Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21517
Tipo do documento: Dissertação
Título: Colônias Orfanológicas da Estrela: a educação de crianças negras e desvalidas no Recôncavo da Guanabara (1876-1881)
Título(s) alternativo(s): Orphan Colonies of Estrela: The Education of Black and Deprived Children in the Guanabara Reconciliation (1876-1881)
Autor: Santos, Beatriz Souza dos 
Primeiro orientador: Borges, Angélica
Primeiro membro da banca: Rangel, Sônia de Oliveira Camara
Segundo membro da banca: Barros, Surya Aaronovich Pombo de
Resumo: De modo a analisar os caminhos possíveis para a educação e a instrução de crianças órfãs, negras e desvalidas em uma instituição, a presente pesquisa objetivou compreender o processo de criação e funcionamento das Colônias Orfanológicas da Estrela, localizadas no extinto município de Estrela, na Província do Rio de Janeiro, na região geográfica que compõem a atual Baixada Fluminense. A presente análise inicia-se em 1876, com a criação da primeira Colônia Orfanológica pelo Juiz de Órfãos Gonçalo Paes de Azevedo Faro. Pela ausência de registros que revelassem o término das atividades na instituição, elegemos como recorte final para este estudo o ano de 1881. A pesquisa encontra-se baseada na análise documental, incluindo relatórios dos presidentes da província do Rio de Janeiro, relatórios do Ministério da Agricultura, legislação educacional e no regimento das Colônias Orfanológicas Agrícolas e Industriais da Estrela. Com ênfase no uso do “regional como unidade e como posição de análise”, de Faria Filho (2009), e na história local da Baixada Fluminense, buscou-se a compreensão da criação, do funcionamento e da oferta da educação para o trabalho de crianças órfãs, negras e desvalidas nas Colônias Orfanológicas Agrícolas ou Industriais de Estrela. Diante da intenção de transformar meninos em “jovens úteis a si e à pátria”, a partir da aplicação do conceito do “fio do nome” de Ginzburg e Poni (1991), este estudo concentrou-se também nos sujeitos envolvidos na manutenção do projeto criado pelo Juiz de Órfãos Gonçalo Paes de Azevedo Faro. Durante as investigações, foram identificadas quatro colônias orfanológicas instaladas nas fazendas e olarias do município, assim como 18 sujeitos atuantes no Conselho Fiscal responsável pela instalação, funcionamento e ingresso de crianças na instituição. Apesar da ausência do livro de matrículas e desconhecimento dos destinos tomados pelos meninos ao saírem das colônias, a localização do regimento da instituição revelou o cotidiano em uma das instituições. O encontro de uma denúncia também contribuiu para a verificação da utilização da mão de obra infantil e a construção do trabalhador nacional após a promulgação da lei de 28 de setembro de 1871.
Abstract: In order to analyze possible paths for the education and instruction of orphaned, black, and underprivileged children in an institution, the present research aimed to understand the process of creation and operation of the Orphanological Colonies of Estrela, located in the former municipality of Estrela, in the Province of Rio de Janeiro, in the geographic region that constitutes the current Baixada Fluminense. This analysis begins in 1876, with the creation of the first Orphanological Colony by the Judge of Orphans, Gonçalo Paes de Azevedo Faro. Due to the absence of records revealing the termination of activities in the institution, we selected the year 1881 as the final cutoff for this study. The research is based on documentary analysis, including reports from the presidents of the province of Rio de Janeiro, reports from the Ministry of Agriculture, educational legislation, and the regulations of the Agricultural and Industrial Orphanological Colonies of Estrela. With an emphasis on the use of "the regional as a unit and as a position of analysis," by Faria Filho (2009), and on the local history of Baixada Fluminense, the aim was to understand the creation, operation, and provision of education for labor for orphaned, black, and underprivileged children in the Agricultural or Industrial Orphanological Colonies of Estrela. Given the intention to transform boys into "useful young men to themselves and to the nation," through the application of the concept of "thread of the name" by Ginzburg and Poni (1991), this study also focused on the individuals involved in maintaining the project created by Judge of Orphans Gonçalo Paes de Azevedo Faro. During the investigations, four orphanological colonies were identified on the farms and potteries of the municipality, as well as 18 individuals active in the Fiscal Council responsible for the establishment, operation, and admission of children to the institution. Despite the absence of the enrollment book and the lack of knowledge about the destinies of the boys after leaving the colonies, the location of the institution's regulations revealed the daily life in one of the institutions. The discovery of a complaint also contributed to verifying the use of child labor and the construction of the national worker after the promulgation of the law on September 28, 1871.
Palavras-chave: Educação
Colônias Orfanológicas
Baixada Fluminense
Império
Education
Orphanological Colonies
Baixada Fluminense
Empire
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Beatriz Souza dos. Colônias Orfanológicas da Estrela: a educação de crianças negras e desvalidas no Recôncavo da Guanabara (1876-1881). 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21517
Data de defesa: 5-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.