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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The process of implementing the New Secondary Education in Rio de Janeiro's state public school system
Autor: Silva, Phelipe Martins da 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Segundo membro da banca: Bernado, Elisangela da Silva
Resumo: Esta pesquisa analisou as ações políticas conduzidas no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) em relação à adequação do ensino médio à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à reforma do ensino médio, no processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Especificamente, visou a (a) analisar os marcos legais e documentos que referenciam o NEM na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro e (b) investigar os sentidos da implementação do NEM causada pelo Currículo Referencial do ensino médio. Na condução da investigação, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no portal SciELO, a partir de palavras-chave específicas, com o intuito de mapear as discussões e as pesquisas sobre a temática de interesse. Na etapa seguinte, foram coletados documentos públicos nos sites da SEEDUC-RJ e do Ministério da Educação (MEC) com foco na reforma do ensino médio, na BNCC e na nova proposta curricular para o ensino médio. A análise dos textos e dos documentos de domínio público fundamentou-se na abordagem analítica de Stephen J. Ball e colaboradores, que possibilitam considerar as articulações realizadas no âmbito das políticas neoliberais que atuam promovendo mudanças na educação, visando à produção de novas subjetividades e práticas escolares. A pesquisa traz como conclusões o nocivo processo de esvaziamento curricular, causado pelo empobrecimento de disciplinas da formação geral básica para dar espaço a disciplinas eletivas e itinerários formativos que privilegiam aspectos socioemocionais, personificados pelo estímulo ao desenvolvimento de atitudes e valores, justificados por pressões de organismos internacionais inseridos na disputa política por significação no cenário educacional. Os processos de interpretação e tradução de políticas podem desencadear atos de insubordinação e resistência nas escolas, uma vez que estes processos são sempre dinâmicos e nem sempre podem ser fixados para atender aos objetivos pensados pelos governos. Todavia, é observado nas considerações finais que já existem forças políticas no cenário nacional agindo para neutralizar alguns dos elementos mais nocivos da reforma vigente. Premente cada vez mais a participação de professores e estudantes – atores políticos, tradutores e receptores – respectivamente, para atribuir novos sentidos ao embate travado no campo educacional, para que novos sentidos possam ser deslocados na luta por equidade, por uma educação socialmente mais justa e menos desigual.
Abstract: This research analysed the political actions carried out by the Rio de Janeiro State Department of Education (SEEDUC-RJ) in relation to adapting secondary education to the Common National Curriculum Base (BNCC) and the reform of secondary education, in the process of implementing the New Secondary Education (NEM). Specifically, it aimed to (a) analyse the legal frameworks and documents that refer to the NEM in the Rio de Janeiro state public school system and (b) investigate the meanings of the implementation of the NEM caused by the secondary education Reference Curriculum. To carry out the research, a bibliographic review was initially carried out in the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the SciELO portal, using specific keywords, in order to map discussions and research on the subject of interest. In the next stage, public documents were collected from the SEEDUC-RJ and Ministry of Education (MEC) websites, focusing on the reform of secondary education, the BNCC and the new curriculum proposal for secondary education. The analysis of texts and documents in the public domain was based on the analytical approach of Stephen J. Ball and collaborators, which makes it possible to consider the articulations made within the scope of neoliberal policies that act to promote changes in education, aiming to produce new subjectivities and school practices. The research concludes with the harmful process of curriculum emptying, caused by the impoverishment of basic general education subjects to make room for elective subjects and training itineraries that favour socio-emotional aspects, personified by stimulating the development of attitudes and values, justified by pressure from international organisations involved in the political dispute for significance on the educational scene. The processes of interpreting and translating policies can trigger acts of insubordination and resistance in schools, since these processes are always dynamic and cannot always be fixed to meet the objectives set by governments. However, the final considerations show that there are already political forces on the national scene acting to neutralise some of the most damaging elements of the current reform. The participation of teachers and students – political actors, translators and receptors respectively – is increasingly urgent, in order to give new meanings to the clash in the educational field, so that new meanings can be shifted in the struggle for equity, for a socially fairer and less unequal education.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Ensino médio
Estado
Novo ensino médio
Rio de Janeiro
Common National Curriculum Base
Secondary education
State
New secondary education
Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Phelipe Martins da. O processo de implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21525
Data de defesa: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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