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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Não vou parar”: (r)existências contra a LGBTI+fobia na formação docente em um Instituto Federal (IF)
Título(s) alternativo(s): “I won’t stop”: (r)existences against LGBTI+phobia in teacher training at an Instituto Federal (IF)
Autor: Nascimento, Yago Marinho Aquino do 
Primeiro orientador: Marafon, Giovanna
Primeiro membro da banca: Vicente, Laila Maria Domith
Segundo membro da banca: Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego
Resumo: Esta dissertação objetiva discutir a formação docente em gênero e sexualidade, com enfoque no combate à LGBTI+fobia, através das experiências da professora responsável e discentes em um curso de formação docente de uma instituição federal de ensino. O Brasil ainda é um país extremamente desigual e preconceituoso com pessoas LGBTI+ e, por isso, é de grande valia um trabalho que se debruce a discutir essa opressão na formação inicial de professoras/professores. Utilizando da problematização como instrumento de análise, pretendo: compreender como se dão as (r)existências contra a LGBTI+fobia na formação docente e dentro do próprio curso superior da instituição e analisar como as opressões de gênero e sexualidade agem na produção de subjetividades. A pesquisa pretende compreender o que pode uma disciplina de gênero e sexualidade em um curso de formação de professoras/professores com relação à produção de (r)existências contra a LGBTI+fobia e como se produzem estratégias para enfrentar preconceitos e violências que rompam com a perpetuação da cisheteronormatividade branca. Como ferramenta metodológica, o presente trabalho utilizou cartas como instrumentos tanto para resgatar memórias quanto dialogar com as/os sujeitos da pesquisa, lançando-se ao desafio de propor uma nova forma de comunicar (n)a pesquisa, que pense a escrita como método ao longo da construção da presente dissertação.
Abstract: This dissertation aims to discuss teacher training in gender and sexuality, with a focus on combating LGBTI+phobia, through the experiences of the responsible teacher and students in a teacher training course at a federal educational institution. Brazil is still an extremely unequal and prejudiced country towards LGBTI+ people and, therefore, work that focuses on discussing this oppression in the initial training of teachers is of great value. Using problematization as an instrument of analysis, I intend to: understand how (r)existences against LGBTI+phobia occur in teacher training and within the institution's higher education course itself and analyze how gender and sexuality oppressions act in the production of subjectivities. The research aims to understand what a gender and sexuality discipline in a teacher training course can do in relation to the production of (r)existences against LGBTI+phobia and how strategies are produced to face prejudices and violence that break with the perpetuation of white cisheteronormativity. As a methodological tool, the present work used letters as instruments both to recover memories and to dialogue with the research subjects, taking on the challenge of proposing a new way of communicating (in)research, which considers writing as a method to throughout the construction of this dissertation.
Palavras-chave: LGBTI+fobia
Gênero e Sexualidade
Formação docente
Cartas
LGBTI+phobia
Gender and Sexuality
Teacher training
Letters
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: NASCIMENTO, Yago Marinho Aquino do. “Não vou parar”: (r)existências contra a LGBTI+fobia na formação docente em um Instituto Federal (IF). 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21527
Data de defesa: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana



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