização de diferentes formas de armaduras de fibra reforçada com polímero (FRP) com o SSC tem sido bastante investigado, para a confecção de estruturas marinhas de grande durabilidade. Entre estes estudos destacam-se os que utilizam as barras de (FRP) protendidas internamente no concreto. O que se pretende neste estudo é verificar a capacidade resistente a flexão de vigas de concreto com areia lavada e com substituição de 30% da areia lavada por areia do mar, da praia de Copacabana, protendidas com barras de fibra de basalto (BFRP). Em relação as barras de BFRP, os resultados do ensaio de tração mostraram uma resistência 20% inferior quando comparadas com as informações obtidas pelos fornecedores. Os resultados dos ensaios realizados nos corpos de prova mostram que ambos os concretos apresentaram resistência a compressão semelhantes aos 28 dias. Quanto a comparação da carga de ruptura seguindo as recomendações da ACI 440, com os resultados experimentais, notou-se que as formulações da ACI subestimaram os resultados para a viga 1 (experimentalmente encontrou-se um resultado 13,2% superior) e superestimaram a viga 2 (o resultado obtido experimentalmente foi 9,2% superior). Ao comparar os resultados obtidos pelas formulações da NBR 6118, os resultados foram superestimados nas duas vigas. Experimentalmente o resultado obtido para a viga 1 foi 3,6% inferior e para a viga 2, 25,1% inferior.
Abstract: Natural materials found in nature, such as sand and river water, are used worldwide in construction. Finding a replacement for these materials has been a challenge for the entire construction community, so that civil construction can become more sustainable. Lately, the use of concrete made with sand and sea water has gradually become an option, mainly due to the fact that the mechanical properties of these concretes have already been shown to be similar to those of common concrete. The sustainable use of sea-sand concrete (SSC) also serves to reduce the use of river sand, mainly for projects in coastal areas, which can result in the use of local materials, savings in transport costs, accelerating the efficiency of the work . However, the corrosion of steel reinforcement in these structures, caused by chloride ions, is still a worrying pathological manifestation. In recent years, the use of different forms of fiber reinforced polymer (FRP) reinforcement with SSC has been extensively investigated for the manufacture of highly durable marine structures. Among these studies, those that use (FRP) bars internally prestressed in concrete stand out. The aim of this study is to verify the flexural resistance capacity of concrete beams with washed sand and replacing 30% of the washed sand with sea sand, from Copacabana beach, prestressed with basalt fiber bars (BFRP). In relation to BFRP bars, the results of the tensile test showed a 20% lower resistance when compared to the information obtained from suppliers. The results of the tests carried out on the specimens show that both concretes presented similar compressive strength at 28 days. Regarding the comparison of the breaking load following the recommendations of ACI 440, with the experimental results, it was noted that the ACI formulations underestimated the results for beam 1 (experimentally a 13.2% higher result was found) and overestimated the beam 2 (the experimental result was 9.2% higher). When comparing the results obtained by the NBR 6118 formulations, the results were overestimated in both beams. Experimentally, the result obtained for beam 1 was 3.6% lower and for beam 2, 25.1% lower.
Palavras-chave: Engenharia civil
Vigas de concreto protendido
Areia
Análise estrutural (Engenharia)
Civil engineering
Prestressed concrete beams
Sand
Structural analysis (Engineering)
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: VIEIRA, Leonar Pires Ribeiro. Comportamento de vigas protendidas confeccionadas com vergalhão BFRP e concreto com troca parcial por areia do mar. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21503
Data de defesa: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil



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